46% da energia do Brasil vem de fontes renováveis
46% da energia do Brasil vem de fontes renováveis
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
28 de Maio, 2008
As informações preliminares do Ministério de Energia mostra que a bioenergia derivada da cana de açucar ultrapassou o poder hidrelétrico como a segunda fonte de energia no Brasil em 2007, relata o Biopact.
O relatório anual Equilíbrio de Energia Nacional produzido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostra que 46.4 por cento da energia do Brasil vem de fontes renováveis. Por comparação, a energia renovável conta para 5.2 por cento da energia em países do OECD. Nos Estados Unidos, cerca de 7 por cento da energia vinha de fontes renováveis em 2006 de acordo com a Administração de Informação de Energia.
No Brasil o etanol e polpa compuseram cerca de 16 por cento da produção de energia do Brasil em 2007, um aumento de 10 por cento sobre 2006. A geração de energia hidrelétrica declinou 0.1 pontos percentuais ficando em 14.7 por cento em 2007.
A demanda total de energia brasileira cresceu 5.9 por cento em 2007, maior que a taxa de crescimento de 5.4 para a economia como um todo.
As companhias de petróleo brasileiras recentemente anunciaram a descoberta de dois imensos depósitos de óleo a pouca distância do mar.
O etanol brasileiro vindo da cana de açucar é atualmente o biocombustível mais eficiente produzido no mundo. Com o custo de produção de cerca de $1 por galão—uma fração do custo da gasolina comum—quase oito de cada dez novos carros vendidos no Brasil são flex—capazes de funcionar com uma mistura de gasolina-etanol (“gasohol”) ou bioetanol. O Brasil substituiu efetivamente 26 por cento de sua gasolina por combustivel vindo da cana de açúcar crescido em 5 por cento de sua área de colheita. O país é o maior exportador de etanol.