Notícias ambientais

Nova campanha diz que “fazer cócegas é tortura” para os lóris lentos

Pulling slow loris teeth out. Photo courtesy of: International Animal Rescue.
A extração de dentes dos lóris lentos. Foto, cortesia do: International Animal Rescue.


Você já viu vídeos de pessoas fazendo cócegas em um lóris lento – aquele primata pequeno, fofo e de olhos grandes, que habita a floresta tropical asiática?



Esta é a história real de como um lóris lento chegou até lá. Ele foi roubado do habitat selvagem por caçadores ilegais, que provavelmente o tiraram da mãe dele – após matá-la. Em seguida, os seus dentes foram arrancados com alicate e sem anestesia, um tipo de procedimento no qual a maioria dos lóris lentos acabam não sobrevivendo. E para finalizar, as pessoas que fazem cócegas nos lóris lentos não proporcionam prazer a eles – longe disto. Na verdade, quando alguém faz cócegas em um lóris lento, ele levanta os braços em defesa própria acessando uma glândula venosa localizada na axila para se defender contra o “seu dono”. A nova campanha do International Animal Rescue, IAR, entitulada Fazer cócegas é TORTURA está lutando para expôr as realidades cruéis do comércio desse tipo de animal que também vem contribuindo para a sua extinção no mundo todo.



“A crueldade envolvida no comércio de lóris lentos é indescritível e o público precisa ficar ciente do fato”, disse Phily Kennington, o idealizador da campanha. Ele mencionou ainda que para esses tipos de animais, noturnos e tímidos, a vida como um animal doméstico é “uma crueldade”.



Slow loris raise their arms in defense when they are tickled. Photo from YouTube Video.
Lóris lentos levanta os braços se defendendo quando alguém o faz cócegas. Foto do vídeo do YouTube.

“Os lóris lentos percorrem longas distâncias à noite em busca de comida. Eles se alimentam de grilos e de outros insetos, além de ovos de aves, frutas e da seiva de certas árvores. Os vídeos do YouTube mostram os lóris de estimação comendo bolinhas de arroz e outros alimentos inapropriados, portanto não é de surpreender que a maioria deles seja subnutrida e sofra de sérios problemas de saúde”.



Ainda, a ideia de que os lóris lentos são de alguma forma animais simpáticos e adequados para serem transformados em bichinhos de estimação tem sido exacerbada por muitas celebridades, de acordo com Kennington.



“Rihanna recentemente postou uma selfie segurando um lóris lento e Lady Gaga teve a intenção de usar um lóris em um vídeo musical, mas acabou levando uma mordida – certamente porque o bichinho não estava se sentindo feliz por estar naquela situação e tentou se proteger”, disse Kennington. “A utilização de lóris desta maneira transmite uma mensagem completamente errônea – que é correto mantê-los em cativeiro e tratá-los como se fossem bichinhos de estimação”.





Atualmente, a Lista Vermelha da IUCN (União para a Conservação da Natureza) reconhece cinco espécies de lóris lentos – embora os cientistas tenham sugerido oito. Destas cinco, quatro estão listadas como Vulneráveis e uma – a dos lóris lentos javaneses (Nycticebus javanicus)–é listada como Criticamente Ameaçada. Os conservacionistas dizem que uma das maiores ameaças a esses animais é a comercialização deles como animais domésticos, e que também eles estão sendo postos em perigo por conta dos desmatamentos, da fragmentação e da matança para uso em remédios tradicionais.



A International Animal Rescue deu início a uma petição na qual pede às pessoas não compartilharem esses vídeos mas, em vez disso, fazerem o direcionamento à página de informaçãomostrando as verdades do comércio ilegal de animais de cativeiro para estes primatas ameaçados de extinção.



Exit mobile version