Notícias ambientais

Revolucionário sistema de apoio da Google revela poder da “big data” para salvar florestas


Global Forest Watch mostrando o ganho e perda da cobertura florestal entre 2000 e 2012.

Global Forest Watch mostrando o ganho e perda da cobertura florestal entre 2000 e 2012.




O World Resources Institute (WRI) anunciou no dia 14 de fevereiro desse ano o lançamento de uma ferramenta que promete revolucionar o monitoramento florestal.



A plataforma, chamada Global Forest Watch desenvolvida ao longo de muitos anos com mais de 40 parceiros, extrai uma grande variedade de “big data” relacionados às florestas mundiais e os traduz em mapas interativos e gráficos que revelam tendências de desflorestamento, recuperação florestal e expansão da silvicultura industrial. O Global Forest Watch é a primeira ferramenta que monitora as florestas mensalmente, permitindo que autoridades e conservacionistas possam agir contra o desflorestamento à medida que ele ocorre.



“Empresas, governos e comunidades querem desesperadamente melhores informações sobre as florestas. Agora eles podem ter”, declarou Andrew Steer, presidente e CEO do WRI. “O Global Forest Watch é uma plataforma de monitoramento em tempo quase real que mudará a maneira como pessoas e empresas manejam as florestas. A partir de agora, os maus não podem mais se esconder, e os bons serão reconhecidos por suas ações”.





O Global Forest Watch alavanca a computação em nuvem fornecida pela Google para compreender o significado da impressionante quantidade de dados do satélite da NASA, que no passado levariam anos para ser processados, de acordo com Rebecca Moore, gerente de engenharia do Google Earth Solidário e do Earth Engine, que trabalhou com um time de pesquisadores liderado pelo cientista Matt Hansen, da Universidade de Maryland, no desenvolvimento de um conjunto de dados de alta resolução da cobertura florestal e suas mudanças que orientam o sistema.



“[Para a produção daquela base de dados} nós analisamos… quase 700.000 imagens do satélite Landsat”, disse Moore.
“Foi um total de 20 pixels de informações do Landsat e para fazermos aquilo nós aplicamos 1 milhão de horas na CPU em 10.000 computadores em paralelo que pudéssemos executar os modelos do Dr Hansesn para caracterizar a cobertura de floresta e sua mudança. Se isso fosse feito por um único computador, teria levado 15 anos para executarmos essa análise que foi feita em questão de dias usando a tecnologia do Google Earth Engine”.



O resultado é um mapa de alta resolução que revela a mudança anual da cobertura florestal desde o ano 2000. O Global Forest Watch integra informações de outras fontes na geração de alertas em tempo quase real, semelhante ao sistema que o Brasil tem usado no auxílio da redução em até quase 80 por cento do desflorestamento, desde 2004. Os usuários – sejam autoridades governamentais, conservacionistas, membros de comunidades florestais tradicionais, ativistas, ou ambientalistas de gabinete – podem configurar alertas personalizados para gerar e-mails quando houver sinais de desflorestamento numa área, incluindo nos municípios, parques nacionais, ou zonas definidas pelos usuários por meio de demarcação no mapa.



“Os usuários técnicos podem fazer o download das informações para as suas próprias análises”, disse Nigel Sizer, diretor do projeto Global Forest. “Mas uma função interessante para todos é o sistema de alerta, que automaticamente envia alertas dizendo que há uma cobertura de floresta sofrendo mudança na área que você especificar”.




Perda de cobertura de floresta e a expansão do óleo de palma na província de Riau, perto da Área Protegida do Tesso Nilo, na Indonésia.

Perda de cobertura de floresta e a expansão do óleo de palma na província de Riau, perto da Área Protegida do Tesso Nilo, na Indonésia.



O Global Forest Watch, todavia, vai bem mais além do que a exibição de dados de cobertura e mudança florestal. Em muitos países, o WRI tem convencido os governos a divulgarem dados espaciais das concessões florestais, incluindo as de óleo de palma, de madeira, e das plantações de celulose e papel na Indonésia, um país que até agora tem sido notório pela falta de transparência no seu setor florestal. O Global Forest Watch lista cada concessão no país, incluindo informações sobre o proprietário e licença de operações. As informações podem ser utilizadas como uma forma de saber acerca da velocidade de expansão das plantações de óleo de palma às custas das florestas naturais e até na identificação precisa de casos onde a conversão ilegal tenha ocorrido dentro das áreas protegidas. Por exemplo, o mapa mostra o desenvolvimento do óleo de palma em duas reservas naturais – Gunung Nuit Penrisen e Gunnung Raya Pasi– na província do Kalimantan Ocidental, na Indonésia. O Global Forest Watch também possui uma extensiva concessão de informações nos países da bacia do Congo, Libéria, e Colômbia. Outros dados serão adicionados assim que se tornem disponíveis.




