Os padrões editoriais da Mongabay baseiam-se em diretrizes e políticas de muitas associações de jornalismo profissional, veículos de notícias e serviços de notícias, incluindo:
- Sociedade de Jornalistas Profissionais
- Instituto de Notícias Sem Fins Lucrativos
- Valores de Notícias da Associated Press
- Associação Nacional de Escritores de Ciência
Essas fontes continuam sendo os principais materiais de referência usados para informar decisões editoriais e comportamento ético na Mongabay. Pesquisas adicionais na Base de Dados de Jornalismo Responsável das Redes de Jornalismo Ético foram usadas para referenciar muitos padrões internacionais adicionais. Em casos onde a política de outra fonte é adotada, é fornecida a atribuição.
Princípios da tomada de decisão editorial
Verdade
A maior obrigação da Mongabay é transmitir com precisão fatos e realidade em nossas reportagens. O compromisso com a evidência na busca pela verdade é a base da credibilidade e confiabilidade da Mongabay como fonte de notícias.
Para manter nossa confiabilidade, a Mongabay cita fontes, verifica fatos e identifica viéses, bem como conflitos de interesse em nossas reportagens. Ao coletar informações, a Mongabay mantém um ceticismo profissional e busca fontes originais e primárias sempre que possível. Se as fontes primárias não estão acessíveis, a Mongabay trabalha para verificar a autenticidade e credibilidade de fontes secundárias de informação.
A Mongabay assume a responsabilidade por erros ou imprecisões em nossas reportagens publicadas, corrigindo erros rapidamente e documentando transparentemente as mudanças feitas nos artigos. Funcionários e colaboradores da Mongabay nunca devem distorcer conscientemente os fatos ou introduzir informações falsas.
A Mongabay encoraja funcionários, colaboradores e membros do público a se referirem ao Código de Ética da Sociedade de Jornalistas Profissionais (SPJ) como base para interpretar as seguintes políticas e orientações sobre as práticas jornalísticas da Mongabay.
Independência
A Mongabay trabalha no interesse público ao criar e avançar o conhecimento sobre questões que podem impactar a todos, notadamente a conservação da natureza, o valor da biodiversidade e o papel dos ecossistemas saudáveis em sustentar a humanidade. Como esse propósito envolve responsabilizar indivíduos e instituições poderosos por suas ações, a Mongabay deve manter a independência de seu jornalismo de influências externas.
A Mongabay adere aos padrões de independência editorial e transparência de doadores adotados pelo Instituto de Notícias Sem Fins Lucrativos. A Mongabay mantém total autoridade sobre o conteúdo editorial para proteger os melhores interesses jornalísticos e empresariais da organização. Mantemos um firewall entre decisões de cobertura de notícias e fontes de todas as receitas para garantir que os julgamentos editoriais sejam feitos de forma independente – não baseados ou influenciados por doadores ou qualquer outra fonte de receita. Não damos aos apoiadores o direito de atribuir, revisar ou editar conteúdo.
A Mongabay também mantém independência de nossas fontes. Não permitimos que relatórios concluídos sejam compartilhados com fontes para revisão. Partes relevantes dos relatórios podem ser comunicadas para verificar fatos ou informar uma resposta quando a Mongabay solicita comentário.
Para apoiar a independência editorial, a Mongabay mantém uma diversidade de doadores e fontes de financiamento para nosso jornalismo e se compromete com a transparência em todos os aspectos de nosso financiamento, publicando informações atualizadas em Mongabay.org e divulgando potenciais conflitos de interesse nos artigos. A Mongabay aceita presentes, doações e patrocínios de indivíduos, organizações e fundações para financiar nossas operações gerais, cobertura de tópicos específicos e projetos especiais.
A aceitação de apoio financeiro não constitui endosso implícito ou real de doadores ou de seus produtos, serviços ou opiniões. Como uma organização sem fins lucrativos 501(c)(3) que opera como um trust público, não pagamos certos impostos. Podemos receber fundos de programas governamentais padrão oferecidos a organizações sem fins lucrativos ou empresas similares. Não aceitaremos doações de fontes que apresentem um conflito de interesse com nosso trabalho ou comprometam nossa independência editorial.
Equidade
A Mongabay apoia uma troca saudável de pontos de vista e inclui uma diversidade de fontes de informação em sua cobertura. A Mongabay não é uma organização de defesa e busca transmitir todos os pontos de vista relevantes em nossas reportagens. O simples desacordo nunca é uma justificativa para excluir um ponto de vista específico. Como organização jornalística, a Mongabay depende e afirma o direito à liberdade de expressão e acesso à informação por sua própria existência.
A justiça da reportagem depende de transmitir efetivamente o contexto em que os eventos de notícias estão ocorrendo. A Mongabay reconhece o falso equilíbrio como uma forma de viés da mídia. De acordo com as políticas éticas da Associação Nacional de Escritores de Ciência, a Mongabay reconhece e comunica quando métodos científicos estabeleceram fatos que não são mais questionados pela maioria dos cientistas respeitáveis envolvidos.
O conteúdo publicado nas plataformas da Mongabay é claramente distinguido entre notícias, opinião e análise. Se uma organização ou indivíduo é criticado ou acusado de irregularidades em nossas reportagens, a Mongabay oferecerá uma oportunidade genuína de responder antes da publicação e descreverá nosso esforço para obter comentários se nenhum for fornecido.
Reverência
As notícias da Mongabay são inspiradas pela natureza, e uma reverência pelo maravilhamento natural é uma parte intrínseca de nossa missão de aumentar a conscientização sobre os ecossistemas mais críticos da Terra. Reconhecemos o lugar e a geografia como uma dimensão importante do jornalismo da Mongabay e priorizamos a cobertura de locais, vida selvagem e pessoas sub-representadas ou marginalizadas nas reportagens.
Rejeitamos a noção de que os humanos estão separados da natureza e buscamos explorar tanto a multitude de conexões entre as pessoas e o meio ambiente quanto o impacto inegável da ação humana na saúde planetária e na sustentabilidade. A reverência da Mongabay pela natureza se estende ao respeito por todos os seres vivos.
Normas editoriais | Verificação de fatos, fontes, plágio e diretrizes de atribuição | Política ética