Notícias ambientais

Amigo, não inimigo: Análise destaca benefícios de predadores e catadores

  • Predadores são tipicamente mais conhecidos por perturbar animais de estimação e gado ou ser uma fonte de doença do que pelos valiosos – e muitas vezes menos visíveis – serviços que fornecem.

  • Uma análise publicada na revista Nature Ecology and Evolution cataloga benefícios fornecidos pelos predadores aos seres humanos documentados na literatura científica.

  • Os autores da análise destacaram casos que vão do potencial de leões da montanha diminuírem colisões de cervos e veículos, à morcegos que economizam pelo menos um bilhão de dólares anualmente para agricultores de milho, e aos abutres que se livram de toneladas de desperdício orgânico.

Os predadores ajudam os humanos muito mais do que lhes é dado crédito, apesar da natureza antagônica do relacionamento, de acordo com uma análise de estudos.

“Apesar de predadores e catadores são uma grande fonte de conflito, como grandes felinos na África e na Ásia, ou dingos na Austrália, há muitos exemplos que exaltam os benefícios que trazem para os seres humanos”, Christopher O’Bryan, um ecologista na Universidade de Queensland, na Austrália, disse em uma declaração. “Nosso artigo identifica estudos que mostraram esses benefícios através de um amplo espectro.”

Se reintroduzidos em partes dos Estados Unidos, leões da montanha poderiam ajudar a manter a controlar a população de, provavelmente diminuindo o número de colisões entre cervos e carros, segundo um estudo. Foto de Julia Larsen Maher/WCS.

Predadores são tipicamente mais conhecidos por perturbar animais de estimação e gado, ou ser uma fonte de doença, do que pelos valiosos – e muitas vezes menos visíveis – serviços que fornecem. Mas a quantidade de predadores tem diminuído ao redor do mundo: os leopardos são encontrados em menos de um quarto de sua escala histórica, por exemplo, e o número de muitas espécies do abutre estão caindo também. Esses tipos de tendências deixa os cientistas preocupados de que talvez não compreendamos a importância dos predadores antes que seja tarde demais.

O’Bryan e seus colegas vasculharam a literatura científica, buscando informação sobre como esses animais impactam nossas vidas. Sua análise encontrou muitos exemplos de benefícios documentados de predadores, “de leões da montanha reduzindo colisões de veículos e cervos, à morcegos economizando agricultores de milho bilhões por ano através da redução de pestes, aos abutres economizando milhões em remoção de carcaças de gado”, O’Bryan disse.

A pesquisa foi published in the journal Nature Ecology and Evolution em 18 de janeiro.

Morcegos controlam pragas agrícolas, economizando fazendeiros bilhões de dólares a cada ano, de acordo com a pesquisa. Foto de Rhett a. Butler/Mongabay.

Um estudo encontrado prevê que, se as pumas voltassem para o território onde uma vez vagavam no leste dos Estados Unidos, seu impacto sobre as populações de veados durante as próximas três décadas diminuiria os acidentes de carro causados por veados em 22 por cento, economizando $2,13 bilhões e 155 vidas.

Em 2014, os cientistas calcularam que morcegos economizam a agricultores de milho mais de $1 bilhão a cada ano, graças a seu controle de pragas de insetos. E uma pesquisa sobre abutres no Iêmen revelou que eles se livraram de mais de 22 por cento do lixo orgânico de uma cidade.

Mas esses benefícios podem desaparecer junto com os predadores e catadores se eles não forem protegidos, segundo os cientistas.

“Temos de compreender que, se perdermos estes animais, a humanidade perde”, co-autor James Watson, um cientista de conservação da Universidade de Queensland e WCS, disse na declaração.

Catadores como abutres se livram de carcaças e outros resíduos orgânicos, segundo uma equipe de cientistas. Foto de Julia Larsen Maher/WCS.

Agora, os cientistas precisam levar a pesquisa mais longe na tentativa de reforçar a nossa compreensão dessas conexões com a saúde humana, segurança e economia, disse a equipe.

“Quanto mais entendemos os benefícios que essas espécies oferecem”, disse Watson, “melhor podemos identificar as situações que levam benefícios mútuos para ambas espécies e sociedades, um resultado que poderia melhorar a proteção de… espécies em perigo da Terra.”

CITAÇÕES

Gangoso, L., Agudo, R., Anadón, J. D., de la Riva, M., Suleyman, A. S., Porter, R., & Donázar, J. A. (2013). Reinventing mutualism between humans and wild fauna: insights from vultures as ecosystem services providers. Conservation Letters, 6(3), 172-179.

Gilbert, S. L., Sivy, K. J., Pozzanghera, C. B., DuBour, A., Overduijn, K., Smith, M. M., … & Prugh, L. R. (2017). Socioeconomic Benefits of Large Carnivore Recolonization Through Reduced Wildlife‐Vehicle Collisions. Conservation Letters, 10(4), 431-439.

Maine, J. J., & Boyles, J. G. (2015). Bats initiate vital agroecological interactions in corn. Proceedings of the National Academy of Sciences, 112(40), 12438-12443.

O’Bryan, C. J., Braczkowski, A. R., Beyer, H. L., Carter, N. H., Watson, J. E., & McDonald-Madden, E. (2018). The contribution of predators and scavengers to human well-being. Nature Ecology & Evolution, 1.

Imagem do banner de um leopardo na Tanzânia de John C. Cannon.

OPINIÃO: Use este formulário para enviar uma mensagem ao autor deste artigo. Se desejar fazer um comentário público, use o final da página.</b

Exit mobile version