Notícias ambientais

População de Lêmures, recém descobertos em Madagascar, se reduzem a 50 indivíduos (foto)

Pesquisadores descobriram novas — e significamente em extinção— espécies de lêmures na Ilha de Madagascar. O primata é formalmente descrito no periódico Molecular Phylogenetics and Evolution.



O lêmure-anão-lavasoa (Cheirogaleus lavasoensis) habita nos três fragmentos isolados da floresta nas Montanhas de Lavasoa no sul de Madagascar. Como os outros lêmures anões, a espécie é noturna. Eles habitam no dossel da floresta e hibernam no frio; na estação seca, eles sobrevivem com as reservas de gordura armazenadas em suas caudas.



Embora a espécie tenham sido descoberta primeiramente em 2001, a análise genética somente agora revelou a distinção da espécie do seu parente próximo Cheirogaleus crossleyi.



“Juntos com os cientistas Malgaxes, nós temos estudado a diversidade dos lêmures há vários anos”, disse Andreas Hapke do Instituto de Antropologia da Universidade Johannes Gutenberg-university Mainz em uma declaração. “Somente agora nós fomos capazes de determinar que alguns animais examinados representam uma espécie até então desconhecida.”



Ao longo dos últimos doze anos, Hapke e outros pesquisadores coletaram amostras de 51 indivíduos. Contudo, os cientistas dizem que esse número pode representar uma população inteira da espécie.



“Estimativas preliminares indicam que restam menos de 50 indivíduos”, de acordo com a declaração da Universidade Johannes Gutenberg. ” O lêmure-anão-lavasoa é portanto raro e extremamente ameaçado em extinção.



Cheirogaleus lavasoensis. Foto por Andreas Hapke.
Cheirogaleus lavasoensis. Foto por Andreas Hapke.




Cheirogaleus lavasoensis se junta a crescente lista de novos lêmures descritos pelos cientistas. Mais de 40 indivíduos tem sido documentados desde 2000.



Naturalmente, somente existem lêmures na Ilha de Madagascar. A perda difundida do hábitat significa que mais do que 90 por cento sejam considerados em risco de extinção de acordo com a lista vermelha da IUCN. No mínimo, 17 espécies já foram extintas.



map of Cheirogaleus lavasoensis lemur's range




CITAÇÃO: Dana Thiele, Emilienne Razafimahatratra, Andreas Hapke (2013). Discrepant partitioning of genetic diversity in mouse lemurs and dwarf lemurs – biological reality or taxonomic bias? Molecular Phylogenetics and Evolution. DOI: 10.1016/j.ympev.2013.07.019




Exit mobile version