Em março de 2020, com a chegada da pandemia de coronavírus, os Uru-eu-wau-wau de Rondônia fecharam seu território a visitantes; a terra demarcada já vinha sofrendo há anos com a invasão de garimpeiros, madeireiros ilegais e grileiros.
Na tradição indígena, a oralidade é uma das principais formas de transmissão de conhecimento entre gerações. Os mais velhos sabem os cantos específicos para cada situação da vida em sociedade,…
No dia 25 de março, um talude de uma barragem da mineradora canadense Equinox Gold se rompeu em Godofredo Viana, no Maranhão. O vazamento afetou diretamente a vida de 4…
SÃO PAULO — Na Zona Leste da cidade de São Paulo, região que concentra mais de quatro milhões de habitantes na capital paulista, Emerson de Oliveira Souza mora no distrito…
Entre os projetos considerados prioritários para o governo federal neste início de ano, a ferrovia EF-170, conhecida como Ferrogrão, deve começar a ser licenciada em abril. A previsão é que…
Espalhados pelos arredores dos municípios de Itaituba e Jacareacanga, no Pará, maior polo de mineração ilegal do Brasil, os garimpos de Raimunda Oliveira Nunes revelam um empreendimento familiar que, ao…
Empresas e governos têm insistido na privatização de terras em todo o mundo como forma de obter recursos econômicos valiosos, de acordo com relatório do Oakland Institute, organização sediada na…
“Imagine ser uma agricultora, viver na Amazônia e acordar todas as manhãs com medo de criminosos que rondam sua casa em motocicletas, que simulam túmulos no seu quintal”, disse Caroline…
As águas do Rio Doce ainda apresentam uma cor marrom-avermelhada e turva a poucos metros da casa de Adomilson Costa de Souza. Até novembro de 2015, o rio era fonte…
Quem viaja ao extremo oeste da Bahia se vê cercado por lavouras de soja preenchendo toda a faixa entre o horizonte e as margens de rodovias federais, como a BR-135,…
No início de julho, indígenas da etnia Ashaninka lançaram uma campanha de financiamento para estimular a produção de alimentos nas comunidades vizinhas à Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, no Acre. A campanha Ashaninka Pelos Povos da Floresta prevê arrecadar R$ 1 milhão para distribuir alimentos, ferramentas de plantio e materiais de pesca para 1,8 mil famílias da região, incluindo indígenas e não-indígenas.
Em entrevista exclusiva à Mongabay, o líder dos Ashaninka relembra os anos de exploração de seu território por parte das madeireiras e comenta o acordo judicial inédito que assegurou indenização e pedido de desculpas.
Acordo judicial inédito assegura reparação ao povo Ashaninka, do Acre, cujas terras foram desmatadas nos anos 1980 para abastecer a indústria moveleira na Europa. Os indígenas só concordaram com negociação porque ela incluiu um pedido de desculpas e reconhecimento de sua “enorme importância como guardiões” da Amazônia.
Autoridades brasileiras estão investigando o assassinato de um líder indígena no norte do estado do Amapá, na região da Amazônia, onde a violência aumentou desde que um grupo de 50…
Muito antes de se tornar um homem procurado, escondendo-se na casa do embaixador uruguaio em Lima e implorando proteção, o presidente peruano Alan García assinou o último grande acordo. Como…
Os grupos indígenas sofreram uma derrota no STF no mesmo dia em que milhares de índios se reuniram em Brasília para lutar por seus direitos, garantidos pela Constituição de 1988.…
O estado do Pará inclui uma vasta área de terras públicas não classificadas de cerca de 450.000 quilômetros quadrados como parques nacionais ou reservas indígenas, mas que são mantidas em…
Segundo um estudo recente conduzido no Malawi, o desmatamento pode reduzir o acesso de comunidades a água limpa. Várias pesquisas anteriores sobre o impacto do desmatamento na dinâmica da água…
Dilma Ferreira Silva, coordenadora regional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na região de Tucuruí, no Estado do Pará, foi assassinada na sexta-feira em sua casa no assentamento de…
Por muitos anos, empresas de mineração nacionais e estrangeiras sonharam em ter acesso à riqueza mineral que fica abaixo das terras indígenas. E finalmente, o governo de Jair Bolsonaro parece…