Mata Atlântica News

Harpia: o desafio de proteger a maior ave de rapina do Brasil

Projeto Harpia completa 25 anos monitorando mais de 60 ninhos na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica; um de seus programas tem como objetivo trabalhar a conservação de forma integrada, devolvendo para a natureza toda ave em condições de não ficar em cativeiro permanente.

Alimentar animais silvestres é uma péssima ideia: o caso dos quatis de BH

Há 15 anos, o Projeto Quatis monitora as populações de quatis no Parque Municipal das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Interações com visitantes, moradores no entorno e animais domésticos contribuem não só para a alta densidade populacional dos quatis como também para o intercâmbio de doenças entre animais silvestres, animais domésticos e humanos.

Investigação liga cadeia de fornecimento de frango na Europa a abusos aos direitos indígenas no Brasil

Nova investigação estabeleceu uma ligação entre as redes de supermercados, fast food e marcas de comida para pets da Europa com a fazenda Brasília do Sul, de 9.700 hectares, que se tornou sinônimo de abusos aos direitos indígenas no Mato Grosso do Sul. Brasília do Sul abrigava um grupo de indígenas Guarani-Kaiowá, que foi expulso à força nos anos 1950 para abrir caminho ao desenvolvimento agrícola.

Corredores florestais para salvar as aves raras do Nordeste

Projeto Mata Atlântica do Nordeste vai reflorestar 70 hectares entre Pernambuco e Alagoas até 2023 para conectar fragmentos isolados de mata. Oito propriedades já participam do projeto, com 13 hectares reflorestados. A meta é restaurar 50 hectares até julho deste ano.