De acordo com especialistas, ultrapassamos o limite de conversão de florestas em terras cultivadas no planeta; isso pode desestabilizar outros sistemas operacionais da Terra, como integridade da biosfera e o uso da água doce.
Há três décadas, Carlos Nobre projetou um cenário nada animador para a Amazônia. Hoje, mesmo vendo o início do processo de savanização da floresta, o climatologista acredita que ainda é possível reverter o cenário.
BRASÍLIA — Desde 8 de janeiro, o mundo inteiro tem assistido as cenas dos ataques violentos liderados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro aos edifícios do Congresso Nacional, Palácio do…
A mineração ilegal e as fortunas prometidas pelos garimpeiros estão seduzindo e conquistando os jovens indígenas da aldeia. É cada vez maior o número de membros da próxima geração que se afasta de suas funções na proteção das florestas ancestrais e recorre ao garimpo. Isso se deve principalmente à falta de outras oportunidades econômicas e à desintegração da sociedade tradicional.
ALTO ACARÁ, Pará — “Esse direito ao acesso das pessoas que moravam aqui e querem ver o cemitério, isso está na Constituição... O cemitério é um local sagrado", a socióloga…
Há seis meses, mais de uma centena de indígenas de cinco diferentes etnias adentravam o Rio Itaquaí, próximo à cidade de Atalaia do Norte, no Vale do Javari, no estado…
Investidores de um fundo de US$ 1,7 bilhões anunciado na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de 2021, a COP26, dizem já ter desembolsado cerca de 19% do dinheiro — US$ 321 milhões — para reforçar os direitos à terra das comunidades indígenas e locais, de acordo com relatório divulgado em novembro.
Projeto Harpia completa 25 anos monitorando mais de 60 ninhos na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica; um de seus programas tem como objetivo trabalhar a conservação de forma integrada, devolvendo para a natureza toda ave em condições de não ficar em cativeiro permanente.
ALTO ACARÁ, Pará — Com as mãos trêmulas, Raimundo Serrão acende velas para sua avó no Dia de Finados no cruzeiro do Cemitério do Livramento, pois não conseguiu encontrar o…
Uma das principais vozes da juventude indígena, Samela Sateré Mawé conta à Mongabay sobre a importância das redes sociais como ferramentas para o ativismo praticado pelos povos originários.
Cerimônia fúnebre do Quarup, realizada para os mortos ilustres no Território Indígena do Xingu, teve que ser adaptada para evitar queimadas e garantir alimentos para todos os visitantes. Devido à crise climática, as florestas estão mais secas e mais inflamáveis: nos últimos 20 anos, 189 mil hectares de floresta preservada no Xingu foram perdidos para o fogo.
Dom Roque Paloschi, presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e arcebispo de Porto Velho (RO), vem sofrendo ataques em represália a suas denúncias de violações de direitos de povos indígenas
Os últimos cervos-do-pantanal no Rio Grande do Sul vivem isolados em duas reservas ambientais na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os animais mudaram hábitos tentando driblar as ameaças e podem até ter reduzido de tamanho pelo isolamento histórico.
Conservacionistas dizem que investir no ecoturismo baseado em primatas, usando como referência o modelo já estabelecido de observação de aves e aproveitando a infraestrutura agroindustrial existente, poderia oferecer uma solução de conservação eficaz.
O desmatamento das florestas tropicais é um custo que nosso planeta paga todos os dias pelos alimentos que comemos. Do óleo de palma em nosso sorvete, passando pelo bife em…
Mulher, preta e amazônida, a ex-ministra do Meio Ambiente e recém-eleita deputada federal Marina Silva é hoje uma das mais complexas e fascinantes figuras da política brasileira. Filha de seringueiros…
Um programa de monitoramento comunitário de longa duração na região do Médio Amazonas identificou o número de felídeos selvagens mortos, motivações para a caça e muitos outros detalhes.
Nova pesquisa brasileira mostra que os insetos terrestres estão diminuindo tanto em abundância quanto em diversidade; populações de insetos aquáticos permanecem estáveis.
Moradores do Arquipélago do Bailique, na foz do Amazonas, instituíram um Protocolo Comunitário para promover a autogestão por meio do fortalecimento da identidade sociocultural. O caminho escolhido foi investir na cadeia produtiva de açaí.
Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que objetiva a destinação de florestas públicas na Amazônia Legal, precisa coletar um milhão e meio de assinaturas para entrada no Congresso Nacional.