Especialista no Cerrado, a bióloga e professora da Universidade de Brasília elenca os porquês do crescimento exponencial do desmatamento no bioma, a savana mais biodiversa do planeta.
Coletando dados dos últimos 40 anos, pesquisadores observaram aumento de temperatura e secas mais severas na região do Matopiba, que engloba partes de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Bloquear os raios solares com um escudo artificial de partículas lançadas em grandes altitudes na atmosfera da Terra para atenuar as temperaturas globais é uma “solução” tecnológica que ganha tração…
Em 2020, uma grande seca seguida de forte geada prejudicou a safra brasileira de café; pequenos produtores, que em geral não usam sistema de irrigação, foram os mais afetados. Para driblar os efeitos da crise climática nas lavouras de café, produtores do Cerrado mineiro aderiram a um programa de agricultura climaticamente inteligente.
Estudo revela que trechos de floresta afetados pela estiagem têm levado de 12 meses a três anos para recuperar seu ritmo de crescimento. Impactos têm sido mais severos nas secas de 2005, 2010 e 2015.
Diversos pesquisadores haviam previsto, no início deste ano, que a seca contínua, o aumento das taxas de desmatamento e a falta de fiscalização resultariam em um grave período de incêndios.
O desmatamento está tornando o Cerrado mais quente e seco: pesquisadores observaram aumentos de 2,24 °C em média nas temperaturas máximas mensais entre 1961 e 2019; se esta tendência persistir, as temperaturas poderão ser até 6 °C mais altas.
Estudos científicos recentes confirmam o que produtores brasileiros já sentem na prática: a produção descontrolada de commodities agrícolas está destruindo a produtividade e o lucro do próprio agronegócio; pesquisadores falam em "agro-suicídio".
Há dois anos, Centro-Oeste, Sul e parte do Sudeste vêm registrando chuvas abaixo das médias históricas, prejudicando culturas agrícolas. Segundo boletim recente do Cemaden, órgão do governo federal, um dos responsáveis é o próprio agronegócio.
Novo estudo detectou mais um entre os já muitos impactos do desmatamento no Cerrado: alterações no clima. A perda de vegetação nativa tem provocado aumento de temperatura no bioma, que afeta diretamente a produção de milho, uma das principais commodities da região.
Até 2050, a soja deve ocupar 12 milhões de hectares a mais no Brasil. Estudos científicos, porém, apontam que nesse mesmo espaço de tempo as mudanças climáticas devem causar secas cada vez severas no Cerrado, pondo em risco o cultivo da leguminosa. Resta saber se, até lá, ela não terá levado a vegetação nativa junto.
Todos nós vimos, horrorizados, como a Amazônia e outras florestas queimaram nas últimas semanas. Mas há outra conflagração deliberada das florestas em curso, ironicamente resultado da política climática – a…
No dia 15 de março dezenas de milhares de estudantes ao redor do mundo entraram em greve estudantil. Esperava-se que fosse a maior Greve Climática Estudantil já feita, um movimento…
O membro mais velho de uma das espécies icônicas de árvores africanas, o baobá africano (Adansonia digitata), parece estar enfrentando dificuldades, segundo estudo divulgado no último mês. Por entre a…
Uma séria discussão surgiu em torno da Ferrovia do Grão (Ferrogrão), empreendimento ferroviário com 1.142 quilômetros de extensão que deve ligar a região produtora de grãos do Centro-Oeste do Brasil…
Na medida em que empresas madeireiras adentram as florestas da África Central, cada vez mais macacos precisam encontrar meios para sobreviver nas florestas degradadas, que antes eram seu lar. Cientistas…
Os cientistas sabem que o carbono liberado pelo desmatamento em larga escala nos trópicos ajuda, inevitavelmente, a aumentar as temperaturas globais. Agora, uma nova pesquisa indica que essa conversão de…
Redução de habitats, caça e mudança climática são apenas algumas das alterações ao planeta Terra provocadas pelo homem, em que biólogos afirmam estar levando o planeta a sua “sexta extinção…
As antiquadas promessas de campanha feitas pelo presidente americano, Donald Trump, no que diz respeito as mudanças climáticas, começaram a ser concretizadas com a indicação de céticos (à questão do…
Kaisa Kosonen, assessora política para ações climáticas pelo Green Peace na Alemanha, está se preparando para a Conferência da ONU pelo Clima que acontecerá no meio do ano em Bonn,…