Em 2020, o governo estadual de São Paulo empreendeu uma reforma administrativa que levou à extinção e à fusão de diversas instituições de pesquisa científica ambiental. Um dos órgãos extintos foi o Instituto Florestal, que, ao longo de mais de um século de atuação, criou dezenas de Unidades de Conservação no estado; hoje elas somam quase 1 milhão de hectares.
Jochen Flasbarth, Secretário de Estado do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, conversou com a Mongabay sobre novas cooperações com o governo brasileiro.
Há duas espécies principais de café cultivadas: arábica (Coffea arabica) e robusta (Coffea canephora), cada uma com uma infinidade de variedades adaptadas a uma ampla gama de condições ecológicas. O…
Iracambi é uma ONG que atua na Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, em uma área no coração da Mata Atlântica, bioma em grande parte destruído pelo desmatamento.
UAUÁ, Bahia — Nos sertões do norte da Bahia, botar cerca na mata era coisa que nem se podia conceber. Pela tradição que rege as comunidades de fundo de pasto,…
Para todos aqueles que estão preocupados com as mudanças climáticas e decidiram que os créditos de carbono florestal são ruins, tenho uma pergunta para vocês. Vocês já olharam de perto…
O café e o cacau têm muito em comum. Ambos são descendentes de árvores de sub-bosque adaptadas às condições de baixa luminosidade no solo da floresta. Cada um tem diversas…
Os picos nos preços das commodities na primeira década do século XXI coincidiram com um boom global nos biocombustíveis. O interesse nos biocombustíveis foi motivado, supostamente, por uma preocupação com…
Colômbia A Colômbia é o maior produtor de óleo de palma da América Latina, com quase 450.000 hectares de plantações de palma em 2020, com outras 100.000 plantações imaturas que…
O óleo de palma é diferente da maioria das commodities agrícolas porque o produto bruto colhido, os cachos de frutas frescas, deve ser processado em 48 horas ou estragará. Esse…
Áreas do território Apurinã no Baixo Seruini, no sul do Amazonas, foram vendidas pela empresa Nemus em projeto de NFT que promete preservar a floresta e gerar créditos de carbono. População das comunidades indígenas não foi consultada adequadamente sobre os planos da empresa e pede ação do poder público.
A palma de azeite é altamente adequada para o cultivo nas condições ecológicas e climáticas dos trópicos, e seu cultivo na América do Sul tem se expandido de forma constante…
O cultivo de soja e milho trouxe benefícios adicionais para a economia agrícola de Mato Grosso porque aumentou o fornecimento e a acessibilidade de rações para os criadores de gado.…
Pesquisadores monitoraram três ouriços-pretos que haviam sido resgatados de uma área que seria suprimida para a construção de um terminal portuário no Espírito Santo e translocados para uma Área de Preservação Permanente; o método, chamado de translocação, revelou-se uma ferramenta de conservação viável para proteger esses animais.
Levantamento global de 8 mil espécies de anfíbios feito pela IUCN revelou que 40% delas estão com algum risco de extinção: 2.873 espécies no total. Desmatamento e fungos letais já eram apontados como causas do declínio, mas agora biólogos ressaltam o papel da crise climática: altas temperaturas e baixa umidade afetam a respiração dos anfíbios, que é feita em parte pela pele.
Como a soja é uma planta anual, seu preço pode variar muito em períodos relativamente curtos. Os agricultores podem optar por expandir o cultivo da soja quando os preços estão…
A cadeia de suprimento de soja/milho depende da existência de instalações logísticas de propriedade privada que são essenciais para receber, secar e armazenar a soja e os grãos para ração…
Reportagem revela como a Carbonext teria descumprido convenções internacionais e ignorado a Funai para conseguir assinaturas em contratos para geração de créditos de carbono em territórios indígenas da Amazônia. A empresa tentou dobrar sua área de floresta para compensar a emissão de grandes poluidores mundiais com seis projetos em Terras Indígenas.
Estudo identificou a morte de líquens pela exposição ao glifosato em uma Área de Preservação Permanente em Caiapônia, Goiás. Organismos formados pela interação entre fungos e algas, os líquens atuam como bioindicadores da qualidade do ar.
A agricultura sustentável, a pesca livre de mercúrio e a economia circular estão entre as estratégias que os povos indígenas amazônicos vêm desenvolvendo para sobreviver em um dos estados mais hostis com os povos originários.