


Agentes de degradação ambiental
Por que as pessoas desmatam a floresta? Para qualquer pessoa que tenha vivido na borda da mata, a resposta é tão simples quanto óbvia: desmatar é essencial para a subsistência…

Coletivo de jovens Munduruku vai a Brasília e entrevista sua liderança Maria Leusa: “Nossa luta é grande”
Em entrevista ao Coletivo Audiovisual Wakoborũn, Maria Leusa fala dos desafios de ser uma liderança indígena feminina, da violência que seu povo tem sofrido por parte de garimpeiros e do sonho de ver o território Munduruku finalmente demarcado.

CAPÍTULO 1 | A situação atual da Amazônia
A Amazônia, lar da maior floresta tropical do planeta, é um bem natural insubstituível, com enorme biodiversidade e um componente extremamente importante nos ciclos globais de carbono e água. A…

LIVRO | Uma tempestade perfeita na Amazônia
A Mongabay lança virtualmente o livro Uma tempestade perfeita na Amazônia, de Timothy J. Killeen, acadêmico e especialista que, desde a década de 1980, estuda a taxonomia das florestas tropicais…

“Vou continuar lutando”, diz Alessandra Munduruku, ativista indígena e vencedora do Prêmio Goldman
Quando Alessandra Korap Munduruku percebeu que garimpeiros ilegais em busca de ouro estavam contaminando o território de sua comunidade, coberto de floresta tropical, desencadeou-se uma intensa campanha contra a mineração…

Sydney Possuelo: quatro décadas na linha de frente da proteção dos povos isolados
Em entrevista à Mongabay, um dos maiores indigenistas do país conta como ajudou a mudar a política nacional em relação os povos isolados do Brasil, com os quais agora se evita a todo o custo o contato.

Terras Indígenas na Amazônia podem absorver a fumaça dos incêndios e prevenir doenças
Novo estudo estima que as florestas em Terras Indígenas na Amazônia podem prevenir cerca de 15 milhões de casos de infecções respiratórias e cardiovasculares por ano, absorvendo milhares de toneladas de poluentes emitidos por incêndios florestais.

Por que os Guarani da cidade de São Paulo trouxeram as abelhas nativas de volta à sua aldeia
Os Guarani da Terra Indígena Jaraguá, na zona noroeste do município de São Paulo, recuperaram nove espécies de abelhas nativas, antes extintas na região; hoje são 300 colmeias. As abelhas nativas são sagradas para os Guarani, que utilizam a cera para espantar maus espíritos e o mel e o própolis para curar diversas doenças.

Pescadores e cientistas falam dos impactos de Belo Monte sobre os peixes do Rio Xingu
Sete anos após o início das operações da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, pescadores confirmam o que cientistas vêm constatando em estudos: os peixes desapareceram do Rio Xingu. O maior impacto foi na dispersão de frutos por parte de peixes frugívoros: com a vazão do rio reduzida, os frutos agora caem em áreas secas, fazendo com os que os peixes busquem alimento em outros territórios e comprometendo toda a cadeia alimentar acima deles.

Beatriz Matos, viúva de Bruno Pereira, agora na defesa dos povos isolados: “Estou sozinha, mas estou com ele”
Em entrevista à Mongabay, a antropóloga Beatriz Matos, viúva do indigenista Bruno Pereira, conta de suas atribuições no cargo que assumiu em 14 de fevereiro deste ano à frente do Departamento de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato do Ministério dos Povos Indígenas.

Certificação de exportadora de óleo de palma suspensa após investigação da Mongabay
Uma investigação da Mongabay sobre grilagem de terras na Amazônia desencadeou a suspensão do certificado de sustentabilidade da segunda maior exportadora de óleo de palma do país, como mostra correspondência…

No Pará, criminosos destroem um dos trechos mais bem preservados da Amazônia
Apesar de ser uma área protegida, a Terra do Meio sofre pressões cada vez maiores, com dados mostrando que o desmatamento dobrou em 2022, chegando a 4.300 hectares. Apesar de ser uma área protegida, a Terra do Meio sofre pressões cada vez maiores, com dados mostrando que o desmatamento dobrou em 2022, chegando a 4.300 hectares.

Homologar Terras Indígenas ajuda a proteger a Mata Atlântica, conclui estudo
Estudo analisou 129 territórios indígenas na Mata Atlântica entre 1995 e 2016 e concluiu que, onde houve formalização da posse, a cobertura florestal aumentou em um média de 0,77% ao ano.

“Mexendo em casa de abelha”: repórteres falam dos perigos e desafios de cobrir a Amazônia
Conversamos com jornalistas que há anos conhecem e relatam a Amazônia, e também vivenciam – com o corpo todo – a violência da região.

Daiara Tukano, artista visual: “A arte indígena não é uma moda”
Em entrevista à Mongabay, a artista, educadora e ativista Daiara Tukano fala dos caminhos que a arte atravessa para impulsionar o pensamento crítico da população e ajudar na luta pelos direitos indígenas.

Ferrogrão: indígenas exigem consulta antes que nova ferrovia da soja saia do papel
A Ferrogrão (EF-170) foi projetada para reduzir custos de transporte de cargas entre o Mato Grosso e o Pará, onde a soja representa um dos principais produtos de exportação. Mas a ferrovia esbarra em resistências de povos indígenas que serão afetados por riscos socioambientais. Seu traçado corre paralelamente à BR-163, obra que já causou impactos não compensados para populações tradicionais.

Garimpeiros construíram estrada clandestina de 150 km em pleno território Yanomami
Em dezembro, foi descoberta uma estrada ilegal de 150 quilômetros de extensão, além de quatro escavadeiras hidráulicas, na Terra Indígena Yanomami. O garimpo de pequeno porte existe na região há mais de 50 anos, mas a estrada e o uso de maquinário pesado podem tornar as atividades 10 a 15 vezes mais destrutivas.

A destruição invisível: 38% do que resta da Amazônia já sofre com a degradação
Segundo estudo inédito assinado por 35 cientistas do mundo todo, mais de 2,5 milhões de km2 do que resta da Floresta Amazônica sofrem com a degradação; isso equivale a mais de 10 vezes o tamanho do Reino Unido.

15 bilhões de árvores são derrubados todo ano no mundo; veja cinco soluções para reverter isso
De acordo com especialistas, ultrapassamos o limite de conversão de florestas em terras cultivadas no planeta; isso pode desestabilizar outros sistemas operacionais da Terra, como integridade da biosfera e o uso da água doce.