A situação atual da Amazônia
- Killeen T.J., 2007. A Perfect Storm in Amazon Wilderness, Conservation and Development in the Context of the Initiative for the Integration of the Regional Infrastructure of South America (IIRSA). Washington, D.C.: Conservation International.
- Lovejoy, Thomas E. y Carlos Nobre. 2018. ‘Amazon tipping point’. Science Advances. eaat2340.
Agentes de degradação ambiental
- Lava Jato (lavado de autos) se refiere a una serie de acciones judiciales que involucran grandes construcciones civiles que se originaron en Brasil pero eventualmente se extendieron para incriminar a líderes políticos en distintos países andinos.
A geografia da degradação ambiental
- Coca Codo Sinclair é uma instalação de 1.500 MW construída nos contrafortes da Amazônia equatoriana, com assistência técnica e financeira do governo chinês.
- Um grupo crioulo de povos tradicionais derivados de escravos fugitivos que se casaram com indígenas no Suriname e na Guiana Francesa; pessoas com uma história cultural semelhante são conhecidas no Brasil como quilombolas.
A economia política da Pan-Amazônia
- Turn-key refere-se a contratos que incluem estudos de viabilidade, revisão ambiental e social, concepção de engenharia, construção, financiamento e, ocasionalmente, operações através de contratos a longo prazo.
- Os rios amazônicos são estratificados em três grandes categorias conhecidas como água branca (altas cargas de sedimentos com pH neutro); água negra (baixas cargas de sedimentos, alta concentração de taninos e pH ácido); e água clara (baixas cargas de sedimentos, baixas a moderadas concentrações de taninos e pH neutro).
- O Código Florestal do Brasil obriga os proprietários de terras a conservar corredores ribeirinhos, que fornecem serviços ecossistêmicos essenciais dentro de zonas de servidão florestal chamadas de Áreas Permanentes de Proteção.
- Uma exceção a isto foi o governo da Venezuela, que tem adotado uma forma extrema de socialismo combinado com um regime autoritário.
Entendendo a economia convencional
- Este valor foi compilado a partir de relatórios publicados por agências nacionais de estatística que estratificam informações por jurisdição e subsetor subnacional; a Guiana e o Suriname informam apenas dados nacionais; a Venezuela não informa dados do PIB estratificados por região e está excluída. A métrica do PIB aqui relatada baseia-se no “valor atual” e é comparada entre as jurisdições usando taxas de câmbio médias anuais em 2017.
- A Amazon.com relatou US$ 233 bilhões em vendas totais em 2018 com uma taxa de crescimento anual de ~30%; em contraste, o PIB da Pan-Amazônia aumentou em cerca de 2% entre 2017 e 2018.
- Santa Cruz, La Paz e Cochabamba juntas compreendem cerca de 55% da população.
Quando faltam dados, os economistas estimam as métricas usando modelos com base em (i) diferenças nas despesas e receitas ou (ii) demanda de moeda, ou (iii) rastreando o consumo de uma mercadoria correlacionada com a atividade econômica, como eletricidade; fonte: Banco da Reserva Federal de St. Louis. - Ironicamente, os gastos para remediar um derramamento de petróleo serão registrados como uma contribuição positiva ao PIB.
- Os investidores usam o termo “valor intrínseco” para descrever o valor potencial de um ativo com base em uma avaliação objetiva, que considera o retorno potencial a longo prazo; ele é usado em justaposição ao termo valor de mercado, que reflete os ganhos gerados pelo ativo. Filósofos e economistas ambientais usam o termo valor intrínseco para descrever um ponto de vista que resiste a esforços para atribuir um valor monetário à natureza, argumentando que ela tem valor em e por si mesma. Ambos os usos são válidos para a Amazônia.
- Na Bolívia, as transações são na verdade formalizadas com dois conjuntos de documentos paralelos: um com o valor real, que é mantido privado, e outro com um valor “cadastral”, que é comunicado às autoridades. Apesar de uma fraude óbvia, os tribunais aceitarão a versão de valor real no litígio.
