Notícias ambientais

Armadilha fotográfica flagra felino raro tentando capturar presa coberta por carapaça


Ilustração de um gato-dourado-africano. Imagem: John Gerrard Keulemans.

Ilustração de um gato-dourado-africano. Imagem: John Gerrard Keulemans.


Um dos felinos menos conhecidos do mundo parece encarar um desafio maior do que aquele com que pode lidar, em vídeo lançado recentemente pelo Gashaka Biodiversity Project do maior parque nacional da Nigéria, o Gashaka Gumti. O vídeo, filmado com uma armadilha fotográfica remota, mostra um gato-dourado-africano (Profelis aurata) tentando apanhar um pangolim arborícola (Manis tricuspis), um estranho mamífero coberto de escamas. O Gashaka Biodiversity Project é coordenado pelo Chester Zoo um zoológico localizado no Reino Unido, como parte de seu programa de conservação Act for Wildlife.



“Para cada imagem da vida selvagem que conseguimos obter [com armadilhas fotográficas], geralmente temos muitas outras que não contêm nada, mostrando apenas galhos balançando ao vento, ou talvez um relance das costas de um animal movendo-se fora do alcance da câmera! Por isso, sempre ficamos empolgados quando conseguimos um bom trecho de filmagem de um animal, e mais ainda quando ele exibe algum comportamento interessante, como se vê nesse vídeo”, disse ao mongabay.com o diretor de Pesquisa e Preservação do Zhester Zoo, Scott Wilson.



O vídeo é especialmente importante por fornecer aos cientistas um vislumbre daquele que a Lista Vermelha da IUCN chama de “o felino menos conhecido da África”.



“Essa filmagem fornece informação acerca do tamanho, padrão de coloração, entre outros dados sobre o gato-dourado africano, confirma que a espécie ocorre na região e também nos traz pistas sobre seu comportamento de caça, incluindo uma boa dica de que os pangolins fazem parte de sua gama de presas”, diz Wilson. “Fragmentos de informação como esses vêm consolidar o que sabemos sobre essa espécie”.



Gato-dourado-africano ataca um pangolim no Parque Nacional Gashaka Gumti.



Encontrado na África central e no oesete da África, apenas muito recentemente o gato-dourado-africano passou a ser alvo de pesquisas mais aprofundadas Na realidade, os primeiros vídeos do animal na natureza foram lançados em 2011; em um deles, um gato-dourado persegue um morcego (ver abaixo). O gato-dourado-africano está hoje categorizado como Quase Ameaçado na Lista Vermelha da IUCN; as principais ameaças à espécie são o desmatamento e a caça de animais silvestres, que pode estar dizimando as presas do gato-dourado. Por falar em tais presas, Wilson diz que ele e sua equipe não sabem ao certo o que aconteceu com o pangolim do vídeo.



“Antes de serem acionadas e iniciar a gravação seguinte, as armadilhas fotográficas apresentam um lapso. No vídeo seguinte da série, o gato-dourado se foi e o pangolim está começando a mover as pernas. No vídeo posterior, o pangolim também não está mais lá — não sabemos se foi embora sozinho ou se teve alguma ‘ajuda’”.



Existem quatro espécies de pangolim na África e quatro na Ásia. As espécies asiáticas estão sob enorme pressão devido à caça ilegal para obtenção de carne, escamas e até mesmo fetos. Alguns conservacionistas temem que, uma vez que os pangolins estão sendo dizimados na Ásia, a atenção dos caçadores ilegais se volte para as espécies africanas.



O vídeo também reforça a importância do Parque Nacional Gashaka Gumti, que tem uma área maior do que a do Estado norte-americano de Delaware e uma enorme biodiversidade.



“O parque é uma das últimas áreas selvagens da África Ocidental — mede quase 7.000 quilômetros quadrados, é uma importante bacia hidrográfica na região e seu mosaico de habitats e densas florestas abrigam um enorme espectro de espécies. Ele é também provavelmente o lar da única população viável da subespécie nigeriana-camaronesa de chimpanzés,” diz Wilson.



O Gashaka Biodiversity Project trabalha com comunidades locais, a equipe do parque e pesquisadores a fim de proteger melhor o parque, que abriga mais de 100 espécies de mamíferos e mais de 500 espécies de aves.



Um gato-dourado-africano senta-se bem à frente da câmera de Panthera.




Um gato-dourado brincalhão caça um morcego à noite.


Exit mobile version