


Agentes de degradação ambiental
Por que as pessoas desmatam a floresta? Para qualquer pessoa que tenha vivido na borda da mata, a resposta é tão simples quanto óbvia: desmatar é essencial para a subsistência…

Coletivo de jovens Munduruku vai a Brasília e entrevista sua liderança Maria Leusa: “Nossa luta é grande”
Em entrevista ao Coletivo Audiovisual Wakoborũn, Maria Leusa fala dos desafios de ser uma liderança indígena feminina, da violência que seu povo tem sofrido por parte de garimpeiros e do sonho de ver o território Munduruku finalmente demarcado.

CAPÍTULO 1 | A situação atual da Amazônia
A Amazônia, lar da maior floresta tropical do planeta, é um bem natural insubstituível, com enorme biodiversidade e um componente extremamente importante nos ciclos globais de carbono e água. A…

LIVRO | Uma tempestade perfeita na Amazônia
A Mongabay lança virtualmente o livro Uma tempestade perfeita na Amazônia, de Timothy J. Killeen, acadêmico e especialista que, desde a década de 1980, estuda a taxonomia das florestas tropicais…

“Vou continuar lutando”, diz Alessandra Munduruku, ativista indígena e vencedora do Prêmio Goldman
Quando Alessandra Korap Munduruku percebeu que garimpeiros ilegais em busca de ouro estavam contaminando o território de sua comunidade, coberto de floresta tropical, desencadeou-se uma intensa campanha contra a mineração…

Sydney Possuelo: quatro décadas na linha de frente da proteção dos povos isolados
Em entrevista à Mongabay, um dos maiores indigenistas do país conta como ajudou a mudar a política nacional em relação os povos isolados do Brasil, com os quais agora se evita a todo o custo o contato.

Comitê de crise investiga atentado a cacique Tembé em região da ‘guerra do dendê’
Esta reportagem recebeu suporte do Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center, do qual Karla Mendes é bolsista. Um comitê de crise vai investigar a tentativa de assassinato contra o…

Terras Indígenas na Amazônia podem absorver a fumaça dos incêndios e prevenir doenças
Novo estudo estima que as florestas em Terras Indígenas na Amazônia podem prevenir cerca de 15 milhões de casos de infecções respiratórias e cardiovasculares por ano, absorvendo milhares de toneladas de poluentes emitidos por incêndios florestais.

Por que os Guarani da cidade de São Paulo trouxeram as abelhas nativas de volta à sua aldeia
Os Guarani da Terra Indígena Jaraguá, na zona noroeste do município de São Paulo, recuperaram nove espécies de abelhas nativas, antes extintas na região; hoje são 300 colmeias. As abelhas nativas são sagradas para os Guarani, que utilizam a cera para espantar maus espíritos e o mel e o própolis para curar diversas doenças.

Aumenta a violência em conflitos de terra com empresa de óleo de palma na Amazônia
Uma nova onda de conflitos de terra entre a maior exportadora de óleo de palma do país e comunidades tradicionais foi deflagrada nos últimos dias na Amazônia, gerando preocupação sobre…

Pescadores e cientistas falam dos impactos de Belo Monte sobre os peixes do Rio Xingu
Sete anos após o início das operações da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, pescadores confirmam o que cientistas vêm constatando em estudos: os peixes desapareceram do Rio Xingu. O maior impacto foi na dispersão de frutos por parte de peixes frugívoros: com a vazão do rio reduzida, os frutos agora caem em áreas secas, fazendo com os que os peixes busquem alimento em outros territórios e comprometendo toda a cadeia alimentar acima deles.

Beatriz Matos, viúva de Bruno Pereira, agora na defesa dos povos isolados: “Estou sozinha, mas estou com ele”
Em entrevista à Mongabay, a antropóloga Beatriz Matos, viúva do indigenista Bruno Pereira, conta de suas atribuições no cargo que assumiu em 14 de fevereiro deste ano à frente do Departamento de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato do Ministério dos Povos Indígenas.

Certificação de exportadora de óleo de palma suspensa após investigação da Mongabay
Uma investigação da Mongabay sobre grilagem de terras na Amazônia desencadeou a suspensão do certificado de sustentabilidade da segunda maior exportadora de óleo de palma do país, como mostra correspondência…

Antropólogas indígenas: de ‘objetos de estudo’ a protagonistas
ST ANDREWS, Escócia — Francineia Fontes Baniwa ri com entusiasmo ao contar uma conversa que teve com sua companheira de viagem, Nelly Marubo, no trem para a Escócia: “Nelly olhou…

No Pará, criminosos destroem um dos trechos mais bem preservados da Amazônia
Apesar de ser uma área protegida, a Terra do Meio sofre pressões cada vez maiores, com dados mostrando que o desmatamento dobrou em 2022, chegando a 4.300 hectares. Apesar de ser uma área protegida, a Terra do Meio sofre pressões cada vez maiores, com dados mostrando que o desmatamento dobrou em 2022, chegando a 4.300 hectares.

Homologar Terras Indígenas ajuda a proteger a Mata Atlântica, conclui estudo
Estudo analisou 129 territórios indígenas na Mata Atlântica entre 1995 e 2016 e concluiu que, onde houve formalização da posse, a cobertura florestal aumentou em um média de 0,77% ao ano.

“Mexendo em casa de abelha”: repórteres falam dos perigos e desafios de cobrir a Amazônia
Conversamos com jornalistas que há anos conhecem e relatam a Amazônia, e também vivenciam – com o corpo todo – a violência da região.

Daiara Tukano, artista visual: “A arte indígena não é uma moda”
Em entrevista à Mongabay, a artista, educadora e ativista Daiara Tukano fala dos caminhos que a arte atravessa para impulsionar o pensamento crítico da população e ajudar na luta pelos direitos indígenas.

Ferrogrão: indígenas exigem consulta antes que nova ferrovia da soja saia do papel
A Ferrogrão (EF-170) foi projetada para reduzir custos de transporte de cargas entre o Mato Grosso e o Pará, onde a soja representa um dos principais produtos de exportação. Mas a ferrovia esbarra em resistências de povos indígenas que serão afetados por riscos socioambientais. Seu traçado corre paralelamente à BR-163, obra que já causou impactos não compensados para populações tradicionais.