Notícias ambientais

Projetos de mega-barragens no Peru ameaçam nascente do rio Amazonas e o colapso do ecossistema

'The Marañón River in Peru where the government is proposing more than 20 dams on the main trunk.' . Photo credit: David Hill
“O rio Marañón no Peru, onde o governo propõe a construção de mais de 20 barragens. . Crédito da fotografia: David Hill


O Peru está a planear uma série de grandes barragens hidroeléctricas nos 1700 quilómetros (1056 milhas) do Rio Marañón, que começa nos Andes peruanos e é a principal fonte do rio Amazonas. Os críticos dizem que os projectos de mega-barragens podem destruir o Marañón, resultando no que o engenheiro peruano José Serra Vega chama de ‘morte biológica “..



Em 2011, o Peru aprovou uma lei declarando “interesse nacional” a construção de 20 barragens no curso principal do rio Marañón, afirmando que estes projectos irão lançar o país “a longo prazo para uma Revolução Energética Nacional.” Contudo, muitos peruanos que seguem esta matéria, acreditam que as barragens planeadas têm menos que ver com a “procura nacional” de eletricidade, como a lei diz, e mais que ver com o fornecimento a empresas de mineração e exportação para os países vizinhos.



Segundo o governo, a procura potencial máxima para a electricidade é projectada para ser pouco mais de 12.000 megawatts (MW) até 2025, assumindo as elevadas taxas de crescimento actuais. Contudo, só as 20 barragens do rio Marañón, listadas na lei de 2011, irão produzir mais de 12.400 megawatts. Tal não inclui a capacidade de geração de energia de todas as barragens propostas e existentes na Bacia do Marañón como um todo, bem como noutros rios peruanos.



“Para quem é toda esta energia? Para as pessoas, ou para as empresas de exploração mineira? A resposta é: as empresas “, diz Milton Sanchez, da Plataforma Interinstitucional Celendina, uma coaligação de cerca de 40 organizações com base na província de Celendín, na região de Cajamarca, que seria fortemente impactada pelas barragens.





'Detail from a mural in the town of Celendin where opposition to the proposed Conga mine is high. Many people believe the proposed dams for the Marañón, like Chadin 2, are intended to supply energy to destructive mining projects, like Conga.' Photo credit: David Hill‘Detalhe de uma pintura mural na cidade de Celendin onde a oposição à mina de Conga é elevada. Muitas pessoas acreditam que as barragens propostas para o Marañón, como a Chadin 2, destinam-se a fornecer energia para projetos de mineração destrutivas, como Conga”. Crédito da fotografia: David Hill



Serra Vega diz que a construção de apenas quatro das barragens destruiria migrações de peixes e impediria a vital deposição de sedimentos ricos em nutrientes. Estes solos fertilizam as culturas de que milhares de peruanos dependem. “Estudos mostram que, quando as barragens são construídas, 90 por cento dos peixes desaparecem. O curso principal [do rio] vai morrer “, diz Serra Vega.



Um relatório de 2014 da ONG dos Estados Unidos, International Rivers (IR), concorda que estes planos colocam o futuro do Marañón em risco. IR usou as escassas informações disponíveis sobre as barragens propostas para mapear áreas potencialmente inundáveis. Eles concluíram que os reservatórios criados pelas barragens inundariam cerca de 7.000 quilómetros quadrados (2.703 milhas quadradas) ao longo de 80 por cento do curso principal do rio. “O rio, actualmente vibrante e de fluxo livre, seria quase completamente afogado”, disse o relatório.



Local resident Juana stands in front of graffiti protesting the Chadin 2 dam. Photo credit: David Hill.
Juana, uma residente local, em frente a um graffiti de protesto contra a barragem Chadin 2. Crédito da fotografia: David Hill. Uma residente local cuja casa e terra seria inundadas por uma das muitas barragens propostas – Chadin 2. Crédito da fotografia: Luis Herrera



Problema flui a jusante para a Amazónia



Mont Aguirre, coordenador do programa Rios Internacionais da América Latina, disse a Mongabay.com que as barragens foram “mal planeadas” e causarão” sérios problemas para toda a bacia Amazónica.”



