Notícias ambientais

Salvando o tenkile: uma expedição para proteger um dos animais mais ameaçados de que você nunca ouviu falar

O tenkile, ou canguru-arborícola-de Scott (Dendrolagus scottae) podia ser um cruzamento entre um koala e um cachorrinho. Com o seu pêlo escuro e felpudo, cauda e focinho compridos e orelhas pequeninas, é difícil imaginar um animal mais adorável. Também é difícil imaginar que o tenkile é uma das espécies mais ameaçadas na Terra: restam apenas cerca de 300.



De acordo com a Aliança para a Conservação do Tenkile (TCA, do inglês Tenkile Conservation Alliance), os problemas derivam do acentuado aumento de povoações humanas nas montanhas de Torricelli. Outrora relativamente isolado, o tenkile esforça-se agora por se esquivar aos caçadores, enquanto procura manter uma extensão de território suficiente para viver. A TCA também sugere que a viragem cultural ocorrida entre os nativos de Torricelli, na Papua Nova Guiné, pode contribuir para o declínio do animal: um afluxo de missionários católicos levou à conversão de muitos dos nativos. Tradicionalmente, o habitat do tenkile estava interdito à caça, por receio dos espíritos, agora os nativos caçam lá regularmente; em vez de arco e flecha, usam armas de fogo.



Euan Ritchie, um professor de ecologia na Universidade de Deakin, em Queensland, uniu esforços com a TCA para implementar um estudo em filme nas montanhas Torricelli da Papua Nova Guiné (PNG), onde o tenkile e outros animais criticamente ameaçados persistem. Primeiro estudo exaustivo da vida selvagem na cadeia montanhosa Torricelli com recurso à armadilha fotográfica, o estudo pretende estimar os números da população e o habitat do tenkile, bem como de outras espécies ameaçadas, para descobrir o tamanho das suas populações e hábitos.



Euan Ritchie falou ao Mongabay.com sobre o declínio do tenkile, e o seu novo projecto para conservar a espécie.





ENTREVISTA COM EUAN RITCHIE

Tenkile em cativeiro. A espécie foi descoberta apenas em 1989. Imagem cortesia da Tenkile Conservation Alliance (TCA).
Tenkile em cativeiro. A espécie foi descoberta apenas em 1989. Imagem cortesia da Tenkile Conservation Alliance (TCA).


Mongabay: Porque não estão os cangurus-arborícolas tenkile no radar da opinião pública de espécies a necessitar de preservação?



Euan Ritchie: Apesar da PNG ter uma fauna incrivelmente variada para os padrões mundiais, está muito pouco estudada, devido às áreas remotas e de difícil acesso em que estas espécies vivem. Muito poucas pessoas desenvolvem estudos na PNG e portanto a região e a sua fauna recebem muito menos atenção mediática, por comparação a outros locais. Mas não há dúvida que os tenkiles e muitas outras espécies da região merecem muito mais atenção, já que muitas estão gravemente ameaçadas e muito mais perto da extinção do que, digamos, os pandas ou os koalas, por exemplo.



Mongabay: Uma vez que a generalidade do público não sabe muito sobre eles, o que está a acontecer aos cangurus-arborícolas tenkile?



Euan Ritchie: O que sabemos é que o seu número deve rondar os 300 e que têm uma distribuição altamente cincunscrita (~150km2). O seu número aumentou desde provavelmente cerca de 100 animais em estado selvagem, em grande medida um resultado dos esforços da TCA. Sabemos pouco mais acerca da sua biologia.



Mongabay: Porque é importante preservar os cangurus-arborícolas? Porque se tem revelado tão difícil de fazer?


 Um canguru-arborícola tenkile em cativeiro. Fotografia cedida por Jim Thomas.
Um canguru-arborícola tenkile em cativeiro. Fotografia cedida por Jim Thomas.

Euan Ritchie: É importante conservar todas as espécies. Mas no que respeita aos cangurus-arborícolas, eles são importantes para as populações locais, culturalmente e espiritualmente, aparecem nas suas histórias e canções. Quando eram mostradas imagens do tenkile em estado selvagem aos habitantes locais, eles emocionavam-se, por restarem tão poucos e por significarem tanto para as comunidades locais.



Por serem herbívoros de tamanho médio, os cangurus-arborícolas desempenham também provavelmente um papel crucial na estrutura e composição das florestas em que habitam. É difícil conservar estas espécies. Com as melhorias na saúde e educação das últimas décadas, a população na região floresceu, o que significa que a caça é uma verdadeira ameaça, agravada pelo abate de madeira e pela exploração mineira. No entanto, a transição da caça à proteína dos animais selvagens (incluindo os cangurus-arborícolas) para a criação de coelhos para alimento, uma iniciativa implementada pela TCA (veja-se no seu website), tem levado a um aumento significativo nos números de alguns mamíferos e pássaros.



