A Mongabay está lançando uma nova edição do livro “Uma Tempestade Perfeita na Amazônia”; a obra está sendo publicada em versão online, por partes e em três idiomas: espanhol, inglês e português.
O autor, Timothy J. Killeen, é um acadêmico e especialista que estuda desde a década de 1980 as florestas tropicais do Brasil e da Bolívia, onde viveu por mais de 35 anos.
Narrando os esforços de nove países amazônicos para conter o desmatamento, esta edição oferece uma visão geral dos temas mais relevantes para a conservação da biodiversidade da região, serviços ecossistêmicos e culturas indígenas, bem como uma descrição dos modelos de desenvolvimento convencional e sustentável que estão competindo por espaço na economia regional.
Clique no link “Tempestade Perfeita na Amazônia” no topo desta página para ver os todos os capítulos do livro.
O Brasil é um grande produtor e consumidor de carne bovina. O consumo doméstico tem se expandido de forma constante ano a ano, com pequenas variações ligadas a recessões periódicas, mas a maior parte do crescimento recente é causada pelo crescente domínio do Brasil nos mercados globais de exportação. A maior parte desse crescimento ocorreu na Amazônia Legal.
Antes de 2000, as exportações consistiam em grande parte de carne processada e oscilavam entre 5% e 6% da produção total; depois de 2000, as empresas frigoríficas de carne bovina começaram a exportar carne fresca e congelada para os mercados da Europa, do Oriente Médio e do Leste Asiático.
Em cinco anos, as exportações representaram cerca de 20% da produção nacional total. As exportações caíram 25% durante a crise econômica global de 2008 e 2009. O consumo interno amorteceu o choque do mercado, mas a queda na demanda repercutiu na cadeia de suprimentos.
A contração coincidiu com um boicote internacional à carne bovina brasileira que motivou as três maiores empresas frigoríficas do Brasil a adotar o “Compromisso Público da Pecuária” e a eliminar o desmatamento de suas cadeias de suprimentos.
O crescimento das exportações foi retomado após 2012, com uma taxa média anual de aproximadamente 7% e agora representa cerca de 25% da produção nacional. A República Popular da China começou a importar carne bovina brasileira em 2016 e aumentou rapidamente suas compras para quase 900.000 toneladas em 2020. A China é hoje o maior mercado internacional para a carne bovina brasileira e aproximadamente metade dessas vendas é originada na região do Mato Grosso.
As exportações do Brasil amazônico para a China aumentarão em 2021, uma vez que os frigoríficos do Pará foram autorizados a vender para o maior mercado mundial de carne bovina industrializada.
“Uma tempestade perfeita na Amazônia” é um livro de Timothy Killeen que contém as opiniões e análises do autor. A segunda edição foi publicada pela editora britânica The White Horse em 2021, sob os termos de uma licença Creative Commons (licença CC BY 4.0).