“Não há avaliação cumulativa do impacto, nenhuma avaliação do impacto ambiental transfronteiriço, não há contabilização do impacto destes projectos sobre os meios de subsistência das pessoas e da produção de alimentos, e nenhum estudo sobre como a mudança climática afectará o desempenho destes projectos”, disse Aguirre . “Estudos sérios poderiam provavelmente mostrar que não há necessidade de qualquer um deles.”



Paul Little, um antropólogo ambiental, diz que as barragens de Marañón poderiam contribuir para “colapso do ecossistema” da Amazónia, especialmente dado que os países vizinhos têm planos semelhantes para outros rios que nascem na Cordilheira dos Andes e alimentam o Amazonas.




'The Ameiva nodam lizard named to raise awareness of the proposed dams. It is one of many species discovered by German herpetologist Claudia Koch in the Marañón valley.' Photo credit: Claudia Koch
‘O lagarto Ameiva “nodam” (“dam” palavra inglesa para barragem) foi denominado como tal para aumentar a sensibilização sobre as barragens propostas. É uma das muitas espécies descobertas pela herpetóloga alemã Claudia Koch no vale Marañón. ‘ Crédito da fotografia: Claudia Koch


“A construção de muitas barragens de grande escala, na vasta região das cabeceiras da Bacia Amazónica – abrangendo partes da Bolívia, Peru, Equador e Colômbia – vai produzir mudanças críticas nos fluxos de água continentais”, afirma um relatório de 2014, intitulado “Mega-projetos de desenvolvimento na Amazónia: uma cartilha ambiental e sócio geopolítico”, da autoria de Little. “Esta nova onda de construção de barragens nas cabeceiras da Bacia é uma experiência hidrológica de proporções continentais, quando ainda pouco se sabe cientificamente da dinâmica hidrológica pan-amazónica, criando o risco de provocar mudanças irreversíveis nos rios.”



Little disse a Mongabay.com que os planos do Peru para o Marañón poderiam “provocar grandes perturbações nos ciclos de inundações, migrações de peixes e depósitos de sedimentos em toda a Bacia Amazónica, com potencialmente desastrosas, mas até agora desconhecidas, consequências ecológicas.”



“Estas mudanças dramáticas nos fluxos de água e sedimentos continentais também impediriam a utilização humana dos ricas planícies da Amazónia por comunidades ribeirinhas tradicionais”, disse Little.



Grandes barragens causam impactos múltiplos



Os impactos sociais e ambientais negativos das grandes barragens foram reconhecidos há muitos anos. A Comissão Mundial de Barragens relata que as grandes barragens são a “principal ameaça física” para a “degradação dos ecossistemas de bacias hidrográficas” e destruir ou restringir a capacidade dos rios para executar serviços cruciais ecossistema, tais como o fornecimento de habitat para a reprodução de peixes, a reciclagem de nutrientes, purificação de água, reposição do solo, controle de enchentes, e protecção dos manguezais e dos pântanos.



As barragens também atrapalham e destroem comunidades, deslocando entre 40 e 80 milhões de pessoas no mundo. “Sociedades inteiras perderam o acesso aos recursos naturais e o património cultural que foram submersos pelos reservatórios ou rios transformados por barragens”, afirma a Comissão.



A dam construction team at work. Photo credit: Rocky Contos
Uma equipa de construção da barragem. Crédito da fotografia: Rocky Contos


Os potenciais impactos sociais das mega-barragens de Marañón seriam enormes, forçando milhares de pessoas a deixas as suas casas, terras e fontes de subsistência. Muitas dessas pessoas incluem os indígenas Awajuns e Wampis. A destruição das migrações de peixes e dos nutrientes do solo iria prejudicar safras de pesca e o cultivo de culturas.



