Especialistas defendem a agrofloresta como uma alternativa agrícola sustentável à monocultura de soja e à pecuária. Projetos bem sucedidos podem restaurar pastagens degradadas e fornecer uma renda estável para pequenos agricultores. Um desses projetos é o Reca, cooperativa agropecuária sustentável e pioneira da agrofloresta na Amazônia brasileira, com mais de 30 anos de experiência.
O corredor verde de reservas indígenas e unidades de conservação corre o risco de ser cortado ao meio, com grileiros avançando por ambos os lados em municípios com altos níveis de desmatamento.
Deputados estaduais de Roraima aprovaram um projeto de lei que legaliza o garimpo no estado sem necessidade de estudos prévios. Emendas também legalizaram o uso do mercúrio, que é tóxico, para o processamento do ouro, e aumentaram o tamanho máximo permitido das áreas de mineração.
Menos de 5% dos mais de 550 assassinatos ocorridos desde o assassinato da Irmã Dorothy foram julgados, segundo dados coletados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e analisados pela Mongabay. No Pará, estado em que Stang foi assassinada, apenas 6 dos mais de 190 assassinatos por conflitos de terra foram levados a julgamento.
Três indígenas do Amazonas e dois agricultores do Maranhão foram assassinados até agora em 2020. Atos de violência que, segundo especialistas, aumentaram por causa das políticas de Bolsonaro.
Antes usados para lazer, navegação e pesca, quase todos os 150 igarapés de Manaus estão totalmente poluídos. Especialistas dizem que pode levar até 30 anos para recuperá-los; alguns já são considerados “mortos”.