Durante 18 meses, a Mongabay investigou denúncias que colocam em xeque o status "sustentável" da cadeia produtiva do óleo de palma da Amazônia e revelou uma série de impactos socioambientais, como desmatamento e contaminação da água, o que parece ser um padrão de desrespeito à conservação da Amazônia e aos direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais no estado do Pará.
Uma investigação recente da Mongabay sobre a cadeia produtiva do óleo de palma no país será incluída em ações judiciais contra a Biopalma, cujo uso de pesticidas levou à contaminação da água em uma Terra Indígena na Amazônia.
Empresas afirmam que suas cadeias produtivas são ecológicas, mas o Ministério Público Federal e o Estadual acusam as empresas de um longo histórico de grilagem de terras, desmatamento, poluição e violação de direitos humanos no Pará
Sabemos que o coronavírus causou problemas no comércio exterior e nas cadeias globais de fornecimento, mas devemos necessariamente lamentar essa instabilidade? Acredito que não, se tais mudanças levarem a consequências…
Estudo realizado em Mato Grosso do Sul detecta a presença altos níveis de inseticidas e herbicidas em antas do Cerrado, além de quatro metais pesados usados no cultivo agrícola. Segundo a pesquisa, a anta é um 'animal sentinela', pois atua como um sinal de alerta do que está acontecendo com o meio ambiente.
Se o óleo de palma se tornar uma realidade em larga escala no Brasil, para que não ocorram grandes desmatamentos, o crescimento precisará ser apoiado por uma forte regulamentação e controle.
O decreto do presidente Jair Bolsonaro que possibilita o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia pegou de surpresa até a própria indústria sucroenergética brasileira.
Há mais de 2,6 milhões de hectares de plantações de soja — uma área quase do tamanho de Alagoas — em terras não registradas na Amazônia e no Cerrado, cujo…
Em 2010, cerca de 400 empresas se reuniram no Fórum de Bens de Consumo (Consumer Goods Forum) e assumiram o compromisso de zerar o desmatamento líquido até 2020 na produção…
O presidente Jair Bolsonaro demitiu o chefe do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), decisão que críticos atribuem à pressão do lobby ruralista pela regularização fundiária de áreas desmatadas ilegalmente, o que pode aumentar ainda mais o desmatamento na Amazônia.
No mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro fazia seu discurso anti-indígena na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lançava o relatório anual…
Grandes varejistas e fabricantes que compram carne e couro do Brasil podem estar usando matéria-prima ligada ao desmatamento, sugere uma análise de dados comerciais feita pela ONG Global Canopy. A…
Violência e impunidade são o combustível que alimenta as chamas na Amazônia. Não só as que correram o mundo em imagens no último mês de agosto, quando se revelou que…
Um estudo publicado este ano no The Journal of Peasant Studies destaca o programa estadual de crédito de carbono criado pelo Acre para reduzir o desmatamento e gerar benefícios socioeconômicos…
O presidente Jair Bolsonaro afirma ser um defensor dos agropecuaristas, mas suas políticas na Amazônia podem resultar desastrosas para eles no longo prazo. No mês passado, uma mudança nos padrões…
Pelo menos 125 mil hectares de floresta amazônica foram desmatados em 2019 e queimados em agosto deste ano para preparar a terra para agricultura ou pecuária, revela relatório obtido com exclusividade pela Mongabay.
Mais de 17.000 quilômetros quadrados da vegetação nativa do Cerrado brasileiro foi desmatado para plantações de soja nos últimos 11 anos, de acordo com uma análise conduzida pelo Instituto do…
O Brasil está vivenciando uma explosão no número de novos registros de pesticidas autorizados este ano. Desde que o governo Bolsonaro chegou ao poder em 1º de janeiro, até o…
Nos primeiros 100 dias desde que Jair Bolsonaro se tornou presidente da quarta maior democracia do mundo, o Brasil testemunhou o enfraquecimento dos direitos indígenas e das proteções ambientais, sem…
Com o lobby ruralista atualmente no controle dos principais setores do governo federal, o Brasil está aprovando rapidamente novos agrotóxicos para uso, alguns dos quais são desnecessários e excessivamente tóxicos,…