Perda de biodiversidade não estudada e de um destino turístico de classe mundial



As barragens e os vastos reservatórios submergiriam floresta tropical, floresta temperada, planícies de floresta amazónica, e áreas extremamente ricas em biodiversidade e em espécies endémicas. Muitas das espécies endémicas – incluindo mamíferos, aves, plantas, insectos, répteis e anfíbios – não foram estudados pelos cientistas.



A herpetóloga alemã Claudia Koch, do Museu de Pesquisa Zoológica Alexander Koenig, descobriu 14 novas espécies de répteis e anfíbios no vale Marañón em apenas 13 meses de pesquisa. Ela contou a Mongabay.com que não está claro quantas espécies endémicas seriam afectadas ou “perdidas para sempre” devido às barragens, porque não se sabe o suficiente sobre as espécies que já foram descritas, e ainda menos das numerosas espécies que permanecem “sem serem detectadas.




'The proposed dams for the Marañón would destroy an embryonic tourist industry based on paddling and kayaking.' Photo credit: Rocky Contos
‘As barragens propostas para o Marañón iriam destruir uma indústria turística embrionária baseado em remo e caiaque.’ Crédito da fotografia: Rocky Contos


“As barragens causarão fragmentação e perda de habitat de muitas espécies endémicas, criando barreiras para [a partilha da] sua “pool” genética”, disse Koch, que nomeou dois dos seus descobrimentos Ameiva nodam e aggerecusans ameiva (“rejeitar barragem” em latim ) depois do que aprendeu sobre os planos do Peru. “É bastante provável que as populações de muitas espécies endémicas vão diminuir no futuro próximo”, disse ela. “Nós não sabemos o que será perdido se estas barragens forem construídas.”



Uma indústria turística embrionária também seria destruída. Rocky Contos, um organizador de excursões a remo, e director do SierraRios, uma organização de conservação com sede nos EUA, chama ao Marañón o “mais precioso rio” da América Latina e “um dos melhores do mundo” para rafting e caiaque.



“O Marañón é equiparável ao rio Colorado e ao Grand Canyon, mas ninguém tinha reconhecido isso antes de eu o descer e começar a publicitá-lo, desde há alguns anos atrás”, diz Contos, que cruzou um trecho de 550 quilómetros (342 milhas) do Marañón. “O Grand Canyon da Amazónia.” Ele diz que construir tantas barragens no curso principal do rio seria “uma das maiores tragédias ambientais da história humana.”



This newly discovered lizard species (Ameiva aggerecusans) is among 14 species of reptile and amphibian new to science recently found along the Marañón River. Researchers fear that the mega-dams projects will drown a treasure house of biodiversity. Photo credit: Claudia Koch.
Esta espécie de lagartos recém-descoberta (aggerecusans ameiva) está entre as 14 novas espécies de répteis e anfíbios recentemente descobertas ao longo do rio Marañón. Os investigadores temem que os projetos das mega-barragens vão afogar um tesouro de biodiversidade. Crédito da fotografia: Claudia Koch.


Quantas barragens?



Por mais estranho que possa parecer, o número exacto de barragens actualmente propostas para o curso principal do Marañón não é claro – tornando difícil fazer avaliações de impacto ambiental e económico. A confusão é devida à política confusa e à falta de transparência por parte do governo peruano, em parte devido ao fato de que alguns dos estudos em que os planos são baseados datarem de mais de 40 anos, e em parte por causa da lei de 2011. Algumas das barragens parecem sobrepor-se umas às outras, e várias parecem ter tido os seus nomes alterados.