- No Equador, o valor agregado do PIB foi de 50% da produção bruta de petróleo, enquanto no Pará, o valor agregado do PIB foi de 40% da receita bruta. Como os custos de produção são fixos, essas porcentagens variam de acordo com o preço destas commodities globais. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Direção Nacional de Síntese Macroeconômica, Banco Central do Equador.
A história natural da floresta tropical amazônica
- Os governos também investiram em pesquisas nas ciências aplicadas que contribuíram para o desenvolvimento econômico da região e, intencionalmente ou não, aceleraram o desmatamento e a degradação ambiental. Entre as consequências mais devastadoras desta pesquisa e desenvolvimento estava a avaliação e introdução de gramíneas cultivadas de origem africana combinadas com o melhoramento genético de raças bovinas do Sul da Ásia. O Serviço Brasileiro de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) transformou a agricultura tropical ao desenvolver variedades de soja adaptadas aos trópicos úmidos. As pesquisas realizadas por patologistas e entomologistas vegetais na Colômbia e no Equador superaram as limitações inerentes aos sistemas de produção das plantações para apoiar a expansão da palma (Colômbia) e do cacau (Equador)
Ecologia florestal e dinâmica do carbono
- Ecologistas afiliados ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em colaboração com o Instituto Smithsonian, iniciaram o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (BDFFP- The Biological Dynamics of Forest Fragments Project), uma experiência de longo prazo iniciada em 1979 para documentar como o desmatamento e a fragmentação afetam a composição, a estrutura e a função de um ecossistema florestal
- A Rede Amazônica de Inventários Florestais (RAINFOR) publicou mais de 200 artigos revisados por 200 autores contribuintes. Veja: http://www.rainfor.org/en
Mudança climática e reciclagem da umidade
- O Sistema de Monção da América do Sul (SMAS) é estabelecido e controlado pela rotação da Terra, a altura dos Andes e os gradientes de pressão atmosférica resultantes das diferenças de temperatura entre o Oceano Atlântico e a massa terrestre sul-americana. Ver Capítulo 9.
- As constituições atuais da Guiana (1980) e do Suriname (1987), adotadas em sua independência, têm apenas uma única cláusula que aborda o meio ambiente.
- O raro exemplo de um projeto cancelado é a barragem proposta em São Luís de Tapajós, que foi cancelada em 2017; em contraste, observações em uma série de painéis técnicos oficiais e independentes criticando as barragens propostas no rio Xingu levaram a uma reconfiguração de seus componentes e à eventual construção das instalações de Belo Monte entre 2000 e 2019.
- Corredor Bioceânico (Santa Cruz-Puerto Suárez); Corredor Interoceânico do Sul e Madre de Díos-Acre-Pando (MAP); Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da Rodovia BR0163 Cuiabá-Santarém.
- Este aspecto da jurisprudência está ligado a sua história colonial, quando a terra e seus recursos pertenciam à coroa, que concedia concessões e direitos de uso a indivíduos e empresas. Também sustenta a base legal para que o Estado reivindique o domínio sobre todos os recursos minerais subterrâneos.
- No caso da madeira, os proprietários devem realizar um inventário e depois adotar um ciclo de corte que garanta a sobrevivência de populações viáveis de cada espécie; visto que isso não é conhecido para a maioria das espécies, um ciclo de corte de 30 anos é recomendado como padrão.
A maior reserva de terras da história
- O café e o cacau têm cadeias de abastecimento descentralizadas, sem pontos críticos sensíveis a boicotes, enquanto os produtores de óleo de palma no Peru e no Equador produzem em grande parte para os mercados domésticos.
- União Internacional para a Conservação da Natureza. (IUCN-International Union for the Conservation of Nature)
- Brasil: Floresta Nacional (FLONA) Jamanxim, Crepori, Itaituba-I; Área de Proteção Ambiental (APA) Tapajós; Parque Nacional (PARNA) Jamanxim, Rio Novo. Venezuela: Reserva Forestal (RF) Imataca, La Paraguay, Sipapo; Parque Nacional (PN) Canaima, Caura, Parima-Tapirapeco; Reserva de la Biósfera Alto Orinoco-Casiquiare; Peru: Reserva Nacional Tambopata; Bolívia; Parque Nacional Madidi; Guiana Francesa: Parc Amazonien de Guyane.
