Notícias ambientais

Cresce o número de onças-pintadas em reservas, diz WCS

  • A WCS informa que o número de onças-pintadas aumentou quase 8 por cento entre 2002 e 2016 em reservas destinadas para estudos na América do Sul e na América Central.

  • Os locais possuem por volta de 400.000 metros quadrados de habitat para onças-pintadas.

  • Apesar das descobertas promissoras, os cientistas da WCS alertam sobre a destruição dos habitats, caça em resposta das matanças de gado e a busca por partes do corpo das onças-pintadas ainda ameaçam de forma grave as onças-pintadas.

Os números de onças-pintadas em reservas de estudos específicos localizadas na América do Sul e na América Central estão crescendo. Essa informação é baseada nas pesquisas realizadas na última década pela Wildlife Conservation Society.

Elizabeth Bennett, vice-presidente de conservação da espécie na WCS diz que os resultados positivos vêm da parceria com as comunidades locais, agências governamentais e outros grupos de conservação.

“Estamos animados que os nossos esforços para conservar as onças-pintadas nas últimas duas décadas têm demonstrado sinais de sucesso,” Bennet diz em uma declaração.

A onça-pintada sofre ameaça da caça e da destruição de habitats. Foto de © Julie Larsen Maher/ WCS.

O número de onças-pintadas (Panthera onca) em todos as reservas da WCS (com aproximadamente 400.000 metros quilômetros quadrados ) na América Latina cresceu quase 8 por cento por ano, entre 2002 e 2016. Esses locais são lares para aproximadamente 5.000 das 60.000 onças-pintadas presentes nas Américas.

Apesar das boas notícias, os cientistas da WCS alertam sobre o perigo que elas sofreram – e ainda sofrem – ainda é presente o baixo número de onças-pintadas.

“Duas ameaças têm sido extremamente pesadas contra a maior espécie de felino da américa: redução do habitat devido a conversão de florestas em terreno de desenvolvimento e agricultura, e matando por causa da perda do gado,” John Polisar, coordenador de espécie onça-pintada na WCS, disse em uma declaração.

As onças-pintadas foram listadas em perigo iminente pela IUCN. Elas vagam por volta de três terços do que costumavam percorrer antes de 1900. Sobram poucas onças nos EUA, a maioria da população delas vive entre matagais no México e no extremo norte da Argentina.

Por volta de 60.000 onças-pintadas ainda habitam em diversos sistemas em toda a América. Foto da armadilha fotográfica de Guido Ayala e Maria Viscarra/WCS.

Para proteger o habitat da onça-pintada, a WSC diz que trabalha em comunidades locais e indígenas, como por exemplo, Tacana que está localizada em Madidi na Bolívia. A Tacana finalmente está de acordo com a taxa de desmatamento do local. Essa taxa é 4 vezes menor dentro da área administrada pela WCS. Essa comparação é realizada com outras áreas que não são administradas. Informação de acordo com a estimativa da WCS no ano de 2015. A região de Tacana faz fronteiras com o Parque Nacional Madidi.

De fato, a densidade de onças-pintadas encontradas dentro do Parque Nacional Madidi, que é uma das maiores biodiversidades do mundo em uma área protegida, três vezes maior do que foi em 2002.

Os biologistas equilibram esse sucesso com as novas ameaças advindas de novos horizontes, como a caça com intuito de recolher partes específicas do corpo da onça-pintada, como informa Julie Kunen, vice-presidente do programa para américa da WCS. As presas são procuradas particularmente nos mercados chineses. Uma apreensão em 2016 confiscou 337 presas, muitas delas provavelmente vieram das onças-pintadas presentes no Parque Nacional Madidi.

As reservas da WCS possuem um habitat com aproximadamente 5.000 onças-pintadas. Foto da armadilha fotográfica de Guido Ayala e Maria Viscarra/WCS.

Até os dias de hoje a WCS registra um aumento dos números onças-pintadas em lugares específicos.

“Podemos olhar para o futuro das onças pintadas nas américas com otimismo” diz Bennet quando a WCS anunciou de primeira mão suas descobertas, no dia 3 de março, o dia Internacional da Vida Selvagem. Esse dia marca a data que o CITES (Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção) foi adotada pelas Nações Unidas em 1973. “São ótimas notícias neste Dia Internacional da Vida Selvagem.”

Imagem do Banner: onças-pintadas em uma foto da armadilha fotográfica de Guido Ayala e Maria Viscarra/ WCS.

Exit mobile version