Notícias ambientais

A região de Mekong perdeu um terço de suas florestas em 30 anos, e pode perder mais um terço até 2030

A região do Grande Mekong no Camboja, Laos, Mianmar (Birmânia), Tailândia e Vietnã perderá um terço de sua cobertura florestal remanescente até 2030, a menos que os governantes dessas regiões melhorem a gestão dos recursos naturais e de transição para um modo de crescimento mais verde, adverte o novo relatório emitido pela WWF.



O relatório estabelece dois cenários para o Grande Mekong. O primeiro é a abordagem comum das empresas que se baseia na continuidade da degradação de suas florestas e dos ecossistemas de água doce. O segundo é baseado em um modelo econômico mais verde, que enfatiza a importância dos serviços proporcionados pelos ecossistemas saudáveis, reduzindo em 50% o desmatamento anual e aumentando as áreas protegidas de forma sustentável.



“O Grande Mekong está em uma encruzilhada”, disse Peter Cutter, Gerente de Paisagismo e Conservação da WWF-Grande Mekong. “O caminho leva a novas quedas em biodiversidade e meios de subsistência, porém, se os recursos naturais forem gerenciados de forma responsável, esta região poderá garantir um futuro saudável e próspero para o seu povo”.




Os arrozais presentes em toda a região do Mekong são dependentes de recursos hídricos abundantes fornecidos pelo funcionamento dos ecossistemas.



“A abordagem da economia verde é a escolha para um futuro viável no Grande Mekong. Os líderes regionais já afirmaram que o crescimento econômico saudável anda de mãos dadas com os ecossistemas saudáveis e produtivos, mas ações rápidas e eficazes são necessárias agora para evitar a degradação ambiental permanente”.



As duas previsões nitidamente contrastantes são baseadas na análise das tendências na região. A WWF estima que entre 1973 e 2009 os países do Grande Mekong perderam quase um terço de sua cobertura florestal, liderada pela Tailândia e Vietnã, que tiveram mais de 40% de suas florestas devastadas. Camboja, Laos, Mianmar perderam quase um quarto de suas florestas durante o intervalo. As florestas mais antigas foram quase exterminadas no Vietnã, enquanto houve acentuado declínio em outros países.




A área florestal foi reduzida em aproximadamente 140 milhões de hectares (73% da área terrestre) em 1973 para menos de 100 milhões de hectares (51%) em 2009 (em verde), uma redução de 31% (em vermelho). Fonte: WWF-Greater Mekong Programa baseado em vários conjuntos de dados.








Enquanto isso, uma série de barragens planejadas para o rio Mekong e seus afluentes poderiam interromper a migração dos peixes e dos fluxos de nutrientes, potencialmente causando estragos nos meios de subsistência local.



“Os decisores na bacia do rio Mekong enfrentam um dilema difícil: como podem países que compartilham os recursos de água doce do rio Mekong lucrar de uma fonte de energia renovável, como a energia hidrelétrica, sem ao mesmo tempo degradar as pescas e os serviços ecológicos que suportam pelo menos 60 milhões de pessoas? “, pergunta o relatório. “Para produzir energia através de hidrelétricas, até 11 novas barragens estão previstas para o leito principal do baixo rio Mekong. A construção terá um impacto negativo tanto para as populações de peixes selvagens quanto para as pessoas que dependem do peixe selvagem como sua principal fonte de proteína.



O relatório também rastreia o declínio da biodiversidade regional, incluindo várias espécies carismáticas como o tigre, o elefante asiático, o golfinho de Irrawaddy e a saola endêmica. Além disso, relata que a fragmentação em curso, a degradação, o desmatamento e a caça ilegal podem deixar algumas populações selvagens destes animais à beira da extinção na região. A WWF acrescenta que os governos regionais muitas vezes deixam de manter as áreas protegidas ou de tomar medidas eficazes contra a exploração ilegal de madeira.



“Muitas áreas protegidas existem apenas no nome”, disse Cutter. “Mesmo relativamente seguras, as áreas protegidas estão sob intensa pressão de caça ilegal e roubo de madeira, enquanto outras foram reduzidas em tamanho pelo governo, ansioso para lucrar com concessões de terras para empresas de mineração ou donos de plantações.”




O desmatamento para uma plantação de borracha no Laos





Ecosystems in the Greater Mekong: past trends, current status, possible futures [56MB]

Exit mobile version