Notícias ambientais

Jane Goodall fará parte do Mongabay


Jane Goodall Foto de: Morten Bjarnhof/GANT.

Jane Goodall Foto de: Morten Bjarnhof/GANT.


Famosa especialista em primatas e conservacionista, Jane Goodall, cuja imagem é conhecida mundialmente, agora faz parte do quadro consultivo do mongabay.org Esse é o segmento sem fins lucrativos do mongabay.com, um website ambiental e de ciências com foco especial nas florestas tropicais.



“Eu comecei a visitar [ o Mongabay] quando eu buscava informações para os meus livros, e logo descobri porque ele se tornou um dos websites ambientais mais lidos, atraindo mais de um milhão de pessoas a cada mês, Goodall disse em carta. “Esses visitantes incluem conservacionistas, ONGs ambientais, jornalistas– e até mesmo o presidente de Indonésia que, eu descobri, tuíta respostas a algumas das histórias publicadas no serviço de notícias ambientais no popular site do Mongabay na lingua indonésia.



Goodall se tornou mundialmente conhecida com 26 anos, quando foi ao Parque Nacional Gombe Stream, na Tanzânia, estudar o comportamentos do chimpanzés. A primeira e única pessoa a ser inteiramente aceita em uma comunidade de chimpanzés, Goodall revolucionou nossa compreensão sobre a inteligência e evolução dos nossos parentes mais próximos, descobrindo que os chimpanzés usavam ferramentas. Até então, os seres humanos pensavam ser os únicos “usuários de ferramentas” no planeta. Desde a descoberta de Goodall, muitas outras espécies foram adicionadas à lista dos usuários de ferramentas. Ela também observou e descreveu o comportamento violento, e até mesmo muito agressivo, derrubando as crenças de que os chimpanzés eram vegetarianos e totalmente pacíficos.



Jane Goodall Foto de: Chase Pickering.
Jane Goodall Foto de: Chase Pickering.

Mesmo tendo estudado os chimpanzés da Tanzânia por décadas, Goodall Goodall transformou-se em uma das vozes as mais poderosas do mundo nos esforços de conservação. Ela fundou o Instituto Jane Goodall e o Roots and Shoots, que dá oportunidade às crianças do mundo todo de participarem de forma prática na educação ambiental e humanitária. Goodall também escreveu mais de duas dezenas de livros (mais de dez deles para crianças); o mais recente,
Sementes da Esperança: A Sabedoria e Fascinação do Mundo das Plantas.



Agora, atuando como Mensageira da Paz na ONU, Goodall passa a maior parte do tempo – mesmo já tendo 80 anos– viajando ao redor do mundo e defendendo os esforços de conservação, os direitos dos animais e as ações ambientais. Mais recentemente juntou mais de 400.000 pessoas em marcha por Nova Iorque na luta contra o aquecimento global.



“Jane Goodall é uma lenda da conservação Ela tem feito muito para aumentar a conscientização global sobre a vida selvagem e as questões ambientais”, disse Rhett Butler, fundador do Mongabay.com. “É uma inacreditável honra termos a Jane fazendo parte da diretoria do Mongabay”.



Butler fez o anúncio que Goodall estaria integrando o Mongabay no fim de semana, em um evento para que comemorava os 15 anos do site. Fundado em 1999, era apenas um site informativo sobre as florestas tropicais. Hoje, o Mongabay abriga uma amplo serviço de notícias sobre o meio ambiente, incluindo histórias dos seus correspondentes no mundo todo. Além disso, o site tem uma seção especial para crianças, disponível em aproximadamente 30 línguas, e possui dezenas de milhares de fotos fotos de todos os lugares do mundo.



Jane Goodall. Foto de: Stuart Clarke.
Jane Goodall. Foto de: Stuart Clarke.

Em 2012, Butler fundou uma divisão sem fins lucrativos do Mongabay, focalizada no financiamento de repórteres e no desenvolvimento de programas educacionais. Ao mesmo tempo, Butler, junto com uma equipe de indonésios fundou o Mongabay-Indonésia, que reporta as questões relativas a conservação do país na língua local.



Nos seus esforços de disseminar informações sobre as florestas tropicais e os atuais problemas ambientais, Butler foi recentemente homenageado com o prêmio Parker/Gentry oferecido pelo pelo Museu Field de História Natural, localizado em Chicag.



“O Mongabay.com tem tido sempre uma preocupação especial com as florestas tropicais”, observa Goodall. “A destruição dessas florestas é uma das piores ameaças que temos infligido ao nosso planeta, propiciando a perda da biodiversidade, a propagação dos desertos, a diminuição das fontes de água fresca, e influenciando profundamente na exacerbada mudança do clima.



Ela completou, “Eu continuo a acompanhar o mongabay.com para poder estar a par do que está acontecendo no mundo da conservação. É extremamente útil para mim, assim como que para milhares de outras pessoas, enquanto procurarmos criar uma maior consciência sobre o dano que estamos infligindo no planeta, e nas formas como as pessoas podem ajudar.





Exit mobile version