Um renascimento indígena
- Bolívia: Parque Nacional (PN) Isiboro-Securé, Carrasco; Área de Manejo Integral (AMNI) Amboró; Colômbia: Distrito de Manejo Integrado (DMI) Macarena Norte.
- Brasil: FLONA Jamanxim, Reserva Biológica (RESEB) Nascentes da Serra do Cachimbo, APA Triunfo do Xingu.
- Quase todas as famílias residentes na reserva extrativista mais antiga do Brasil, RESEX Chico Mendes, desmataram pequenos fragmentos florestais que variam em tamanho de poucos a mais de cem hectares e estão cada vez mais dedicadas à pecuária, enquanto as reservas da RESEX em Rondônia lembram paisagens de colonização com desmatamento linear semelhante a zonas de colonização.
- A legislatura estadual de Rondônia revogou o status de dez áreas protegidas em 2018 como uma reação negativa, quando um governador criou uma área protegida no último dia de seu mandato por decreto executivo, em vez de ação legislativa.
- O SPI foi criado sob a liderança de Cândido Rondon, um oficial do exército de ascendência indígena, famoso por suas expedições na Amazônia e por sua filosofia de como estabelecer contato e interagir com as tribos indígenas.
- Os sertanistas eram conhecidos por suas habilidades e capacidade de viver entre as comunidades indígenas; alguns eram antropólogos autodidatas e contribuíram com informações para estudos acadêmicos que documentaram culturas étnicas; outros desonraram seus cargos no SPI e se envolveram em atos corruptos.
- COICA: Coordinadora de las Organizaciones Indígenas de la Cuenca Amazónica/Coordenadora das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica.
- Os irmãos Villas-Bôas viveram entre os indígenas do alto rio Xingu, no estado do Mato Grosso; sua proposta, feita originalmente em 1952, teve o apoio de Cândido Rondon e outros oficiais militares importantes. Ver
- Lokono (Carib) e Kalina (Arawak).
Remunerar – ou não – o valor dos serviços ambientais
- Uma compensação de carbono é uma redução nas emissões de CO2 ou outros gases de efeito estufa (GEE) que é negociada para compensar por emissões feitas em outros lugares.
- Outras iniciativas REDD+ envolvendo o estado brasileiro incluem um projeto financiado pelo Fundo Verde para o Clima (Green Climate Fund – GCF) para apoiar a conservação e restauração de remanescentes florestais em propriedades privadas ($96,4 milhões) e um programa implementado pela agência ambiental estadual no Acre para promover a conservação das florestas ($US 163 milhões).
- A iniciativa é liderada pela Califórnia e Illinois, nos EUA, que procuram implementar políticas de mudança climática apesar da falta de ação por parte do governo federal. O financiamento-ponte para a GCF-TF está sendo fornecido pelos governos da Noruega, da Alemanha e do Reino Unido.
O desafío do futuro (e lições do passado recente)
- Em junho de 2020, havia oito propostas legislativas diferentes no Congresso dos EUA para adotar políticas para colocar um preço no carbono; todas, exceto uma, são baseadas em um imposto de carbono; o projeto de lei “cap-and-trade” é chamado de sistema “cap-and-dividend” onde as receitas são devolvidas aos contribuintes e não inclui uma provisão para compensações de carbono criadas pelo mecanismo REDD+. Ver: Price On Carbon, https://priceoncarbon.org/business-society/history-of-federal-legislation-2/
“Uma tempestade perfeita na Amazônia” é um livro de Timothy Killeen que contém as opiniões e análises do autor. A segunda edição foi publicada pela editora britânica The White Horse em 2021, sob os termos de uma licença Creative Commons (licença CC BY 4.0).