


Agentes de degradação ambiental
Por que as pessoas desmatam a floresta? Para qualquer pessoa que tenha vivido na borda da mata, a resposta é tão simples quanto óbvia: desmatar é essencial para a subsistência…

CAPÍTULO 1 | A situação atual da Amazônia
A Amazônia, lar da maior floresta tropical do planeta, é um bem natural insubstituível, com enorme biodiversidade e um componente extremamente importante nos ciclos globais de carbono e água. A…

LIVRO | Uma tempestade perfeita na Amazônia
A Mongabay lança virtualmente o livro Uma tempestade perfeita na Amazônia, de Timothy J. Killeen, acadêmico e especialista que, desde a década de 1980, estuda a taxonomia das florestas tropicais…

Como o derretimento da neve no Tibete pode estar conectado ao desmatamento da Amazônia
Um estudo recente analisou 40 anos de medições de temperatura do ar em mais de 65 mil locais ao redor do mundo para investigar como as mudanças em uma região se propagam através do sistema climático, afetando as temperaturas em outras partes do globo.

Terras Indígenas na Amazônia podem absorver a fumaça dos incêndios e prevenir doenças
Novo estudo estima que as florestas em Terras Indígenas na Amazônia podem prevenir cerca de 15 milhões de casos de infecções respiratórias e cardiovasculares por ano, absorvendo milhares de toneladas de poluentes emitidos por incêndios florestais.

Antigos incêndios podem estar ajudando a Amazônia a sobreviver às secas – os de hoje, nem tanto
Áreas da Floresta Amazônica com maior concentração de carbono pirogênico, um material produzido pela queima da vegetação séculos ou milênios atrás, mostram maior resistência às secas, diz um novo estudo.

Pescadores e cientistas falam dos impactos de Belo Monte sobre os peixes do Rio Xingu
Sete anos após o início das operações da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, pescadores confirmam o que cientistas vêm constatando em estudos: os peixes desapareceram do Rio Xingu. O maior impacto foi na dispersão de frutos por parte de peixes frugívoros: com a vazão do rio reduzida, os frutos agora caem em áreas secas, fazendo com os que os peixes busquem alimento em outros territórios e comprometendo toda a cadeia alimentar acima deles.

Dólares e motosserras: produção de madeira pode ajudar a financiar o reflorestamento?
Com o crescimento dos compromissos globais de reflorestamento, como empresas, governos e comunidades irão pagar a restauração dos ecossistemas florestais e ajudar a sequestrar o carbono em longo prazo? Uma saída possível: cultivar e vender madeira nos mesmos lotes de terra onde estão sendo realizados trabalhos de reflorestamento.

Por que plantar árvores não é a melhor solução para restaurar o Cerrado
Quase metade do Cerrado já foi desmatado, e não são poucas as iniciativas que propõem restaurá-lo plantando florestas. Reflorestar o Cerrado com árvores pode descaracterizar o bioma, causar alterações na biodiversidade e impactar a disponibilidade de água no solo.

Daiara Tukano, artista visual: “A arte indígena não é uma moda”
Em entrevista à Mongabay, a artista, educadora e ativista Daiara Tukano fala dos caminhos que a arte atravessa para impulsionar o pensamento crítico da população e ajudar na luta pelos direitos indígenas.

A destruição invisível: 38% do que resta da Amazônia já sofre com a degradação
Segundo estudo inédito assinado por 35 cientistas do mundo todo, mais de 2,5 milhões de km2 do que resta da Floresta Amazônica sofrem com a degradação; isso equivale a mais de 10 vezes o tamanho do Reino Unido.

15 bilhões de árvores são derrubados todo ano no mundo; veja cinco soluções para reverter isso
De acordo com especialistas, ultrapassamos o limite de conversão de florestas em terras cultivadas no planeta; isso pode desestabilizar outros sistemas operacionais da Terra, como integridade da biosfera e o uso da água doce.

Como o ecoturismo pode salvar primatas amazônicos ameaçados de extinção
Conservacionistas dizem que investir no ecoturismo baseado em primatas, usando como referência o modelo já estabelecido de observação de aves e aproveitando a infraestrutura agroindustrial existente, poderia oferecer uma solução de conservação eficaz.

Barragens: é possível reduzir seus impactos no meio ambiente?
A construção de barragens é uma das ferramentas mais antigas para gerenciamento de água doce. A prática atingiu um pico internacional nas décadas de 1960 e 1970, porém, nos últimos anos, a construção de barragens vem enfrentando críticas globais crescentes à medida que se acumula o alto preço ambiental pago por seus benefícios.

Quão perto a Amazônia está de se tornar savana? A resposta pode estar a leste da floresta
Cientistas alertam que a Amazônia está se aproximando de um ponto de inflexão, a partir do qual a floresta tropical começaria a se transformar de modo irreversível em uma savana seca e degradada. Este ponto pode ser alcançado quando 25% da floresta for perdida.

Prevenção de desastres climáticos: tema urgente, porém ausente na agenda política
Mais de 50 mil desastres naturais, principalmente de origem climática, foram registrados no Brasil entre 2013 e 2022, tendo afetado cerca de 340 milhões de pessoas. Alertas têm sido ignorados pelo poder público e há falhas graves na reparação dos danos.

Os caçadores da pororoca perdida
A extinção da grande pororoca do Rio Araguari, no Amapá, levou esportistas e voluntários a mapear no estado outras ondas formadas pelo poderoso encontro das águas doces com o Atlântico. Mais de uma dezena já foram listadas. Um projeto de parque com essas formações quer expandir um turismo organizado e beneficiar populações ribeirinhas e extrativistas.

Modelo lúdico e descentralizado de educação climática ganha força no Brasil
O Mural do Clima, um modelo de oficina pedagógica criado na França e replicado em mais de 50 países, está levando conhecimento científico a milhares de brasileiros sobre os impactos e possíveis soluções para a crise climática. Sua principal ferramenta didática é um jogo de 42 cartas (versão adulta) ou 15 cartas (versão infanto-juvenil), que demonstra a relação de causas e efeitos das mudanças no clima.

Pequenos produtores falam das vantagens de optar pela agrofloresta – e também dos desafios
Pequenos produtores agroflorestais do Pontal do Paranapanema, em São Paulo, observaram benefícios ambientais, sociais e culturais advindos de suas práticas de agricultura restaurativa, relataram pesquisadores na revista People and Nature,…