Fauna News

Pesquisadores denunciam desmonte de órgãos de pesquisa ambiental em SP

Em 2020, o governo estadual de São Paulo empreendeu uma reforma administrativa que levou à extinção e à fusão de diversas instituições de pesquisa científica ambiental. Um dos órgãos extintos foi o Instituto Florestal, que, ao longo de mais de um século de atuação, criou dezenas de Unidades de Conservação no estado; hoje elas somam quase 1 milhão de hectares.

Sofrimento animal em eventos no Nordeste: defensores cobram fiscalização

Relatos de defensores animais afirmam que cavalos são forçados a percorrer longos trajetos, sem água e comida, rumo à Romaria de São Severino dos Ramos, evento religioso-cultural realizado em Paudalho, Pernambuco. Nas vaquejadas, eventos de grande popularidade em todo o Nordeste, os bois são submetidos a quedas e fraturas para divertimento do público; o STF discute a inconstitucionalidade da prática.

40% dos anfíbios no mundo estão ameaçados de extinção; 200 espécies no Brasil

Levantamento global de 8 mil espécies de anfíbios feito pela IUCN revelou que 40% delas estão com algum risco de extinção: 2.873 espécies no total. Desmatamento e fungos letais já eram apontados como causas do declínio, mas agora biólogos ressaltam o papel da crise climática: altas temperaturas e baixa umidade afetam a respiração dos anfíbios, que é feita em parte pela pele.

No Mato Grosso do Sul, mel ajuda a salvar o raro tatu-canastra

No MS, tatus-canastra foram vistos destruindo colmeias de abelhas em busca de larvas, causando perdas econômicas aos apicultores e consequentes mortes por retaliação. Uma ONG promove a coexistência entre apicultores e tatus-canastra certificando os apicultores que vendem um mel “amigo” dos tatus.
1 2 3 7