Notícias ambientais

Google Earth é usado como ferramenta para descoberta de floresta desconhecida em Angola. Cientistas encontraram-na cheia de aves raras

The forests of Mount Moco were once considered the largest montane forests left in Angola, until researchers discovered more forsts in the Namba Mountains. Photo courtesy of Google Earth.
As florestas de Monte Moco foram, certa vez, consideradas como as maiores florestas montanhosas restantes na Angola, até que pesquisadores descobriram mais florestas nas montanhas de Namba. Foto cortesia do Google Earth



Uma expedição, acompanhada por um tipo de caça através do Google Earth, tem descoberto remanescentes florestas antigas, incluindo prósperas comunidades de pássaros, nas montanhas da Angola. Nas montanhas de Namba na Angola esperava-se encontrar cerca de 100 hectares de floresta, mas uma pesquisa feita no solo da dessas terras, acompanhada de pesquisas pela internet, tem descoberto numerosas florestas fragmentadas. Essas florestas somam cerca de 590 hectares nas montanhas remotas, impulsionando as chances para muitas outras espécies.



“Floresta de Afromontane é o tipo de habitat mais localizado e ameaçado em Angola. Nos últimos 40 anos a estimativa da área coberta por este habitat em Angola tem sido cerca de 200 hectares” declararam cientistas para o jornal Bird Conservation International. Porém, a nova descoberta quase quadruplicou o número de florestas restantes na Angola para 700 hectares.



Durante quatro dias fazendo levantamentos em uma floresta de 100 hectares nas montanhas de Namba, pesquisadores registraram 89 espécies de pássaros. O mais importante ainda é que foram avistadas todas as 20 espécies que são geralmente associadas com a descrescente montanhas de florestas angolanas. Os cientistas até encontraram uma abundante população de pássaros denominados francolin de swierstra (pternistis swierstrai), que são listados como ameaçados de extinção pela IUCN Red List (União Internacional para a Conservação da Natureza). Estas espécies de pássaros são encontradas somente na Angola. Os cientistas também registraram o angola cave chat (Xenocopsychus ansorgei), que é listado como quase ameaçado.



“Isto faz de Nambas o mais importante local de floresta de conservação de Afromontane em Angola. O Nambas merece reconhecimento internacional pela importância de sua conservação, e junto com o monte Moco, estão entre as maiores prioridades para estabelecer uma nova área de conservação em Angola” pesquisadores relatam. O monte Moco contem cerca de 85 hectares de floresta. Havia-se pensado que era a maior floresta na Angola até esta nova descoberta da maior e mais intacta floresta, declaram cientistas.



Os pesquisadores recomendam que oficiais listem, o mais rápido possível, as montanhas de Nambas no órgão IBA, (sigla em inglês para Importante Área de Preservação de Pássaros), devido à presença de espécies em extinção, bem como o número de espécies com habitat restrito.



Adicionais pesquisas no solo florestal são necessárias para estabelecer o tamanho chave da taxonomia dos pássaros, principalmente a do francolin de swierstra. Assim como também, para estabelecer a diversidade de aves em geral e determinar a importância da área de conservação de outros tipos de taxonomias de outros grupos, concluiem os pesquisadores.






CITAÇÕES: Michael S. L. Mills, Martim Melo, and Alexandre Vaz. The Namba mountains: new hope for Afromontane forest birds in Angola. BirdLife International, 2012. doi:10.1017/S095927091200024X




Exit mobile version