Notícias ambientais

Suspensa a licença para a operação da megabarragem de Belo Monte da Amazônia

  • Uma juíza brasileira suspendeu a licença de operação da controversa barragem de Belo Monte, na Amazônia, porque o consórcio Norte Energia, construtor e operador da barragem, não conseguiu atender a um compromisso de compensação principal exigido pelo governo federal.

  • Em troca do direito de construir e operar a barragem, a Norte Energia inicialmente concordou em instalar sistemas de água potável e rede de esgotos para a cidade de Altamira, com conclusão prevista para julho de 2014. O órgão judicial permitiu uma prorrogação até 1 de setembro de 2016, mas o sistema ainda não está concluído.

  • A Norte Energia argumentou que o seu compromisso se estendia apenas para a construção das linhas de água e esgoto, e não para conectá-las às residências – uma alegação que o tribunal rejeitou.

  • No momento, a cidade despeja o esgoto diretamente no rio Xingu e os resíduos são agora acumulados atrás da nova barragem. Se o sistema de saneamento não for instalado rapidamente, as autoridades temem que Altamira corra o risco de um colapso no saneamento devido à contaminação das águas subterrâneas da cidade com os esgotos domésticos.

Street scene in downtown Altamira. The sprawling city of 150,000 people is currently without operational drinking water or sewage systems due to an unmet binding commitment by Norte Energia, the builder and operator of the Belo Monte dam. Photo by Zoe Sullivan
Vista da rua no centro de Altamira. A cidade em expansão com 150.000 habitantes está atualmente sem sistemas operacionais de água potável ou de esgoto devido a um compromisso vinculativo não atendido pela Norte Energia, construtora e operadora da barragem de Belo Monte. Foto por Zoe Sullivan

Uma juíza brasileira decidiu que o consórcio Norte Energia – construtor e operador da barragem de Belo Monte – não atendeu a um dos termos centrais do seu acordo de licença. Sob um acordo federal de 2010, exigiu-se que a empresa construísse um sistema de saneamento para a cidade de Altamira como compensação para cerca de 150.000 residentes quanto aos impactos da barragem.

Como resultado, a juíza suspendeu a licença de operação da Belo Monte pela pendência da conclusão do sistema de saneamento.

O argumento da empresa de que era necessário construir apenas as linhas de água e esgoto e de que era responsabilidade da cidade conectá-las às residências foi repetidamente rejeitado pela juíza Maria Carolina Valente do Carmo.

Sewage flows into an Altamira street. Norte Energia, the builder of the Belo Monte dam, has installed a municipal sewage system but has refused to link houses to it, insisting that this is the responsibility of the city government. Photo by Natalia Guerrero
Água de esgoto corre em uma rua de Altamira. A Norte Energia, construtora da barragem de Belo Monte, instalou um sistema municipal de esgoto, mas recusou conectá-lo às casas, insistindo que esta tarefa é responsabilidade do governo da cidade. Foto por Natalia Guerrero

A barragem de Belo Monte – o quarto maior projeto hidrelétrico do mundo – tem sido bastante contestada pelos ativistas dos direitos indígenas e ambientais. Ela está localizada no coração da Amazônia, no rio Xingu, no estado do Pará, e iniciou a operação em abril deste ano.

Higor Pessoa, procurador do Ministério Público Federal em Altamira, disse à Mongabay disse que no momento a cidade despeja seus resíduos diretamente no rio Xingu. Agora, explicou, os resíduos estão se acumulando atrás da nova barragem, tornando ainda mais urgente a conexão adequada do sistema de saneamento pela Norte Energia.

“Hoje, Altamira está correndo o risco real de um colapso no saneamento devido à contaminação das águas subterrâneas da cidade com o esgoto doméstico e de resíduos orgânicos que também podem surgir do esgoto”, comentou Pessoa. “Há um potencial real de que este se misture com a água que a população consome”.

A agência de notícias Reuters relata que embora a barragem esteja aumentando a produção, e deve ter a capacidade de geração máxima de 11.233 megawatts, sua capacidade média está agora em torno de 4.571 megawatts para tranquilizar as preocupações sobre inundações das terras indígenas protegidas. A Norte Energia não respondeu às solicitações para comentar sobre sua capacidade operacional.

Quase 50% do consórcio Norte Energia é detido pelas empresas de serviços públicos Centrais Elétricas Brasileiras SA, ou Eletrobras, e duas de suas filiais. Outros acionistas incluem a Petróleo Brasileiro SA (Petrobras) – que se encontra envolvida no gigante escândalo de corrupção Lavo Jato – junto com o banco estatal, Caixa Econômica Federal.

O comunicado de imprensa do Ministério Público afirmou que a cláusula de saneamento anexada ao acordo de licenciamento é considerada “uma das mais importantes de Belo Monte”, vinculando, juridicamente, condições de compensação. A licença prévia emitida em 2010 exigia que a Norte Energia entregasse o sistema de água potável e de esgoto para a cidade de Altamira em julho de 2014. Quando a licença de operação foi emitida no final de 2015, o IBAMA concedeu à Norte Energia uma prorrogação até 1 de setembro de 2016 para o término dos trabalhos.

A Norte Energia não respondeu às solicitações da Mongabay para comentar esta história. O Ministério Público Federal em Belém disse que o IBAMA recebeu o aviso da decisão judicial em 8 de setembro de 2016.

The recently completed Belo Monte dam in the Amazon. Photo by Zoe Sullivan
A recém-concluída barragem de Belo Monte, na Amazônia. Foto por Zoe Sullivan
Exit mobile version