Notícias ambientais

Pedra gigante com formato de rosto é revelada na floresta tropical amazônica

Grupo indígena espera que o monumento ajude-os a proteger a reserva amazônica envolvida em ataques



Foto de uma cena do filme, A Reunião, mostrando o Rosto Harakbut.

Foto de uma cena do filme, A Reunião, mostrando o Rosto Harakbut.


Um novo curta metragem documenta a jornada de uma tribo amazônica que caminha mata adentro do seu território e encontra um misterioso semblante de pedra, supostamente esculpido pelos seus antepassados. De acordo com o Handcrafted Films, que produziu o documentário entitulado A Reunião, essa foi a primeira vez que o Rosto Harakbut (isto é, o semblante da tribo Harakbut) foi filmado. Hoje, o monumento –e a tribo indígena na região do Peru –estão ameaçados pelo influxo de madeireiras ilegais, mineradores e colonos.



“Foram três dias de árdua caminhada para chegarmos lá, mas, no final, foi esplêndido”, disse Tom Bewick, Coordenador do Programa do Rainforest Foundation USA, que esteve presente durante a expedição. “O Rosto é extraordinário, e realmente nos dá a impressão de que ele é o guardião da floresta. Luis e Jaime, protagonistas no filme, ficaram realmente impressionados”.



Surgindo sobre uma cachoeira–e assemelhando-se um pouco com os semblantes dos rostos pensativos esculpidos em pedra na Ilha da Páscoa ou como se fizesse parte do filme “O Senhor dos Anéis”–esse monumento gigante é conhecido pela tribo Harakbut, que vive na Reserva Amarakaeri, há muito tempo. Entretanto, eles mantiveram isso em segredo até agora. O rosto gigante nunca foi objeto de estudo por parte dos arqueologistas, mas a tribo Harakbut acredita que a face não seja produto das forças naturais, e sim esculpida peos seus antepassados.


A Reunião documentário produzido pela Handcrafted Films no Vimeo.




Bewick diz que há vários indícios sugerindo que o rosto tenha sido feito pelo Homem, em vez das forças naturais.



O Rosto está localizado em um ponto elevado, com vista para o vale de um rio, e ocupa posição de destaque, sobre uma cachoeira e uma bacia, como se fosse um anfiteatro”, ele explicou, acrescentando que “há marcas por todo o Rosto indicando que ele foi produzido com ferramentas rudimentares”.



Não há, também, nenhuma outra rocha na região com essa similaridade e a corrente do rio move em direção oposta ao monumento, tornando improvável que as enchentes tenham produzido essa fisionomia tão parecida com a dos humanos.



“A tribo Harakbut não tem uma história escrita, mas alegam que o Rosto faz parte da sua história oral por muitas gerações…Com certeza, necessitamos de mais estudos”, Bewick comentou.



Além disso, parece haver uma segunda face no monumento: no queixo há um para de olhos fechados com um nariz bulboso grande.



Outra cena do filme, A Reunião, mostrando o Rosto Harakbut.
Outra cena do filme, A Reunião, mostrando o Rosto Harakbut.



A tribo espera que com a revelação do Rostro Harakbut ao mundo, eles consigam proteger melhor os seus territórios dos ataques repentinos de colonos ilegais.



“A Reserva Amarakaeri, formalmente criada em 2004, é o coração do território ancestral da tribo Harakbut, em Madre de Dios, no Peru. Até aproximadamente 15 anos atrás, a região era virtualmente intacta entre Cusco e Puerto Maldonado, e só podíamos ter acesso por avião ou por terra, nesse caso, viajando por cerca 25 horas com jipe”, explicou Bewick. “Tudo isso mudou rapidamente, quando, em um período de cerca de cinco anos, uma nova estrada foi concluída ligando Cusco até a Bolívia e o Brasil; o preço do ouro subiu após a crise econômica de 2008…muitos migrantes oriundos da serra chegam diariamente na área em busca de trabalho nas minas e no abate de árvores… A liderança indígena têm lutado para salvar a Reserva e os arredores da zona de segurança desde então”.



Para piorar a situação, a companhia petrolífera americana, Hunt Oil, tem explorado a reserva em busca de depósitos de gás natural. Bewick diz que a perfuração “está prevista para acontecer na parte central da Reserva, em meio às cabeceiras dos rios, tornando uma ameaça no longo prazo”. Os grupos indígenas tem lutado contra a concessão da Hunt Oil desde 2006.



A Rainforest Foundation USA tem trabalhado juntamente com os líderes indígenas há dois anos na construção de um sistema de monitoração para a reserva sob ameaça, que incluirá smartphone com GPS, vídeo e drones.



Outra cena do filme, A Reunião, mostrando o Rosto Harakbut.
Outra cena do filme, A Reunião, mostrando o Rosto Harakbut.



Exit mobile version