Notícias ambientais

Morcego Chewbacca e um besouro com peidos explosivos entre algumas esquisitices encontradas em uma expedição em Mozambique

O morcego “Chewbacca”, o sapo que habita em cavernas, e o besouro bombardeiro que solta peidos explosivos como um modo de defesa, e um pequeno elefante musaranho, são algums dos animais entre centenas de espécies documentadas durante uma pesquisa de um mês, em um parque que foi arrasado durante a guerra civil the 17 anos em Mozanbique. A descoberta mostra que a biodiversidade no Parque Nacional de Gerongosa na central de Mozanbique está ao caminho de restabelicimento, abrindo um novo capitulo para a área protetgida de 4,000 quilômetros quadrados.



Entre 15 de Abril e 15 de Maio 2013, um time de 15 cientistas conduziram um inventário de plantas e animais no Planalto de Cheringoma na parte leste de Corongosa. Os pesquisadores usaram metados variados, incluindo armadilhas de queda, redes de neblina, armadilhas de feromônio, cameras de controle remoto, e detetores de ultra-som, para documentar plantas da região, mamiferos, passaros, repteis, anfibios, besouros, formigas, gafanhotos, e Louva-a-Deus. Ao todo a expedição achou em torno de 1,200 espécies de animais e plantas no Planalto de Cheringoma, incluindo dezenas de espécies nunca documentadas pela ciência.




Um retrato do morcego “Chewbacca” (Triaenops persicus) tirado durante a pesquisa do Planalto de Cheringoma. Foto © 2013 Piotr Naskrecki





Entre as descobertas mas incomum está o morcego “Chewbacca”, dado esse nome devido a sua semelhança com o personagem do filme Guerra nas Estrelas, uma formiga que é emcapaz de andar em superfície plana, e besouros bombardeiros que se defendem com químicos nocivos soltados explosivamente pelo seu abdômen. A quantia inclui 182 espécies de passaro, 47 espécies de repteis, 33 espécies de sapo, 54 espécies de mamiferos, e 320 espécies de plantas.



Dados colhidos durante a expedição serão recordados dentro do banco de dados de biodiversidade do parque, que da suporte ao laboratorio de biodiversidade de Gorongosa, um centro de pesquisa que abrirá logo.



Além da paisagem da floresta tropical e calcário robusto do Planalto de Cheringoma, o Parque Nacional de Gorongosa é o habituo para vários ecossisstemas incluindo pantanal, florestas, florestas secas, florestas montanhosas e savanas. O parque é o lar de mais de 500 espécies de passaros.




Um retrato do Sapo da Árvore, uma de 33 espécies de sapos gravado no Planalto de Cheringoma. Foto © 2013 Piotr Naskrecki





Mas a recompensa de Gorongosa foi quase extinto durante a guerra civil de 17 anos em Mozanbique. Depois do resultado do conflito, pesquisas endicaram que o parque perdeu 95 porcento da população de mamiferos grandes.




Depois de 1995 e com o recomeço das atividades de conservação, o numero de animais selvagems em Corongosa recuperou rapido. Em 2010, o governo de Mozambique expandiram a área protegida e adicionou uma Zona-tampão.




Gorongosa on Google Maps





Exit mobile version