Notícias ambientais

Novas espécies de porcos-espinhos arborícolas são descobertas em habitats brasileiros altamente ameaçados.

Cientistas registraram novas espécies de porcos-espinhos arborícolas que habitam os ecossistemas mais ameaçados do Brasil. A descrição foi publicada na edição da semana passada da Zootaxa.



Uma equipe de pesquisadores liderada por Antonio Rossano Mendes Pontes [entrevista de 2009], um biólogo da Universidade Federal de Pernambuco, encontrou os porcos-espinhos num pequeno trecho das matas de Pernambuco. Eles nomearam o rodeor de Coendou speratus, uma combinação de seu nome local, coandu-mirim, e a palavra latina “esperatus”, que significa esperança.



O nome escolhido é apropriado, já que a espécie está a beira da extinção. Cerca de 98% de seu habitat natural foi destruído, e a sua população está tão fragmentada quanto as matas que habitam, o que torna a espécie vulnerável à reprodução consanguínea, dizem os pesquisadores.



Coendou speratus. Imagem cedida por Antonio Rossano Mendes/ Universidade Federal de Pernambuco.



O Coendou speratus divide o habitat da Floresta Atlântica do Nordeste com outras espécies maiores de porcos-espinhos que habitam a floresta. Coendou speratus vive em altitudes médias e é predominantemente noturna, dormindo em árvores ocas durante o dia. Se alimenta de sementes.



A Floresta Atlântica do Nordeste é o habitat mais ameaçado no Brasil. A maior parte do ecossistema, que fica em Pernambuco e Alagoas, foi catalogada e modificada para a utilização da agricultura e pastagem bovina. Pontes disse a Associated Press que muitas espécies que originalmente habitavam a região agora estão localmente extintas.



A Floresta Atlântica do Nordeste é parte da extensa Mata Atlântica, ou ecossistema Florestal Atlântico, que antes se estendia do Nordeste do Brasil até a Argentina. Ela também perdeu grande parte de sua extensão, e atualmente cobre menos de 10% da sua área original.



A Mata Atlântica é considerada um dos principais pontos da biodiversidade mundial. Os cientistas registraram 264 espécies de mamíferos, cerca de 1.000 aves, 456 anfíbios, mais de 300 répteis e 350 peixes de água doce em seu ecossistema. Cerca de um terço das espécies são endêmicas.



CITATION: Pontes et al (2013). A new species of porcupine, genus Coendou (Rodentia: Erethizontidae) from the Atlantic forest of northeastern Brazil. Zootaxa 3636 (3): 421–438 http://dx.doi.org/10.11646/zootaxa.3636.3.2



Exit mobile version