Notícias ambientais

Boto-sem-barbatanas chinês passa a ser considerado “criticamente ameaçado”

Na última atualização da Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), o boto-sem-barbatanas chinês (Neophocaena asiaeorientalis asiaeorientalis) passou de “ameaçado” para “criticamente ameaçado”, refletindo o estado de deterioração daquele que é possivelmente o sistema fluvial mais degradado do mundo, o Yang-Tsé. O rebaixamento se deu depois que um levantamento no ano passado mostrou que existem apenas 1.000 desses animais, uma redução de 50% desde 2006.



“O baiji (um golfinho de água doce bastante peculiar) foi recentemente considerado extinto no rio Yang-Tsé”, diz Jonathan Baillie, diretor de Programas de Conservação na Sociedade Zoológica de Londres. “Se perdermos também o boto-sem-barbatanas chinês, as futuras gerações certamente irão se perguntar se fomos ignorantes, incompetentes, ou ambos”.



O ecossistema do rio Yang-Tsé tem sido destruído pelo impacto da superpopulação, poluição, tráfego de embarcações, construção massiva de barragens, eletropesca ilegal e perda de habitat, entre outros fatores.



Hoje, o boto-sem-barbatanas chinês junta-se ao enorme grupo de animais considerados “criticamente ameaçados” no Yang-Tsé, como o crocodilo-chinês (Alligator sinensis), o esturjão-chinês (Acipenser dabryanus), e a tartaruga-gigante-de-carapaça-mole (Rafetus swinhoei), além do peixe-espátula-chinês (Psephurus gladius) que já pode estar extinto.





O boto-sem-barbatanas chinês (Neophocaena asiaeorientalis asiaeorientalis) passou de
O boto-sem-barbatanas chinês (Neophocaena asiaeorientalis asiaeorientalis) passou de “ameaçado” para “criticamente ameaçado”. Foto de Xiaoqiang Wang.





Exit mobile version