Articles by Sibélia Zanon

Pacto aposta na regeneração natural para reflorestar 15 milhões de hectares da Mata Atlântica

Com 1 milhão de hectares de mata restaurada, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica pretende recuperar 2 milhões de hectares até 2025 e 15 milhões de hectares até 2050, de acordo com mapeamento que aponta áreas prioritárias do bioma. Uma das apostas do Pacto são as áreas com alto poder de regeneração natural, para diminuir os custos da restauração. Já o reflorestamento por plantio de mudas é uma alternativa para fomentar a cadeia de empregos em grandes propriedades de terra.

Os bancos de sementes que conservam o futuro da alimentação no Brasil

Coleção de sementes da Embrapa tem cerca de 120 mil amostras de quase 700 espécies agrícolas coletadas ao longo dos 49 anos de existência da estatal. Algumas das amostras foram enviadas ao Banco Mundial de Sementes de Svalbard, no Oceando Ártico, que, além de já conservar alimentos como arroz, feijão, pimenta e abóbora do Brasil, em breve receberá também variedades de milho crioulo, maracujá e caju.

Corredores florestais para salvar as aves raras do Nordeste

Projeto Mata Atlântica do Nordeste vai reflorestar 70 hectares entre Pernambuco e Alagoas até 2023 para conectar fragmentos isolados de mata. Oito propriedades já participam do projeto, com 13 hectares reflorestados. A meta é restaurar 50 hectares até julho deste ano.