Notícias ambientais

Conservação comunitária aumenta a população de uma espécie ameaçada de macaco no Peru


An adult male yellow-tailed woolly monkey (Lagothrix flavicauda) in northeastern Peru. Photo credit: Sam Shanee.
Um macho adulto macaco de cauda amarela(Lagothrix flavicauda) no nordeste do Peru. Crédito da fotografia: Sam Shanee.



Projectos de conservação comunitários – iniciativas que envolvem activamente as pessoas locais em esforços de conservação – ganharam uma atenção crescente nos últimos anos. No entanto, poucos estudos examinaram o seu sucesso na protecção dos recursos naturais. Um estudo recente, publicado na Tropical Conservation Science, revista de acesso aberto da Mongabay, mostra que eles podem de fato funcionar.

O artigo, descrito pelos autores como “um dos poucos estudos existentes sobre o impacto de iniciativas de conservação ao nível de paisagem, geridas localmente, sobre a fauna local”, mostrou que o envolvimento das comunidades locais nos esforços de conservação do macaco de cauda amarela (Lagothrix flavicauda) levou a um aumento das suas populações, perto da cidade de La Esperanza, no nordeste do Peru.

Tanto a desflorestação como o aumento da população humana são ameaças aos primatas tropicais. Nas Américas, o macaco de cauda amarela é uma das maiores e mais raras espécies de primatas. Ele habita uma pequena zona húmida de floresta de alta altitude no nordeste do Peru. A IUCN lista a espécie como criticamente em perigo, mas o número de macacos de cauda amarela restantes na natureza é desconhecido.


Local onde o estudo foi realizado Foi seleccionado pela sua proximidade a três áreas protegidas, em relação à cidade de La Esperanza, no nordeste do Peru. Mapa de: Sam Shanee. Clique para ampliar.


O projecto Yellow-Tailed Woolly Monkey, supervisionado pela instituição sem fins lucrativos baseada no Reino Unido, Conservação de Primatas Neotropicais, promove a conservação das espécies através da educação, da criação de áreas protegidas geridas pelas comunidades locais, do reflorestação, e do desenvolvimento de projectos que geram rendimentos para a população local. O projecto, iniciado em 2007, ajudou comunidades locais a estabelecerem uma reserva de conservação privada chamada La Pampa del Burro. Em 2008, os membros da comunidade votaram em bloco para limitar a caça e reduzir a desflorestação, citando valores como a preocupação com as gerações futuras, a valorização do valor espiritual, e da justiça social como incentivos para essas novas políticas.

La Esperanza villagers vote in favor of establishing a conservation area to protect yellow-tailed woolly monkey habitat. Photo credit: Sam Shanee.
Os habitantes de La Esperanza votaram a favor da criação de uma área de conservação para proteger o macaco de cauda amarela. Crédito da fotografia: Sam Shanee.


Para avaliar se, de facto, estas medidas ajudaram a proteger os macacos, os cientistas do projecto realizaram pesquisas de campo, perto de La Esperanza, em florestas com e sem evidência de perturbação humana. Observadores caminharam 38 vezes, em média, cada uma das quatro linhas de transectos pré-determinados, totalizando 5,6 milhas. Ao longo do caminho eles gravaram avistamentos de macacos, bem como detecções de áudio e detecções indirectas através de fezes ou restos de alimentos. Este trabalho de campo replicou um anterior, realizado em 2008, logo após a implementação do programa de conservação. O estudo também mapeou mudanças na cobertura florestal ao longo do tempo, através da análise de imagens de satélite entre 2007 e 2013.

Este estudo documentou pequenos aumentos, não-significativos, no número de macacos adultos e na densidade populacional de grupos de macacos na área de estudo, durante o período de cinco anos após a redução da caça e desflorestação imposta pela comunidade. O estudo também documentou um aumento significativo no tamanho dos grupos de macacos e o número de jovens e crias, que aumentou 21, 53, e 81 por cento respectivamente. Os investigadores não encontraram aumento significativo da desflorestação dentro da área investigada durante este período de tempo, apesar da construção de uma nova estrada nas proximidades.

Cloud forest habitat within the project's survey area near La Esperanza, Peru. Photo credit: Sam Shanee.
Floresta tropical dentro da área de levantamento do projecto, perto de La Esperanza, Peru. Crédito da fotografia: Sam Shanee.


O termo “conservação em comunidade” descreve as iniciativas que incentivam a apropriação local e o cuidado dos recursos naturais, incorporando e valorizando o conhecimento da comunidade. Embora muitas vezes focada em projectos de pequena escala, os autores consideram que as estratégias de conservação da comunidade têm o potencial de serem aplicadas ao nível da paisagem, abrangendo regiões inteiras.

O estudo sugere que a conservação em comunidade pode apresentar, no Peru, uma alternativa atraente para os programas complexos e dispendiosos do governo, indo mais longe, a ponto de afirmar que, nas zonas onde o macaco de cauda amarela está seriamente ameaçado, estes projectos “podem ser o factor mais importante para a sobrevivência da espécie.”

Citações:

Exit mobile version