O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, e Sorriso, em Mato Grosso, o líder nacional nessa produção; em dez anos, o PIB per capita no município saltou de R$ 27 mil para R$ 132 mil.
De um dos lados da rodovia que corta a cidade, a pujança se mostra na forma de condomínios de luxo; do outro lado, vivem os trabalhadores da soja e pequenos produtores em moradias precárias e alta vulnerabilidade social.
Agricultores familiares lutam para continuar produzindo em meio a disputas de terra e nuvens de agrotóxicos, que destroem plantações, arruínam a produção de mel e elevam os casos de câncer – em Sorriso, a incidência de casos é o dobro da média do estado.
Em Sorriso, vidas também se perdem para o crime organizado – o município tem a sexta maior taxa de assassinatos do país – e para o próprio agronegócio, com dezenas de mortes por soterramento nos silos de soja.
Transcrição
Aviso: As transcrições são geradas por máquinas e humanos e levemente editadas para precisão. Elas podem conter erros.Não há transcrição disponível