Uma nova espécie de Caecilian – um verme similar a um anfíbio – foi descoberta nas florestas tropicais da Guiana Francesa.
A nova espécie é denominada Microcaecilia dermatophaga ou “pequena caecilian cutanofaga”, em alusão aos hábitos alimentares das jovens Caecilians, que descascam e comem a pele de suas mães. Elas não são feridas nesse processo – durante essa fase de desenvolvimento, cresce nelas uma camada extra rica em gordura. Caecilians adultos se alimentam de cupins e minhocas, e passam a maior parte de seu tempo em baixo da terra ou em serrapilheiras das regiões tropicais.
Microcaecilia dermatophaga adulta. Cortesia de Wilkinson et al. (2013).
“O que nós descobrimos foi outra espécie que se alimenta de pele, e mais importante, outra espécie que está bem distante em relação as outras cutanofagas que encontramos, o que significa que esse tipo de alimentação provavelmente é uma característica ancestral das Caecilians,” disse o coautor do estudo, Emma Sherrat, da Universidade de Harvard, em nome do Natural Environment Research Council.
Pouco se sabe sobre a nova espécie, que é da mesma família que a Atretochoana eiselti, a famigerada “cobra pênis” – também ela um tipo de Caecilian – que foi descoberta no ano passado num afluente do rio Amazonas, quando engenheiros o drenavam para a construção de uma usina hidroelétrica. Quase nada se sabe sobre a Atretochoana eiselti senão que ela é aquática e pode chegar a um comprimento de pelo menos 75cm.
Outra Caecilian, Atretochoana eiselti, descoberta ano passado. Observadores notam imediatamente sua semelhança com o membro masculino. Foto de Matt Roper.
Microcaecilia dermatophaga é a primeira Caecilian descoberta na Guiana Francesa em 150 anos.
Uma descrição da nova espécie pode ser encontrada no jornal PLoS ONE.
Mais fotos da Microcaecilia dermatophaga
Holótipo da Microcaecilia dermatophaga sp. nov(apenas a cabeça). Cortesia de Wilkison et al. (2013)
Suposta mãe com uma sequência conectada de cinco ovos (à esquerda) e com dois filhotes durante o período de cuidados pós-parto e cutiofagia materna (à direita). Cortesia de Wilkinson et al. (2013).
Microcaecilia dermatophaga. Cortesia de Wilkinson et al. (2013).
Rio Mana, em Angoulême, Guiana Francesa.
Habitat florestal da Microcaecilia dermatophaga, perto do rio Mana Angoulême, Guiana Francesa.
Citações: Wilkinson, M. et al. (2013) Uma nova espécie de Caecilian cutiófagas e o primeiro estudo do modo de reprodução das Microcaecilia (Amphibia: Gymnophiona: Siphonopidae).
PLoS ONE 8(3): e57756. doi:10.1371/journal.pone.0057756