Uma tribo isolada de aproximadamente 60 pessoas foi confirmada pela FUNAI no território indígena de Arariboia, na parte da Amazônia localizada no leste do Maranhão.
A FUNAI acredita que os índios isolados são da tribo Awá, uma das últimas tribos de caçadores nômades do Brasil. Embora façam parte de uma reserva protegida, os Awá estão ameaçados por invasões em suas terras.
“Sua floresta natal está sendo rapidamente destruída por madeireiros e fazendeiros de gado, que prejudicam o meio no qual sobrevivem. Os Awá isolados são altamente vulneráveis aos ataques e doenças transmitidas por esses invasores, e aconteceram conflitos fatais no passado”, diz a organização pelos direitos indígenas Survival International em uma notícia, acrescentando que “essa recente confirmação de um outro grupo de Awá reforça a necessidade que as autoridades têm de monitorar a área e de protegê-la contra invasores”.
Acredita-se que os Awá provavelmente eram fazendeiros fixos que, no entanto, invasores os expulsaram de suas terras e levaram-os a este estilo de vida nômade perseguidos por mais de cem anos.
Contatos intencionais do Governo Brasileiro nos anos 70 e 80 mataram muitos Awá de doenças como a malária e a gripe. No passado, os Awá foram vítimas de ataques violentos, algumas vezes, massacrados por fazendeiros, madeireiros, garimpeiros e colonizadores.