Notícias ambientais

Sobre a Mongabay

Credito: Rhett A. Butler

Credito: Rhett A. Butler

A Mongabay é uma organização de mídia independente que realiza reportagens sobre a natureza e os desafios planetários, contando com uma rede global de jornalistas locais.

 

Acreditamos que um jornalismo confiável e preciso é essencial para enfrentar com sucesso a emergência planetária, pois compartilhar conhecimento por meio de histórias pode informar, inspirar e sustentar ações eficazes em todo o mundo.

A Mongabay trabalha para…

Aprofundar a compreensão
… das forças globais que comprometem a saúde dos sistemas da Terra.

Tornar a ciência acessível
… e amplificar as vozes e os conhecimentos das pessoas diretamente afetadas pelas mudanças ambientais.

Atender a um público diverso
… oferecendo acesso gratuito a notícias e informações em diversos idiomas e formatos, a fim de reduzir lacunas de conhecimento e promover maior transparência.

Revelar evidências
… da destruição dos ecossistemas e de suas consequências para as pessoas em todo o mundo, criando oportunidades para responsabilizar os envolvidos.

A Mongabay oferece acesso a grandes volumes de evidências e análises confiáveis, precisas e com credibilidade. Produzimos reportagens originais em inglêsindonésioespanholfrancêshindiportuguês do Brasil. A Mongabay é amplamente reconhecida como uma das principais fontes de notícias, informações e análises sobre temas ambientais. Com uma ampla rede global de jornalistas locais, a Mongabay alcança milhões de pessoas todos os meses.

A Mongabay apoia sua rede global de jornalistas por meio de projetos especiais de reportagem, que realizam investigações aprofundadas sobre os mais diversos temas e regiões do planeta. Para sustentar esses esforços, a Mongabay se organiza em diversas editorias e escritórios regionais, responsáveis por conduzir sua cobertura. Enviamos newsletters e feeds RSS/XML, e estamos presentes em várias plataformas de mídia social, como Instagram, YouTube, X e LinkedIn.

O site Mongabay.com foi fundado por Rhett A. Butler em 1999, movido por sua paixão pelas florestas tropicais. O nome foi inspirado em uma ilha de Madagascar chamada Nosy Mangabe (imagem acima).

Desde sua criação, a Mongabay cresceu substancialmente — de um site sobre florestas tropicais mantido por uma única pessoa para uma organização jornalística multinacional com centenas de funcionários e mais de mil jornalistas colaboradores. Avançamos muito graças à capacidade da nossa redação de produzir jornalismo original com impacto real. No entanto, a escala dos desafios planetários que enfrentamos como comunidade global exige uma expansão contínua, direcionada a locais e temas em que o trabalho da Mongabay possa preencher lacunas significativas.

A estratégia da Mongabay sempre se baseou na ideia de que o jornalismo pode gerar resultados reais, aumentando a conscientização sobre a importância da natureza, promovendo responsabilização por destruição ambiental e inspirando as pessoas a buscar soluções. Nosso foco recai sobre regiões de alta biodiversidade, com ameaças graves, temas alinhados à nossa expertise e ambientes legais que permitam o exercício do jornalismo independente. Por isso, nossas reportagens são publicadas sob uma licença Creative Commons, permitindo que outros meios de comunicação as republiquem e ampliem a disseminação da informação.

Em 2012, foi registrada a Mongabay.org, uma organização sem fins lucrativos criada para desenvolver novas iniciativas de educação e jornalismo, aproveitando a rede, o tráfego e a reputação já existentes da Mongabay em um modelo de negócios sustentável. O objetivo da Mongabay.org é aprimorar a compreensão das forças globais que comprometem a saúde dos sistemas da Terra. Embora a entidade tenha se tornado Mongabay.org, o serviço de notícias continua ativo em Mongabay.com.

O primeiro projeto da Mongabay.org foi o lançamento da Mongabay.co.id, um serviço de notícias ambientais da Indonésia, administrado por uma equipe de jornalistas locais. Após seu sucesso, a Mongabay lançou a Mongabay Latam (em espanhol) em 2016, a Mongabay India em 2018, a Mongabay Brasil (em português) em 2019 e a Mongabay Hindi em 2020. Mais recentemente, foram lançados a Mongabay Africa (em francês), em 2023, e o Mongabay Data Studio em 2024.

Nesse contexto, a estratégia da Mongabay é formar uma rede colaborativa de jornalismo em escalas nacional, regional e global, para enfrentar os desafios desta década decisiva. Nossa estratégia para 2030 define como pretendemos ampliar nossas capacidades com base nas conquistas da Mongabay, para entregar informações de forma relevante e acessível a públicos que influenciam políticas e tendências globais. Organizamos esse plano em torno de cinco objetivos estratégicos, essenciais para que a Mongabay contribua de maneira efetiva para enfrentar a emergência planetária. A eficácia dessa estratégia se reflete nos numerosos prêmios conquistados por nossa equipe, como o Trace Prize for Investigative Reporting, o Society of Publishers in Asia Award e o Biophilia Award for Environmental Communication, o prêmio mais prestigiado do mundo para a cobertura de temas de biodiversidade.

Ao concretizar essa estratégia, a Mongabay pretende engajar uma comunidade global unida pela afinidade com a natureza, mobilizar uma rede de jornalismo capaz de reunir informações de regiões remotas — combinando fontes locais e dados de observação da Terra —, expor os motores ocultos da destruição ambiental por meio de reportagens investigativas sobre corrupção e ilegalidade, e oferecer oportunidades sustentáveis para que jornalistas aprimorem suas habilidades e tenham uma vida profissional digna e justa.

Normas editoriais | Verificação de fatos, fontes, plágio e diretrizes de atribuição | Política ética

Exit mobile version