Concessão de derrubada de árvores na Libéria




A concessão de informações pode-se provar extremamente útil para empresas que tenham se comprometido a eliminar o desflorestamento da sua cadeia de fornecedores.



“Vai ajudar os nossos fornecedores a demonstrarem que eles, na verdade, não contribuem no desflorestamento”, disse Duncan Pollard da Nestlé, que lançou uma política de “desmatamento zero” na terceirização do óleo de palma em 2010. “E nos irá a ajudar no monitoramento e na divulgação do progresso que fazemos no nosso compromisso global”.



“ O desflorestamento apresenta um risco material para as empresas que dependem das colheitas florestais. A exposição a esse risco tem o potencial de comprometer o futuro das empresas”, complementou Paul Polman, diretor executivo da Unilever, em uma declaração. “À medida que lutamos para aumentar a visibilidade da procedência dos ingredientes dos nossos produtos, o lançamento do Global Forest Watch – um recurso inovador fantástico – irá fornecer a informação que nós urgentemente necessitamos para tomarmos decisões corretas, promovendo transparência, reforçando a prestação de contas, e facilitando as parcerias”.




Global Forest Watch profile for Bolivia





O WRI diz que a ferramenta, baseada na Web e é virtualmente utilizável em qualquer equipamento com acesso à Internet, irá também auxiliar os governos no melhor manejo de florestas e das áreas de conservação.



“Muitos governos, como o da Indonésia e da República Democrática do Congo, dão as boas vindas ao Global Forest Watch porque ele os ajuda na elaboração de políticas inteligentes, reforça as leis florestais, detecta a eliminação ilegal de florestas, administra as florestas de modo mais sustentável, e alcança os objetivos climáticos e conservacionistas”, disse o grupo.



Heru Prasetyo, chefe da agência do REDD+ da Indonésia, complementou que a ferramenta será um ganho na sua nova agência, que tem a tarefa de tirar o país do atual cenário de desmatamento, graças ao manejo florestal.



“A habilidade de monitorar melhor as nossas florestas e a obtenção das informações atualizadas para a tomada de decisões são decisivas”, ele declarou. “Eu elogio a iniciativa do Global Forest Watch, continuarei a dar apoio, e espero que ele seja uma ferramenta eficaz para o mundo e para cada nação em particular à medida que deixamos a negligência e a ignorância para trás”.



A ignorância continuará a diminuir com a flexibilidade do Global Forest Watch em integrar novas fontes de informações, que o torna bem posicionado para se beneficiar dos novos satélites planejados para serem lançados nos próximos anos.



“Pela primeira vez é possível termos as atualizações sobre as florestas do mundo todo em tempo quase real”, disse Rebecca Moore, da Google. “Isso jamais existiu. É totalmente sem precedentes”.



“Mas, novamente, existem alguns novos promissores satélites com lançamentos agendados que, pensamos, irá melhorar a oportunidade e a resolução dessas informações”.




O Global Forest Watch revela uma perda florestal maciça no Paraguai nos últimos 12 anos




O Global Forest Watch também tira proveito das tendências no conteúdo gerado pelo usuário e no crowdsourcing para aumentar as suas contribuições. Os usuários podem enviar fotos e relatórios próprios para o sistema, potencialmente criando uma rede global de monitoramento florestal que pode ajudar a impedir as empresas, os governos, e as ONG’s responsáveis pela destruição ou fracassadas na preservação das florestas. O Global Forest Watch está também fazendo um acordo com os meios de comunicação para povoarem os seus os seus mapas com novos artigos sobre as florestas. O recurso em si tem o potencial de virtualmente gerar o fornecimento ilimitado de novas histórias, aumentando a conscientização sobre as florestas e suas questões.



“Agora temos a possibilidade de fazer algo que, há dez anos atrás, teria sido totalmente inimaginável: fornecer informações em tempo quase real à todas as pessoas que tenham um laptop ou um smartphone”, comentou Andrew Steer, presidente e diretor-executivo do World Resources Institute. “ Portanto, quando o presidente da Indonésia aprovou boas leis com respeito às florestas, foi bastante difícil para ele saber o que estava acontecendo em Kalimantan em tempo real. Agora ele pode”.



Global Forest Watch mostrando a altura das árvores e a perda e ganho florestal entre 2000 e 2012.
Global Forest Watch mostrando a altura das árvores e a perda e ganho florestal entre 2000 e 2012.




Exit mobile version