A lei de 2011 – Decreto Supremo No. 020-2011-EM – chama ao rio Marañón do Peru a “Artéria Energia”, e fornece nomes para cada uma das 20 barragens propostas, juntamente com a quantidade de eletricidade cada uma poderia gerar. Estas são exatamente as mesmas 20 barragens identificadas numa avaliação de 1970 do potencial hidroelétrico do rio:

A lei de 2011 não inclui uma barragem, chamada simplesmente de Marañón, que já está em construção. Nem inclui pelo menos quatro outras – Veracruz, Chadin 2, Rio Grande 1 e 2 – que se encontram em diferentes estágios avançados de planeamento. Tudo isto seria no curso principal do Marañón. De acordo com Serra Vega e outros peruanos que acompanham o problema, Veracruz substituiu a proposta barragem Cumba 4, e as de Rio Grande 1 e 2 substituíram a barragem de Balsas.



Além disso, a lei de 2011 não inclui quatro barragens propostas conhecidas como Marañón 1, 2, 3 e 4, que, diz Serra Vega, também serão todas localizadas no curso principal do Marañón, aproximadamente entre as barragens Patas 1 e Pulperia. O relatório de 2014 do IR afirma que a “localização exacta” destas quatro barragens não é conhecida, mas frisa que os engenheiros da empresa Generalima foram vistos na região da Patas 2 em 2013, a jusante da Patas 1. De acordo com Serra Vega, Marañón 1 iria efetivamente substituir Patas 1, Marañón 2 substituiria San Pablo, e Marañón 4 substituiria Rupac.



Em Fevereiro de 2015, o Ministério de Energia e Minas (MEM) do Peru confirmou que pelo menos três destas barragens têm o que a lei peruana chama de “concessões definitivas”, concedidas pelo governo e necessárias para o desenvolvimento de projetos hidrelétricos que geram mais de 500 MW . Como reconhecido acima, uma destas, a Marañón, já está em construção. De acordo com OSINERGMIN, um órgão do governo responsável pela supervisão do investimento em mineração e energia, 28% da barragem de Marañón já estava construída em Março de 2015, estando prevista para entrar em operação em Dezembro de 2016.



As outras barragens que têm “concessões definitivas” são Veracruz e Chadin 2. De acordo com o MEM, Veracruz está programada para ser construída a partir de Junho 2017 e entrar em operação em 2022, enquanto Chadin 2 está programada para iniciar a construção em Março 2016 e entrar em operação em 2023 . O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para Veracruz foi aprovado pelo MEM em 2013, depois de inicialmente ter sido rejeitado, e o EIA para Chadin 2 foi aprovado em 2014, após grande polémica e queixas de pessoas locais dizendo que eles haviam sofrido intimidação, repressão e criminalização de protesto.



Pelo menos mais duas das barragens propostas ou previstas, Rio Grande 1 e 2, foram concedidas “concessões temporárias”, o que as obrigada a fazer estudos de viabilidade. O EIA para ambas as barragens está a ser redigido e duas rondas de “workshops informativos” com as pessoas locais foram sido realizadas, tendo levado, tal como anteriormente, a queixas de intimidação, repressão e criminalização do protesto. Além disso, as barragens de Marañón 1, 2, 3 e 4 tiveram “concessões temporárias”, que já expiraram, de acordo com Serra Vega.



As barragens propostas mais controversas



O projecto mais polémico até hoje é o de Chadin 2, que enfrentou oposição local feroz, pois envolveria inundar várias aldeias e deslocar mais de mil pessoas.




'Segundo Vargas Machuka, one of thousands of people who live on the banks of the Marañón whose homes and land would be flooded by the proposed dams.' Photo credit: David Hill
“Segundo Vargas Machuka, uma das milhares de pessoas que vivem nas margens do Marañón, e cujas casas e terras seriam inundadas pelas barragens propostas. Crédito da fotografia: David Hill


Eduar Rodas Rojas, presidente da Federação de Estados Rondas Campesinas em Celendin, contou a Mongabay.com que as pessoas se opõem a Chadin 2 por várias razões. Não só o vale de Marañón, de grande produção agrícola, seria inundado, como também seriam destruídas unidades populacionais de peixes, pois a intenção é gerar energia para abastecer o altamente controverso projeto de mineração Conga. Para além disso as populações protestam porque estas iniciativas mudariam as “nossas culturas e modos de vida,” e porque “não vai nos trazer desenvolvimento.”



