O governo brasileiro aumentou a estimativa da extensão da floresta tropical amazônica destruída no ano passado.
Números divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do Brasil indicam deflorestação de 6.207 quilômetros quadrados da Amazônia no ano terminado em 31 de julho de 2015.
O aumento na taxa de desmatamento do ano anterior não é algo incomum.
O governo brasileiro aumentou a estimativa da extensão da floresta tropical amazônica destruída no ano passado.
Números divulgados semana passada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do Brasil indicam deflorestação de 6.207 quilômetros quadrados da Amazônia no ano terminado em 31 de julho de 2015. Este número representa um aumento de 6,5% em relação à estimativa de 5,831 quilômetros quadrados publicada no último mês de dezembro.
O número, que indica a maior perda anual da Amazônia brasileira desde 2011, não inclui nenhuma clareira encontrada na floresta desde 1 de agosto de 2015. Outros sistemas que monitoram o desmatamento, incluindo monitoramentos em quase tempo real conduzidos pelo INPE e pela ONG brasileira Imazon, sugerem que tenha ocorrido um amento acentuado na destruição da floresta desde então.
O aumento na taxa de desmatamento do ano anterior não é algo incomum. O INPE faz uma rápida estimativa alguns meses depois do fim da estação seca da Amazônia, quando os satélites têm visão mais clara da região. Os cientistas, então, passam vários meses fazendo uma análise mais detalhada das imagens de satélite para apresentar uma estimativa final. Espera-se que os dados de 2016 sejam liberados por volta do início de dezembro.
O desmatamento na Amazônia brasileira está em aumento depois de mais de uma década de declínio. Fatores que podem estar por trás do aumento da taxa de desmatamento incluem condições secas na Amazônia, uma moeda brasileira enfraquecida, que faz com que as exportações agriculturais sejam mais lucrativas, e esforços políticos para reverter as regulamentações ambientais.
O Brasil detém quase dois-terços da floresta Amazônica, a maior floresta tropical da Terra.