Mongabay: Como é que as armadilhas fotográficas vão ajudar os cangurus e outros animais selvagens da Papua Nova Guiné? Acha que irá mudar o modo como o público vê (ou não vê) o tenkile?



Euan Ritchie: As câmaras vão-nos permitir recolher dados praticamente impossíveis de recolher de outra forma. As câmaras vão vigiar os animais durante semanas de seguida e 24 horas por dia. Vamos recolher dados sobre a localização dos animais (incluindo a que altitude se encontram na montanha – o que é relevante para as previsões do impacto das alterações climáticas), as quantidades, em que habitats se encontram e possivelmente até vamos ver novas espécies e/ou espécies fugidias e não detectadas por outros métodos. Tanto localmente na PNG como globalmente, quanto mais pudermos mostrar às pessoas quais são as espécies que residem nestas florestas, maior será a ligação e o valor atribuídos à sua vida selvagem, o que levará a maiores esforços para a sua conservação. Os resultados das armadilhas fotográficas irão dar-nos um maior conhecimento da biodiversidade, o que por sua vez levará a uma maior consciencialização acerca da área — significando, esperamos, que a PNG e a sua floresta tropical atinjam uma audiência muito maior.



Mongabay: Que outros animais esperam ver durante este projecto?



Cordilheira Torricelli na Nova Guiné. Fotografia cortesia da Tenkile Conservation Alliance (TCA).
Cordilheira Torricelli na Nova Guiné. Fotografia cortesia da Tenkile Conservation Alliance (TCA).

Euan Ritchie: Cangurus-de-manta dourada (CR – Perigo Crítico), cuscos-de-pintas pretas (CR – Perigo Crítico), petauros do norte (CR – Perigo Crítico), cangurus-de-árvore cinzentos, gatos-marsupiais-da-Nova-Guiné, wallabies, ratos-lanudos gigantes, bandicoots, répteis (particulamente o lagarto-monitor), anfíbios e aves (pelo menos quatro espécies de aves-do-paraíso), MUITOS!



Mongabay: Como estão os torricellis — os habitantes locais da Papua Nova Guiné — a ajudar à conservação do tenkile e de outra fauna local?



Euan Ritchie: Actualmente, a TCA tem 50 aldeias no seu programa — são cerca de 10 mil pessoas. Através dos nossos programas de educação e desenvolvimento comunitário, as pessoas têm agora um maior respeito pelo seu ambiente e pelas espécies excepcionais que alberga. Ao longo dos anos, a TCA entregou 320 tanques de água às aldeias. Esses tanques melhoraram a vida de todos os que os usam e servem de constante lembrança das suas espécies ameaçadas. As pessoas hoje consideram o tenkile a sua medalha de ouro e querem mantê-la brilhando — ou seja, comprometem-se a nunca mais caçá-lo.



Mongabay: O que é que as pessoas podem fazer, mesmo as que vivem longe, para ajudar o tenkile?



Euan Ritchie: Contribuam por favor com donativos ao Pozible e espalhem a palavra sobre este projecto e a TCA por todos os cantos.






 Crianças nas montanhas Torricelli. Imagem courtesia da Tenkile Conservation Alliance (TCA).
Crianças nas montanhas Torricelli. Imagem courtesia da Tenkile Conservation Alliance (TCA).





Canguru-de-manta dourada (Dendrolagus pulcherrimus) em cativeiro. O canguru-de-manta dourada também pode ser visto na área e encontra-se na lista das espécies em Perigo Crítico (CR). Imagem courtesia da Tenkile Conservation Alliance (TCA).
Canguru-de-manta dourada (Dendrolagus pulcherrimus) em cativeiro. O canguru-de-manta dourada também pode ser visto na área e encontra-se na lista das espécies em Perigo Crítico (CR). Imagem courtesia da Tenkile Conservation Alliance (TCA).




 Cordilheira Torricelli na ilha da Nova Guiné, lar do canguru-arborícola tenkile, espécie em Perigo Crítico (CR). Imagem cortesia do Google Earth.
Cordilheira Torricelli na ilha da Nova Guiné, lar do canguru-arborícola tenkile, espécie em Perigo Crítico (CR). Imagem cortesia do Google Earth.












Exit mobile version