“Para nós, o único desenvolvimento é cuidar da terra e da água”, disse Rodas Rojas.



De longe a maior das barragens propostas é Manseriche, a qual poderia gerar até 7.550 MW, de acordo com o presidente peruano, Ollanta Humala, que disponibilizou esta informação durante uma apresentação para uma conferência de mineração em Arequipa, Peru, em 2013. Manseriche teria impacto em muitos milhares de pessoas , principalmente indígenas Awajuns e Wampis, o que poderia causar mais oposição do que a que enfrentou Chadin 2.



No seu relatório de 2014, IR estimou que a área inundada por uma barragem como a de Manseriche, que consiga gerar 4.500 MW, teria de ser 5.470 quilómetros quadrados (2.112 milhas quadradas), e seu reservatório poderia afogar uma cidade inteira e estender-se para lá da fronteira com o Equador. Para gerar 7.550 MW a área da mega-barragem teria de ser ainda maior.




Some of the spectacular scenery found along the Marañón River. Photo credit: David Hill.
Alguns dos cenários espectaculares encontrados ao longo do rio Marañón. Crédito da fotografia: David Hill.


Praticamente todos os homens e mulheres Awajun e Wampis entrevistado por Mongabay.com disseram que se opunham a, ou estariam seriamente preocupados com, a barragem proposta pelo Manseriche. Alguns Awajuns disseram que poderia levar a um conflito ou um segundo “Baguazo”, o nome dado ao protesto inicialmente pacífico de milhares de Awajuns e Wampis perto de uma cidade chamada Bagua em 2009. O proteste tornou.se violento depois da polícia ter aberto fogo contra os manifestantes. Mais de 30 pessoas foram mortas, incluindo mais de 20 polícias, e mais de 200 feridos.



“Se eles tentarem construir a barragem de Manseriche e enviarem o exército, estaríamos dispostos a dar a vida em defesa da nossa floresta”, disse Edgardo Aushuqui Taqui, ex-vice-presidente da Federação Domingush Aguaruna, uma organização que representa comunidades awajún imediatamente rio acima de Manseriche. “Nós não vamos permitir que isso aconteça. Esta será uma segunda Bagua para nós”.



Energia para as pessoas ou para as empresas de mineração?



Como mencionado anteriormente, a intenção das barragens de Marañón como indicado na lei de 2011 é para responder à “procura nacional”, mas muitos peruanos, familiarizado com os projetos de barragens, acreditam que estas têm muito mais a ver com o fornecimento de electricidade a empresas de mineração que operam no Peru, e, possivelmente, à criação de um mercado de exportação.




The bridge at Balsas, near a proposed dam site. Photo credit: David Hill.
A ponte em Balsas, perto de um local proposto para a construção de uma barragem. Crédito da fotografia: David Hill.


Romina Rivera Bravo, da organização da sociedade civil Forum Solidaridad Peru, com sede em Lima, disse a Mongabay.com que o MEM inicialmente considerava exportar energia gerada pelas barragens de Marañón para os países vizinhos, particularmente o Brasil, mas que agora isso mudou.



“Após o desmantelamento [em 2014] do acordo energético Peru-Brasil [assinado em 2010], sabe-se que a maioria dos projetos, serão integrados no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SEIN) para corresponder à procura interna, que irá beneficiar, entre outros , as indústrias extrativas, principalmente de mineração “, diz Rivera Bravo. “Mas a possibilidade de exportar para países como Chile não foi abandonado.”



O Presidente Humala ligou explicitamente as barragens propostas em Marañón com a mineração na conferência de Arequipa, em 2013. Ele apresentou um mapa mostrando numerosos projetos de extração de cobre e de ouro no norte do Peru, juntamente com várias das barragens propostas: Manseriche, Rentema, Chadin 2, Cumba 4 (que é agora Veracruz) e Balsas (hoje Rio Grande 1 e 2).



