Notícias ambientais

A observação de pássaros está pronta para levantar voo na Colômbia, revela estudo

  • Um novo estudo identificou 67 comunidades na Colômbia com alto potencial para desenvolver o ecoturismo de observação de aves.

  • Um novo estudo identificou 67 comunidades na Colômbia com alto potencial para desenvolver o ecoturismo de observação de aves.

  • Os autores apresentaram o ecoturismo como alternativa à mineração e à exploração madeireira, pois as comunidades buscam meios de se desenvolver economicamente após longas décadas de conflito.

A Colômbia abriga mais espécies de aves do que qualquer outro país na face da Terra. Além disso, é bem conhecida por um conflito de longa data que apenas recentemente começou a cessar. Agora, dois cientistas na Suíça mapearam as possibilidades de ecoturismo de observação de aves para reforçar o desenvolvimento econômico e proteger as florestas, enquanto o país emerge após décadas de lutas.

Na Colômbia “a diversidade de pássaros parece não ter fim, e os pássaros vêm em ondas de cores vivas”, disse R. Scott Winton, ecologista do Instituto Federal de Zurique na Suíça, em um email para a Mongabay. “Cada novo local visitado apresenta um novo conjunto de espécies.”

Manakim d’asa torta (Machaeropterus deliciosus) na Colômbia. Foto de Natalia Ocampo-Peñuela.

O recente acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, em 2016, significa que muitos locais no país, antes restritos devido à presença de grupos armados, agora estão abertos para visitação. Em Em um estudo publicado hoje no jornal Tropical Conservation Science, Winton e a ecologista Natalia Ocampo-Peñuela identificaram locais onde aves raras – aquelas frequentemente procuradas por observadores – podem ser encontradas na Colômbia. Para isso, utilizaram distribuições conhecidas e o banco de dados de ciência cidadã (citizen science) chamado eBird. Então, eles buscaram sobreposições entre esses dados e as comunidades que estão tentando se desenvolver após o conflito.

A análise revelou 67 locais onde a observação de aves pode ser bem sucedida.

Municípios colombianos (contornos pretos) anteriormente afetados pelo conflito e com alto potencial de observação de pássaros. As áreas protegidas e os hotspots estabelecidos pelo eBird que se sobrepõem a esses municípios estão marcados em roxos e por pontos negros, respectivamente. O gradiente de fundo mostra as concentrações de aves endêmicas, quase endêmicas, de baixa dispersão, e ameaçadas. Imagem e legenda são cortesia de Ocampo-Peñuela e Winton, 2017.

“O fato de muitas áreas terem permanecido inacessíveis por 50 anos significa que ainda há descobertas a serem feitas,” disse Ocampo-Peñuela, também do Instituto Federal de Zurique. “Pacificamente, os observadores de pássaros irão para a Colômbia.”

Em grande parte, muitas espécies de aves – 1.942 exatamente, incluindo 74 encontradas em nenhum outro lugar da Terra – vivem na Colômbia por causa da geografia única e impressionante do país.

“A Colômbia tem uma localização privilegiada”, disse Ocampo-Peñuela. Ao contrário de qualquer outro país andino, a cadeia montanhosa se divide em três cordilheiras pelo país, conhecida como “cordilleras”, criando habits únicos que se estendem dos altos platôs, ou “paramos”, até os rios nos vales abaixo.

“Cada declive de cada cordilheira tem pássaros únicos, bem como os seus vales e ‘paramos’”, disse ela.

Isso significa “uma quantidade absurda de ecossistemas para os pássaros preencherem”, adicionou Winton.

Xenopipo flavicapilla. Foto de Natalia Ocampo-Peñuela.

Muitos desses ecossistemas ainda estão intactos, em grande parte devido ao conflito que a Colômbia enfrentou por tanto tempo.

“O conflito na Colômbia resultou na conservação de grandes trechos de florestas intocadas, porque estas foram protegidas pelos grupos armados, pois serviam como esconderijo para eles e para seus cultivos ilegais”, disse Ocampo-Peñuela.

Até agora, a luta entre o governo e as forças das FARC manteve afastados os interesses dos madeireiros, pecuaristas e mineiros. No entanto, agora que essas áreas podem ser acessadas novamente por pessoas de fora, muitos conservacionistas estão preocupados com o que acontecerá a seguir.

“Em uma transição tão importante para a Colômbia, tememos que as indústrias extractivas e a esperança de dinheiro rápido levem à destruição de muitos habitats importantes”, disse Ocampo-Peñuela.

Ela e Winton afirmam que o desenvolvimento do ecoturismo, centrado na observação de aves, ajudará a assegurar a preservação desses habitats, pois os pássaros não permanecerão se as áreas forem destruídas. Além disso, eles dizem que o ecoturismo beneficiaria as comunidades locais. A National Audubon Society estima que 150 mil observadores de pássaros dos Estados Unidos devem visitar a Colômbia nos próximos 10 anos, o que criaria 7.500 empregos e US $ 47 milhões em renda.

“As indústrias [extrativas] criam sim empregos rurais, mas geralmente de modo efêmero de expansão e queda, ” disse Winton. “Além disso, em seu rastro, elas deixam a paisagem degradada e com menor capacidade de prover outros bens públicos, como água limpa.”

Tangará-multicolorido (Chlorochrysa nitidissima), o qual vive apenas nas montanhas colombianas. Foto de R. Scott Winton.

Em contrapartida, os locais podem esperar empregos com melhores salários para atender às necessidades de observadores de pássaros tipicamente abastados. E a renda desse tipo de emprego tem mais chance de permanecer na comunidade do que ser desviado por grandes corporações.

“Então, mesmo se o turismo de observação de pássaros gerar uma renda menor do que a da extração, uma porcentagem muito maior será entregue às comunidades rurais que mais necessitam de estímulo econômico,” disse Winton.

Esse é um incentivo poderoso para proteger o meio ambiente, acrescentou.

“Quando as pessoas percebem que os turistas pagam muito dinheiro para ver os pássaros, de repente, a floresta tem mais valor se estiver intacta, e muda o cálculo se vale ou não a pena transformar a área em pasto de gado”.

Beija-flor de cauda longa (Aglaiocercus kingii), um tipo de beija-flor encontrado na Colômbia. Foto de R. Scott Winton.

Citação

Ocampo-Peñuela, N., & Winton, R. S. (2017). Economic and Conservation Potential of Bird-Watching Tourism in Postconflict Colombia. Tropical Conservation Science, 10, 1940082917733862. https://doi.org/10.1177/1940082917733862

Imagem do banner: ornitófilos. Foto de R. Scott Winton.

Exit mobile version