Notícias ambientais

A monitorização mostra que a desflorestação na Amazónia brasileira continua a aumentar




De acordo com dados de satélite, divulgados esta semana pela Imazon, uma ONG sediada no Brasil, a desforestação na Amazónia brasileira continua a aumentar e a afastar-se dos mínimos históricos.



O Sistema de Alerta de desflorestação da Imazon, que segue mensalmente os processos de desflorestação , detectou 487 quilómetros quadrados de floresta desbastada em Outubro de 2012, um aumento de 377 por cento em relação a Outubro de 2011. Este facto é ainda mais preocupante porque é o segundo mês seguido com uma elevada taxa de desflorestação. Os números registados em Setembro foram 154 por cento mais elevados que no mesmo período do ano passado.



A Imazon relatou que mais de 60 por cento da desflorestação registada em Outubro ocorreu em terrenos privados. Dois-terços da desflorestação tiveram lugar nos estados do Pará e do Mato Grosso.



A desflorestação acumulada entre Agosto e Outubro de 2012 totalizou 1,152 quilómetros quadrados, um aumento de 125 por cento em relação ao mesmo período de 2011.



O aumento da desflorestação ameaça reverter uma tendência recente de diminuição da perda de floresta na Amazónia brasileira. Desde 2004 que a taxa anual de desflorestação caiu mais de três-quartos naquela região.



A divulgação dos dados oficiais da desflorestação, para ano que termina em Julho de 2012,
estarão disponíveis nas próximas semanas.








Exit mobile version