A Califórnia deu um passo a frente para banir a venda e comércio de barbatana de tubarão com a aprovação na quinta-feira do projeto de lei 376 no Senado. Dependendo agora da assinatura do governador para virar lei, o PL, foi aprovado por 25 a 9 votos.
Conservacionistas alegam que o banimento do comércio na Califórnia ajudará a reduzir a pressão sobre as populações de tubarões em declínio e pode incentivar legislações similares em outros estados. Washington, Oregon, Havaí, Guam e a Comunidade de Nações das Ilhas Mariana do Norte já adotaram o banimento.
“Esta nova lei representa a tão necessária mudança na maneira como tratamos os frágeis recursos oceânicos”, comentou a fundadora da ONG Blue Legacy e neta do conservacionista pioneiro Jacques Yves Cousteau, Alexandra Cousteau.
“Os tubarões são um dos principais predadores dos oceanos, mantendo todo o ecossistema em equilíbrio, mas muitas populações estão ameaçadas devido a ganância humana e falta de conhecimento”, enfatizou Christopher Chin, diretor executivo do Centro para Conscientização, Pesquisas e Educação Oceânica (COARE, em inglês), grupo que incentivou a aprovação do PL. “Os tubarões são extremamente sensíveis às pressões de pesca e se recuperam lentamente da sobrepesca”, completou.
Segundo o COARE, o comércio de barbatanas na Califórnia é parcialmente levado pela falta de informação entre os consumidores.
“Concluímos que alguns chineses e sino-americanos simplesmente não compreendem o problema. Se as pessoas soubessem mais sobre estes animais e seu papel crucial para os oceanos, desejariam protegê-los”, comentou Chin.
“Este PL ajuda diretamente a lidar com esta brecha de informações e oferece uma solução simples para aqueles que pedem: torne ilegal, assim não teremos que vender”.
Related articles