As águas do Rio Doce ainda apresentam uma cor marrom-avermelhada e turva a poucos metros da casa de Adomilson Costa de Souza. Até novembro de 2015, o rio era fonte…
A redução nos níveis de desmatamento e emissões de carbono atribuídas a projetos na Amazônia brasileira certificados por um importante programa de compensação de carbono da ONU foi bastante superestimada,…
Outros fatores favoráveis são a intensificação da pressão internacional e — algo que é novo — a importância que hoje é dada à questão ambiental por parte dos investidores estrangeiros, muitos deles inclusive noruegueses.
Número de apreensões de exemplares das duas espécies tem aumentado de maneira preocupante nos últimos anos.
As harpias na Amazônia usam apenas 28 espécies de árvores para fazerem seus ninhos. Muitas delas, como a samaúma, são cobiçadas por madeireiras tanto legais quanto ilegais.
Estudo analisou 1.200 imagens de satélite para mapear a degradação florestal na Amazônia. Imagem: Agência Espacial Europeia em Visualhunt / CC BY-SA. Extração seletiva de madeira, queima do sub-bosque, efeito…
A floresta tropical queima lentamente. Segundo Jos Barlow, professor de Ciência da Conservação na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, uma linha de fogo poderia avançar apenas 300 metros em…
O tronco reto e forte do quebracho vermelho se torce e cai até tocar o chão. O estrondo é o último golpe de uma sequência de machadadas na árvore, dadas…
Um casal de nandu-de-darwin (Rhea pennata) corre a toda velocidade entre os arbustos espinhosos e a relva alta que cobrem um paleomeandro — um daqueles antigos leitos que o Rio…
Usado como isca para a pesca da piracatinga, o maior golfinho de água doce do mundo se beneficiou nos últimos cinco anos de uma suspensão na captura desse peixe. O governo renovou essa moratória por mais um ano – mas as ameaças ainda persistem.
O Movimento das Mulheres Yarang, do povo Ikpeng, coletou mais de 3 toneladas de sementes nativas na última década. Um milhão de árvores já brotaram na bacia do Rio Xingu como resultado de seu esforço.
A Calha Norte do Pará, uma das regiões menos estudadas da Floresta Amazônica, é o maior mosaico de florestas protegidas no mundo. Um rico reservatório de biodiversidade que já se vê ameaçado pelo garimpo e pelo desmatamento. Espécies podem desaparecer antes mesmo que sejam conhecidas.
O Fundo de Pensões Global do Governo da Noruega, o maior do mundo, pôs as gigantes da mineração e da eletricidade em sua lista de exclusão. O acidente de Brumadinho (MG) e problemas decorrentes da construção da usina de Belo Monte foram catalisadores da decisão.
Um ano depois do rompimento de uma barragem de rejeitos que matou quase 270 pessoas e provocou um tsunami de lama tóxica que destruiu a região de Brumadinho, os indígenas afetados ainda enfrentam dificuldades para ter uma morada distante das águas poluídas do rio Paraopeba.
Segundo um grupo de cientistas, quando os países delimitam áreas para criação de parques e reservas com o intuito de minimizar a perda de biodiversidade, o foco deveria ser nos…
A nova pesquisa revelou que as antas podem ajudar as florestas tropicais a se recuperar após o uso humano destrutivo e a aumentar seus estoques de carbono. O estudo, baseado…
Se pudesse ser comparado a uma rodovia, o rio Madeira por certo seria uma via prioritária, uma artéria central, conectando dos pontos mais importantes da Amazônia: os sopés dos Andes…
A ambiciosa e multitrilionária Iniciativa do Cinturão e Rota da China pode trazer consigo diversas espécies invasoras para uma variedade de países, ameaçando suas biodiversidades nativas, alerta um novo estudo.…
A Mata Atlântica da América do Sul já foi o lar de uma área “exuberante...megadiversa” com abundante vida de fauna e flora, de acordo com o ecologista Juliano Bogoni. Porém…
O comércio de aves vivas na América do Sul diminuiu ao nível mais baixo dos últimos anos, de acordo com um relatório divulgado em 16 de janeiro pelas ONGs de…