Notícias ambientais

Com Desmatamento em Queda, Setor Energético se Tornará a Maior Fonte de CO2 do Brasil

Com sua taxa anual de desmatamento em queda de mais de 80 por cento desde 2004, energia está destinada a se tornar em breve a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa do Brasil, de acordo com um novo estudo obtido pela Reuters.



O estudo – que será publicado na quarta-feira por Tasso Azevedo, ex-diretor do Serviço Florestal Brasileiro – projeta as emissões nacionais do Brasil desde o seu último inventário oficial em 2005. O estudo sugere que as emissões provenientes da agricultura e do uso de energia ultrapassarão as emissões do desmatamento pela primeira vez. No ano passado, a mudança no uso da terra foi responsável por 36 por cento das emissões nacionais, seguida pela agricultura (28 por cento) e energia (27 por cento).



O consumo de energia no Brasil está crescendo com a expansão da classe média do país. Com a descoberta de enormes reservas de petróleo no mar e na Amazônia, a produção de energia também está destinada a aumentar rapidamente.



O crescimento das emissões fora do setor de uso da terra pode tornar mais difícil para o Brasil cumprir a sua ambiciosa meta de redução de emissões em 36 por cento até 2020. O Brasil já está bem a frente de sua meta de redução do desmatamento, tendo o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial do país constatado o menor nível de desmatamento desde o começo dos relatórios anuais em 1988.



Exit mobile version