“Com este mapa, podemos ver como podemos criar em torno de um centro de mineração, o desenvolvimento territorial na macro-região do norte,” Humala disse aos participantes da conferência. “Como podemos ver, os projetos de ouro e cobre dominam esta zona, que inclui Piura, Lambayeque, Cajamarca e Trujillo. Para operar, eles precisam de energia, e para tal está prevista a construção de pelo menos cinco centrais hidroelétricas que irão gerar mais de 10.000 MW”.



Alguns peruanos que acompanham o assunto ligam directamente pelo menos uma das barragens a projetos específicos de mineração. Rodas Rojas, da Rondas Campesinas, contou a Mongabay.com que a energia da barragem de Chadin 2 destina-se a alimentar os “grandes moinhos que serão instalados em Conga,” a altamente controversa proposta expansão da condenada mina de Yanacocha, gerida pela empresa americana Newmont Mining Corporation. Os parceiros da Newmont no Peru includem as Minas Buenaventura e a Corporação Financeira Internacional do Banco Mundial, que forneceu recursos para a construção e expansão inicial, e que detém uma participação de 5 por cento da empresa. De acordo com Lynda Sullivan, um jornalista irlandês residente em Cajamarca, uma parte do pessoal envolvido na promoção da Chadin 2 e agora das Rio Grande 1 e 2, são ex-funcionários da Yanacocha.




These rice fields upriver from the proposed Pongo de Rentema dam would be inundated by its reservoir. Photo credit: David Hill.
Estes campos de arroz, localizados ajusante da barragem proposta de Pongo de Rentema seriam inundados pelo seu reservatório. Crédito da fotografia: David Hill.


Quase todas as barragens propostas sob “concessões temporárias” ou “definitivas” são controladas por empresas estrangeiras. As barragens Rio Grande 1 e 2 estão sob a direção da Odebrecht Energia Peru, subsidiária do gigante grupo brasileiro Odebrecht, enquanto Chadin 2 está sob os auspícios da AC Energia, outra subsidiária da Odebrecht. Veracruz é operada pela Compania Energética Veracruz, uma subsidiária da chilena Enersis, que é controlada pela espanhola Endesa, que por sua vez é controlada pela italiana Enel, de acordo com o BN Américas. As barragens Maranon 1, 2, 3 e 4 estão todos sob a direção de Generalima, outra subsidiária En-ersis / Endesa / Enel.



Matar o Marañón com barragens?



As 20 barragens propostas pela lei de 2011, e as outras em construção, ou em estágio avançado de planeamento, descritas nesse artigo, estão todas no curso principal do rio Marañón. Para a Bacia do Marañón como um todo, incluindo afluentes, o número total de barragens propostas é muito maior. De acordo com um estudo de 2012, feito pelos cientistas norte-americanos Clinton Jenkins, da ONG brasileira Instituto de Pesquisas Ecológicas, e Matt Finer, agora da Amazon Conservation Association, com sede nos EUA, o total é de 39 barragens, mas isto não inclui Rio Grande 1 e 2, nem Marañón 1, 2, 3 e 4, nem Vizcarra.



O relatório de 2014 do IR destaque falhas graves do governo em informar as pessoas sobre as barragens propostas no Marañón. “Informações técnicas… e a extensão potencial do reservatório de inundação, da maioria dos projectos, não foram disponibilizadas ao público”, concluiu IR. “Esta falta de transparência é inaceitável, tendo em conta os impactos dramáticos que estes projectos terão nas pessoas locais, bem como nos ecossistemas a jusante, e nos meios de subsistência que atualmente dependem de um rio Marañón saudável e de livre circulaçāo.”





Para mais detalhes sobre algumas das barragens, planeadas ou propostas, e nomeadas neste artigo – Chadin 2, Rio Grande 1, Rio Grande 2, Manseriche, Escurrebraga e Rentema – leia brevemente os próximos artigos de David Hill no Mongabay.com.


Exit mobile version