Hidrelétricas News

Desenvolvimento de ferrovias

Os desafios para o desenvolvimento de hidrovias concentraram a atenção dos investidores nas ferrovias. Em 2020, o Eixo Amazônico do portfólio da IIRSA incluía oito projetos ferroviários, sendo eles concluídos…

Opções de vias navegáveis

O curso principal do rio Amazonas tem fornecido acesso a navios oceânicos de carga há séculos, incluindo modernos navios porta-contêineres que atendem ao setor de manufatura em Manaus e transportadores…

Finanças: O que é novo e o que não é

Apesar da construção contínua de infraestrutura na América Latina, o investimento continua bem abaixo do que a maioria dos economistas acredita que a região precisa para estimular o crescimento econômico…

O Rio Trombetas e a Calha Norte

Em 2010, a Eletronorte iniciou a construção de uma linha de transmissão de alta tensão (500 kW) para conectar as usinas de Tucuruí e Belo Monte; essa linha foi estendida…

Belo Monte e o Rio Xingu

O projeto hidrelétrico mais polêmico da Pan-Amazônia é o complexo do Rio Xingu, próximo à cidade de Altamira (Pará). A proposta de construção de uma barragem no Rio Xingu data…

Pescadores e cientistas falam dos impactos de Belo Monte sobre os peixes do Rio Xingu

Sete anos após o início das operações da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, pescadores confirmam o que cientistas vêm constatando em estudos: os peixes desapareceram do Rio Xingu. O maior impacto foi na dispersão de frutos por parte de peixes frugívoros: com a vazão do rio reduzida, os frutos agora caem em áreas secas, fazendo com os que os peixes busquem alimento em outros territórios e comprometendo toda a cadeia alimentar acima deles.

Nova espécie de tartaruga é descoberta na Amazônia em pleno Arco do Desmatamento

Duas espécies de tartarugas foram descobertas recentemente no Pará; a última, a perema-do-pará, foi encontrada no sul do estado, uma das regiões mais devastadas da Amazônia. Na Amazônia brasileira há 21 espécies de quelônios e 16 delas são endêmicas, muitas ainda pouco estudadas; conhecer o papel dessas espécies no ecossistema é o caminho para definir estratégias de conservação.

Barragens: é possível reduzir seus impactos no meio ambiente?

A construção de barragens é uma das ferramentas mais antigas para gerenciamento de água doce. A prática atingiu um pico internacional nas décadas de 1960 e 1970, porém, nos últimos anos, a construção de barragens vem enfrentando críticas globais crescentes à medida que se acumula o alto preço ambiental pago por seus benefícios.

Os caçadores da pororoca perdida

A extinção da grande pororoca do Rio Araguari, no Amapá, levou esportistas e voluntários a mapear no estado outras ondas formadas pelo poderoso encontro das águas doces com o Atlântico. Mais de uma dezena já foram listadas. Um projeto de parque com essas formações quer expandir um turismo organizado e beneficiar populações ribeirinhas e extrativistas.