Estudo rastreou 21 espécies de mamíferos em reservas no norte de Minais Gerais, comparando suas populações em áreas de proteção integral, como parques nacionais, e aquelas de uso misto, que abrigam atividade humana.
A transformação das florestas tropicais em ambientes parecidos com savana pode afetar mais do que apenas a vegetação dos biomas — também a fauna pode mudar.
Grupo de pesquisadores analisou o impacto das ações de conservação desde a Eco-92. Segundo o estudo, pelo 21 espécies de aves e 7 de mamíferos no mundo escaparam de desaparecer.
Número de apreensões de exemplares das duas espécies tem aumentado de maneira preocupante nos últimos anos.
A floresta tropical queima lentamente. Segundo Jos Barlow, professor de Ciência da Conservação na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, uma linha de fogo poderia avançar apenas 300 metros em…
Não simples passarelas, mas estruturas de concreto, largas e com vegetação: nas rodovias e ferrovias do país, começam a surgir meios eficazes para conectar fragmentos de florestas e reduzir o risco de atropelamentos.
Um dos efeitos mais devastadores do tráfico ilegal de animais silvestres no Brasil é a multiplicação de saguis nas grandes cidades. Isso ocorreu com duas espécies em particular: o sagui-de-tufo-preto…
Novo relatório de 140 páginas lança luz sobre o tráfico ilegal de animais silvestres na Amazônia. O estudo revela que milhões de aves, tartarugas, mamíferos e peixes tropicais estão sendo retirados da natureza e comercializados internamente ou exportados para Estados Unidos, Europa, China, Oriente Médio e outros lugares. Muitos estão em perigo de extinção.
No interior de São Paulo, 2,5 milhões de árvores da Mata Atlântica foram plantadas para viabilizar a sobrevivência de um dos primatas mais raros do mundo.
A febre amarela, transferida das pessoas pelos mosquitos, está colocando em risco a recuperação do mico-leão-dourado. Em maio de 2018, a primeira morte de um exemplar da espécie foi registrada no ambiente natural após um surto da doença em todo o Brasil. Preocupantes 32% da população desapareceram no ano seguinte. Segundo especialistas, a doença pode fazer retroceder em trinta anos os esforços de conservação da espécie.
Por três anos, o projeto Bandeiras e Rodovias acompanhou a interação do tamanduá-bandeira com as estradas do Mato Grosso do Sul. Uma das conclusões: mortes por atropelamento reduzem pela metade a taxa de crescimento da espécie.
Nossos parentes mais próximos conseguiram colonizar uma grande extensão do planeta, estabelecendo residência em 90 países. Todavia, a maior parte das espécies de macacos, gorilas, lêmures, tarsius e lóris estão…
Potencializando ainda mais os dados pesquisados até o momento referente aos gorilas e chimpanzés que vivem no Ocidente da África Central, os cientistas concluíram que existem mais de duas subespécies…
Na medida em que empresas madeireiras adentram as florestas da África Central, cada vez mais macacos precisam encontrar meios para sobreviver nas florestas degradadas, que antes eram seu lar. Cientistas…
O multimilionário comércio legal de espécies selvagens provenientes dos países amazônicos foi analisado em detalhe pela primeira vez. Um novo relatório produzido pelo Centro Mundial de Monitoramento da Conservação do…
Redução de habitats, caça e mudança climática são apenas algumas das alterações ao planeta Terra provocadas pelo homem, em que biólogos afirmam estar levando o planeta a sua “sexta extinção…
A Suíça abriga a CITES, Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção, mas isso não significa que ela esteja imune ao…
Orangotangos boxeadores no Safari World em Bangkok, Tailândia. Vídeo cedido como cortesia pelo PEGAS Após 146 anos de funcionamento, o Ringling Bros. and Barnum & Bailey está fechando seu…
Diante de uma alteração no ambiente, uma espécie tem apenas três opções: deixar o local, adaptar-se ou morrer. Por causa do aumento nas temperaturas globais, muitas espécies estão deslocando seu…
O macaco Parauacu, ou “macaco voador”, um primata sul-americano de tamanho mediano, recebeu seu apelido em razão de sua habilidade em percorrer a copa das árvores calmamente. Esses habitantes das…