Unidades de Conservação News

A próxima grande ameaça ao mico-leão-dourado: febre amarela

A febre amarela, transferida das pessoas pelos mosquitos, está colocando em risco a recuperação do mico-leão-dourado. Em maio de 2018, a primeira morte de um exemplar da espécie foi registrada no ambiente natural após um surto da doença em todo o Brasil. Preocupantes 32% da população desapareceram no ano seguinte. Segundo especialistas, a doença pode fazer retroceder em trinta anos os esforços de conservação da espécie.

Coleta da castanha enfrenta desafios na terra de Chico Mendes

No ano em que Reserva Extrativista Chico Mendes completa 30 anos, ideal conservacionista do grande líder seringueiro dilui-se enquanto o Acre se defronta com complexas pressões econômicas. Jovens são atraídos a deixar o extrativismo para trabalhar em atividades mais estáveis, como a criação de gado.

Documentos revelam provas infundadas contra brigadistas de Alter do Chão

A prisão dos voluntários da ONG Brigada de Alter chamou a atenção nacional para uma batalha que vem acontencendo há décadas no chamado “Caribe Amazônico”: de um lado, grileiros e segmentos do setor imobiliário interessados em construir grandes empreendimentos na orla; do outro, ambientalistas e empresas de ecoturismo insistindo no crescimento sustentável.