Mamíferos News

No Mato Grosso do Sul, mel ajuda a salvar o raro tatu-canastra

No MS, tatus-canastra foram vistos destruindo colmeias de abelhas em busca de larvas, causando perdas econômicas aos apicultores e consequentes mortes por retaliação. Uma ONG promove a coexistência entre apicultores e tatus-canastra certificando os apicultores que vendem um mel “amigo” dos tatus.

Como mudanças na Lei da Mata Atlântica podem ameaçar o fornecimento de água no Brasil

Em entrevista à Mongabay, Malu Ribeiro, diretora de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, fala sobre a Medida Provisória 1150, que tramita no Congresso Nacional. A MP prevê alterações na Lei da Mata Atlântica, a única a proteger um bioma brasileiro; uma delas é a permissão para desmatar florestas primárias e florestas em estágio avançado e médio de regeneração.

Brasil se torna referência na reintrodução de onças-pintadas

A primeira reintrodução de um macho de onça-pintada na Amazônia deve acontecer em 2024; será mais um numa lista de felinos que têm voltado à natureza graças ao trabalho pioneiro da associação Onçafari. Na Amazônia, porém, os desafios são maiores, como a presença da floresta fechada, que torna mais difícil o monitoramento; a equipe espera fazer da região um laboratório para a reintrodução em biomas ainda mais complicados, como a Mata Atlântica.

Pantanal está em risco de colapso, advertem cientistas

Uma confluência de atividades humanas no Brasil e no mundo, incluindo desmatamento e mudanças climáticas, está aquecendo essa paisagem, ameaçando todo o ecossistema com secas, incêndios florestais e perda de habitat. Um plano de hidrovia no Rio Paraguai pode ser uma sentença de morte para a manutenção do equilíbrio do ecossistema pantaneiro.

Alimentar animais silvestres é uma péssima ideia: o caso dos quatis de BH

Há 15 anos, o Projeto Quatis monitora as populações de quatis no Parque Municipal das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Interações com visitantes, moradores no entorno e animais domésticos contribuem não só para a alta densidade populacional dos quatis como também para o intercâmbio de doenças entre animais silvestres, animais domésticos e humanos.
1 2 3 5