Todos os pangolins estão ameaçados de extinção e duas das espécies são consideradas como estando Criticamente em Perigo
Uma actualização da Lista Vermelha da IUCN alterou o estatuto do pangolim arborícola (Manis tricuspis) de Quase Ameaçado para Vulnerável. Foto de: Grupo de Trabalho do Pangolim Africano (sigla em inglês- APWG).
De acordo com uma actualização da Lista Vermelha da IUCN, um dos mais bizarros grupos de animais do mundo está em risco de ser completamente erradicado. Os pangolins, que se assemelham, em termos físicos e comportamentais, a papa-formigas com escamas, não existindo no entanto qualquer relação entre ambos, estão a ser consumidos ilegalmente até à extinção devido a um comércio próspero no Este Asiático. Na realidade, esta nova actualização da lista mostra que as oito espécies de pangolim estão, pela primeira vez, ameaçadas de extinção, sendo duas delas- o pangolim chinês e o pangolim malaio- agora considerados como Criticamente em Perigo.
Jonathan Bailie, director do Programa de Conservação na Sociedade Zoológica de Londres (sigla em inglês- ZSL) e co-fundador do Grupo de Especialistas da IUCN, SSC Pangolim, criado em 2012, afirmou: “No século XXI não deveríamos estar a alimentar-nos de espécies até que estas se tornem extintas- não há qualquer justificação para que o tráfico ilegal continue”.
Bailie adicionou ainda que “as oitos espécies de pangolim estão agora classificadas como em Perigo de Extinção porque estão a ser ilegalmente comercializados na China e Vietname”.
O pangolim malaio está agora classificado como Criticamente em Perigo. |
Nativos da África e Ásia, as oito espécies de pangolim representam cerca de 70 milhões de anos de evolução única. De facto, estes animais- que são os únicos mamíferos que possuem escamas- são tão distintos de outros que têm a sua própria Ordem: Pholidota. Além das suas escamas, os pangolins possuem uma língua comprida que utilizam para comer insectos, garras impressionantes, com as quais escavam os ninhos de térmitas e uma glândula anal odorífera que repele predadores. Estranhamente, os pangolins são mais relacionados com carnívoros.
No entanto, durante muitos anos, os pangolins foram os animais mais traficados à face da Terra. O Grupo Especialista dos Pangolins sediado no ZSL estima que nos últimos dez anos, mais de um milhão de pangolins selvagens tenham sido capturados. O grupo estima ainda que as populações de pangolim malaio tenham sido reduzidas em 80 por cento nos últimos 21 anos.
As escamas do pangolim são utilizadas na medicina tradicional enquanto que a sua carne é cada vez mais considerada como um sinal de status, sendo consumida em países como a China e o Vietname. No entanto, tal como o corno de rinoceronte, não há evidências que as escamas do pangolim tenham qualquer propriedade curativa. O comércio tornou-se de tal modo insustentável que os investigadores temem que os comerciantes alterem os seus negócios das reduzidas populações asiáticas para os pangolins africanos. As quatro espécies encontradas em África estão também ameaçadas devido à sua caça para consumo local de carne.
Em conjunto com o grito de alarme sobre o facto do pangolim estar cada vez mais próximo da extinção, o Grupo Especialista dos Pangolins anunciou um plano de acção de conservação designado “Ampliando a conservação do Pangolim”.
O conservacionista Dan Challender, co-fundador do Grupo Especialista dos Pangolins afirmou que “Um passo inicial vital para os governos Chinês e Vietnamita é que conduzam um inventário dos seus stocks locais de pangolins e que disponibilizem os números publicamente, de modo a provar que as trocas comerciais não estão a utilizar pangolins capturados em estado selvagem”.
Para este grupo, o mais importante é que se reduza a procura deste grupo de animais em perigo.
O Pangolim chinês (Manis pentadactyla) é agora considerado como Criticamente em Perigo. Foto de: Tou Feng.
As espécies mundiais de Pangolins
Espécies Asiáticas
Pangolim indiano (Manis crassicaudata), Em Perigo (categoria anterior: Quase Ameaçado)
Pangolim filipino (Manis culionensis), Em Perigo (categoria anterior: Quase Ameaçado)
Pangolim chinês (Manis pentadactyla), Criticamente em Perigo (categoria anterior: Em Perigo)
Pangolim malaio (Manis javanica), Criticamente em Perigo (categoria anterior: Em Perigo)
Espécies Africanas
Pangolim gigante (Manis gigantea), Vulnerável (categoria anterior: Pouco Preocupante)
Pangolim comum (Manis temminckii), Vulnerável (categoria anterior: Pouco Preocupante)
Pangolim comum (Manis tricuspis), Vulnerável (categoria anterior: Quase Ameaçada)
Pangolim de cauda longa (Manis tetradactyla), Vulnerável (categoria anterior: Pouco Preocupante)
AVISO: FOTOS EXPLÍCITAS
O estatuto do Pangolim comum (Manis temminckii) foi actualizado de Pouco Preocupante para Vulnerável. Foto de: APWG.
Escamas de Pangolim para venda. Foto de: Dan Challender.
O Pangolim indiano (Manis crassicaudata) está agora classificado como Em Perigo. Foto de: Sandip Kumar/Creative Commons 3.0.
Pangolim arborícola. Foto de: APWG.
Os Pangolins estão a ser chacinados em massa por causa das suas escamas (acima fotografadas) e da sua carne. Foto de: Dan Challender.
Grelhando um Pangolim. Os Pangolins são considerados como carne do mato em África, mas a maior ameaça são os mercados em expansão na China e Vietname. Foto de: APWG.
Dois Pangolins (à esquerda) são pendurados ao lado de carne do mato em África. Foto de: APWG.