Notícias ambientais

Sapos-comuns são devastados por doença fatal em Portugal

An adult common midwife toad. Photo by: Gonçalo M. Rosa.
Sapo-parteiro-comum adulto. Foto: Gonçalo M. Rosa


O fungo chytrid – responsável por milhões de mortes de anfíbios no mundo todo –acredita-se agora ser a causa do declínio súbito do sapo-parteiro-comum (Alytes obstetricans), de acordo com uma publicação da Animal Conservation. Pesquisadores detectaram a presença do fungo mortal na Serra da Estrela, centro-norte de Portugal, habitat de uma população do sapo-parteiro.



“Nossas descobertas indicam um surto da (doença) quitridiomicosis provavelmente sendo a responsável pelo declínio da população e o observado desaparecimento dessa espécie,” autor líder Gonçalo M. Rosa disse a mongabay.com.



Fungos microscópicos, chamados Batrachochytrium dendrobatidis (Bd), o qual vivem em condições aquáticas são responsáveis pela doença. A doença danifica as propriedades osmóticas da pele dos anfíbios como também os níveis de eletrólito no sangue do indivíduo, o que eventualmente leva à parada cardíaca.



A IUCN descreve quitriodimicose como “a pior doença infecciosa registrada entre vertebrados em termos de números de espécies afetadas, e sua propensão de levá-las a extinção”. Ela tem o potencial de causar um grande declínio populacional em questão de semanas, ao mesmo tempo eliminando desproporcionalmente espécies que são raras, especializadas e endêmicas.



Midwife toad tadpole. Photo by: Gonçalo M. Rosa.
Sapo-parteiro ainda girino. Foto: Gonçalo M. Rosa

Em 2009, cientistas encontraram no nordeste de Portugal um número de sapos-parteiros mortos; testes logo descobriram a presença de Bd. O tamanho do surto era ainda desconhecido. Somente agora estudos revelaram os resultados completos.



“Essa era uma das espécies de anfíbios mais abundantes no parque e de uma forma alarmante nossos estudos mostram que eles desapareceram de quase 70% das áreas onde foram registrados no passado,” explica Rosa, acrescentando que “sinais de atividades de acasalamentos foram limitados a 16% das áreas de reprodução confirmadas no passado, e as larvas são agora menos abundantes: em áreas onde nós temos registros de milhares de girinos, agora só encontramos uma dúzia.”



Tais perdas causam um alarme para a biodiversidade da região. Como qualquer perda substancial de qualquer espécie, as repercussões podem ser graves.



Rosa descreve o sapo-parteiro-comum como “parte essencial em termos do ecossistema, estando bem no meio da cadeia alimentar”.



Ele continua a explicar que “sobreviventes ao inverno, milhares de girinos largos e gordos em um lago representam uma grande parte da biomassa e agem como presa nutricional para muitas espécies, de invertebrados a cobras e pássaros”.



Curiosamente, no entanto, nem todas as populações de sapo-parteiro-comum estão em risco. Muitos fatores tem sido conhecidos por influenciar os efeitos de Bd, incluindo temperatura, dose de infecção, idade, estágio de vida, espécies e até altitude. Espécies resistentes à doença como a rã-touro-americana são uma grande preocupação porque elas agem como transportadoras, potencialmente expondo novas populações ao Bd.



“Na Serra da Estrela, enquanto algumas populações parecem ter desaparecido após o surto de Bd, outras (particularmente em locais de baixa altitude) persistem sem terem sido (aparentemente) afetadas, apesar do alto nível de infecção,” explica Rosa.



A presença de Bd é, no entanto bem significante, uma vez que suas propriedades infecciosas apresentam um potencial de risco de vida para outros anfíbios na região.



Espécies ocupando níveis de altitudes similares incluindo, o sapo-comum (Bufo bufo), sapo-corredor (Epidalea calamita), e urodeles (salamandras e anfíbio semelhantes) como a salamandra-de-fogo (Salamandra salamandra), tritão-ibérico (Lissotriton boscai) e o tritão-marmoreado (Triturus marmoratus).



Desde a descoberta da doença em 1938, não foi ainda formulado um tratamento efetivo para anfíbios selvagens e seu futuro é ainda em grande parte desconhecido.



“Vários tratamentos tem sido testados (com sucesso) para remover Bd de rãs infectadas em condições controladas de cativeiro,” diz Rosa, mas “a aplicabilidade e sucesso desses métodos em populações naturais é uma história totalmente diferente.”



“Já foi demonstrado que eliminar completamente a doença do meio ambiente é praticamente impossível”, ele ressalta.



Rosa destaca a importância da mitigação da doença, insistindo que é o componente-chave no controle de populações. Ele também afirma que ter um maior conhecimento sobre problema em populações gerais é a chave para prevenir o surto de doenças como a quitridiomicose.



A IUCN atualmente reconhece mais de 6000 espécies de anfíbios. Acredita-se que cerca de 41% dessas espécies estão ameaçadas de extinção. Embora a perda do habitat ainda seja a razão principal pela diminuição do número de anfíbios, esse efeito, junto a mudanças climáticas e doenças como a quitridiomicose pode significar desastre para um grupo essencial de organismos.






Individual common midwife toad found dead in a pond in Serra da Estrela Natural Park in Portugal. Photo by: Gonçalo M. Rosa.
Sapo-parteiro-comum encontrado morto em uma lagoa no Parque Natural Serra da Estrela em Portugal. Foto: Gonçalo M. Rosa






Presence/absence data of post-tadpole stage common midwife toad at Serra da Estrela Natural Park. Past map summarize data prior to 2009, and present map show the result of surveys carried out during 2010/2011. Axes show 1 x 1 km UTM coordinates. Map by: Gonçalo M. Rosa.
A presença/ausência de dados de pós-larva do sapo parteiro comum no Parque Natural Serra da Estrela. O mapa do passado mostra dados anteriores a 2009, e o mapa atual mostra os resultados de pesquisas ocorridas durante 2010/2011. Eixos mostram 1×1 km de coordenadas UTM. Mapa: Gonçalo M. Rosa.







Big pond is called 'Lagoa dos Cântaros' and it is one of the sites were massive decline have been recorded. Photo by: Madalena Madeira.
Grande lagoa é chamada “Lagoa dos Cântaros” e é um dos locais onde um declínio imenso foi registrado. Foto: Madalena Madeira







Common midwife toad still sporting a tail shortly after emerging from the tadpole stage. Photo by: Gonçalo M. Rosa.
Sapo parteiro comun ainda ostenta uma pequena cauda logo depois de sair da fase de girino. Foto: Gonçalo M. Rosa






CITAÇAO: Rosa, G. M., Anza, I., Moreira, P. L., Conde, J., Martins, F., Fisher, M. C., Bosch, J. (2012), Evidence of chytrid-mediated population declines in common midwife toad in Serra da Estrela, Portugal. Animal Conservation. DOI: 10.11 11/j.1469-1795.2012.00602.






Exit mobile version