Em dezembro, pesquisadores realizaram uma extensa bateria de exames, coletas e medições nos botos-vermelhos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no Amazonas, além de instalar radiotransmissores a fim de identificar áreas preferenciais e prioritárias para a proteção da espécie.
Estudo mostra que, nas regiões degradadas da Amazônia, diminuiu a quantidade de água evaporada e transportada pelos chamados rios voadores, impactando a biodiversidade da Mata Atlântica. Uma das consequências dessas mudanças foi a seca de 2014 na região Sudeste, que coibiu o período reprodutivo das rãs-de-corredeira (Hylodes sazimai), endêmicas de quatro municípios do sul de Minas Gerais e São Paulo, colocando a população em declínio.
Milhares de anfíbios morrem nas Américas em decorrência de um fungo letal, Batrachochytrium dendrobatidis (Bd), que causa uma doença chamada quitridiomicose. Algumas das espécies mais afetadas são as do gênero Atelopus, conhecidas como sapos-arlequim; por suas cores vivas, são chamados de “joias da região neotropical”.
Nova pesquisa brasileira mostra que os insetos terrestres estão diminuindo tanto em abundância quanto em diversidade; populações de insetos aquáticos permanecem estáveis.
Estudo inédito analisa a biodiversidade presente em mais de 16 mil minutos de sons gravados na Floresta Nacional de Carajás, área protegida no sudeste do Pará. Cerca de 230 espécies de aves já foram reconhecidas em 7 mil minutos de gravação.
Expedição do Projeto Mantis ao Delta do Amazonas registra a fauna que se revela quando a noite cai sobre a maior floresta do mundo. Os pesquisadores focaram nos insetos e outros animais de pequeno porte, com destaque para espécies de louva-a-deus ainda não descritas pela ciência.
De olhos esbugalhados e pele verde brilhante, a rã amazônica kambô (Phyllomedusa bicolor) é conhecida pelas propriedades medicinais de sua secreção, usada por diversos povos indígenas amazônicos. E ela já…
Pequenos, muitas vezes imperceptíveis ao olhar humano, os insetos têm papel essencial no meio ambiente. “Eles surgiram mais de 400 milhões de anos antes dos humanos”, explica Dalton de Souza…
Depois de intensa caça para fins comerciais nas décadas de 1930 a 50, cientistas e comunitários apontam indícios de que a população de peixes-boi está crescendo na Amazônia.
Com a entrada do boto-tucuxi (Sotalia fluviatilis) na lista vermelha da IUCN, todos os botos de água doce do mundo estão ameaçados.
Em janeiro, três toneladas de pirarucu foram apreendidas no porto de Manaus, em pleno período de defeso.
As harpias na Amazônia usam apenas 28 espécies de árvores para fazerem seus ninhos. Muitas delas, como a samaúma, são cobiçadas por madeireiras tanto legais quanto ilegais.
Usado como isca para a pesca da piracatinga, o maior golfinho de água doce do mundo se beneficiou nos últimos cinco anos de uma suspensão na captura desse peixe. O governo renovou essa moratória por mais um ano – mas as ameaças ainda persistem.
A Calha Norte do Pará, uma das regiões menos estudadas da Floresta Amazônica, é o maior mosaico de florestas protegidas no mundo. Um rico reservatório de biodiversidade que já se vê ameaçado pelo garimpo e pelo desmatamento. Espécies podem desaparecer antes mesmo que sejam conhecidas.
Em seu primeiro estudo na região, a brasileira Patrícia Medici, premiada com o Whitley Gold Award, quer compreender como o maior mamífero terrestre da América do Sul reage a alterações na floresta causadas pela atividade econômica.
Centenas de milhares de troncos retorcidos e secos emergem do lago da hidrelétrica de Balbina, a 100 quilômetros de Manaus. São uma espécie de mausoléu da floresta porque sinalizam que…
Muito antes de se tornar um homem procurado, escondendo-se na casa do embaixador uruguaio em Lima e implorando proteção, o presidente peruano Alan García assinou o último grande acordo. Como…
Um sínodo especial de três semanas focado na região amazônica, que deve ser realizado no Vaticano, em Roma, Itália, neste outubro tem antagonizado o governo Bolsonaro, que o considera uma…
A população das duas espécies de boto da Amazônia diminui pela metade a cada década, segundo os resultados de uma pesquisa realizada durante vinte anos. A floresta amazônica é o…
O futuro do programa de construção da megabarragem no Brasil é incerto: parte do governo Temer anuncia seu fim, outra parte afirma que o programa deve continuar. Mais claro é…